Usina de Letras
Usina de Letras
82 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62650 )
Cartas ( 21339)
Contos (13284)
Cordel (10460)
Crônicas (22555)
Discursos (3245)
Ensaios - (10512)
Erótico (13584)
Frases (51006)
Humor (20097)
Infantil (5526)
Infanto Juvenil (4847)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (141018)
Redação (3335)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6279)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Lula-laite, o camaleão -- 16/09/2002 - 16:59 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lula-laite é um sujeito inteligente. Para constatar isso, basta observar como ele tem aprendido rapidamente as aulas ministradas pelo marqueteiro Duda Mendonça. Todinho “Lulinha paz e amor”, Lula-laite tem resposta na ponta da língua para tudo, o raciocínio é rápido, o bate-pronto imediato, sem titubeação. Fico imaginando se Lula-laite tivesse continuado os estudos, ingressado numa universidade, feito mestrado e doutorado, a sumidade que esse homem seria! Daria de 10 a 0 no outrora intelectual chamado Fernando Henrique Cardoso.

Porém, Lula-laite preferiu não estudar, trabalhar, sim, mas só um pouco, aposentando-se precocemente por conta de uma lei fajuta que beneficiou, também, um monte de esquerdistas preguiçosos por conta de uma dita “perseguição política” dos militares. FHC aposentou-se na USP depois de longos e duros 9 anos de trabalho. O novelista Dias Gomes, que praticamente trabalhou tranqüilo a vida toda na TV Globo, emplacando novelas em cima de novelas (com exceção, me parece, de “Roque Santeiro”), também teve gorda aposentadoria por conta de “perseguição política”, passando a receber um cheque mensal de cerca de R$ 12.000,00. O filho de Nélson Rodrigues, uns R$ 8.000,00. Lula-laite, há alguns anos, já recebia cerca de R$ 3.500,00. Êta paisinho paizão!...

Mas, como eu disse no início, Lula-laite é sem dúvida um sujeito muito inteligente. Basta observar o jogo de cena que faz ao se dirigir a classes sociais díspares como, por exemplo, o MST e os milicos. É um verdadeiro camaleão, adaptando-se com a mais extrema facilidade às diversas “biodiversidades” brasileiras por onde tem caminhado.

Quando, recentemente, se reuniu com o General Leônidas Pires Gonçalves, antigo Ministro do Exército de Sarney e hoje presidente de uma ONG de milicos-de-pijama, Lula-laite voltou a elogiar os governos dos militares, por terem tido um projeto de desenvolvimento para o Brasil. Lula-laite elogiou o Governo Médici – pasmem petistas! – e o “milagre brasileiro”, com crescimento do PIB acima dos 10%, durante vários anos.

Ora, o que Lula-laite disse qualquer pessoa acima de 45 anos sabe de cor e salteado, porque presenciou os fatos. Os ditos “anos de chumbo” de Médici, como alardeia a esquerda sem vergonha na cara, na verdade foram os anos mais prósperos que o Brasil conheceu, depois de Juscelino. Foi a alavancada final para o Brasil, que antes dos militares estava em 48º lugar no PIB, mas depois pulou para a honrosa 8ª colocação. Com tal avanço econômico, o 2º maior do mundo no século passado, só superado pelo Japão, o Brasil tirou cerca de 50 milhões de pessoas da miséria. (A malfadada Nova República, de Sarney a FHC, conseguiu a proeza de retroceder o Brasil para 13º lugar, com a volta de 60 milhões de pessoas para a miséria.)

Os vários governos militares aumentaram nossa dívida, não há o que negar, mas todos sabem onde o dinheiro foi aplicado: criação do Banco Central, do Banco da Habitação (e o SFH) e do BNDE (ainda sem o “S” de “Social”, com o qual FHC “socializou” para multinacionais enorme patrimônio público); hidrelétricas como Itaipu, Ilha Solteira, Sobradinho, Urubupungá; a Ponte Rio-Niterói, a Transamazônica, a BR-101; a Embratel e o sistema “BRÁS” (Eletrobrás, Telebrás, Siderbrás, Portobrás etc); Usina Nuclear de Angra dos Reis; metrôs de São Paulo e do Rio de Janeiro; o Mobral (que recebeu prêmios da ONU); aposentadoria para o trabalhador rural; etc., etc., etc. Se fôssemos enumerar todas as obras feitas pelos militares, só acabaríamos depois de amanhã. Por outro lado, a dívida pública interna do Brasil, durante os 8 anos de Governo FHC, pulou de 80 para mais de 800 bilhões de dólares. Uma pergunta singela: o que foi feito com esse everest de dinheiro? Nada, simplesmente nada!

Com Médici, o terrorismo foi varrido do País, voltando o povo trabalhador a ter uma vida normal. Com trabalho para todos, o Brasil crescendo como nunca, sem mais o medo das bombas dos terroristas, Médici era tão bem quisto pela população que, quando seu nome era anunciado no Maracanã, o povo todo o aplaudia. Qual o Presidente, depois de Médici, que foi aplaudido em público?

Mas, como não há bem que dure eternamente, houve a “Guerra do Petróleo”, em 1973, e foi uma ducha fria em cima do desenvolvimento brasileiro, já que importávamos, na época, mais de 80% do petróleo. Da noite para o dia, o preço do barril do petróleo pulou de 4 para 12 dólares. Por conta dessa conjuntra internacional, os generais que seguiram Médici já não tiveram o mesmo êxito: Geisel praticamente vivia trancado, longe do povo, editou um “pacotaço” em abril de 1977 para frear o avanço da esquerda, que queria atropelar a “abertura lenta e segura” que o general apregoava. O maior erro de Geisel foi ter feito o desastroso Acordo Brasil-Alemanha, para a construção de usinas termonucleares, inicialmente previstas para operar em Angra dos Reis e em São Paulo. O problema é que o cronograma de obras nunca avançou como devia, especialmente depois do desastre de Chernóbyl, ficando a obra pelo meio do caminho, com material se deteriorando no tempo até hoje. Figueiredo, apesar de assinar a Lei da Anistia, que permitiu o regresso de terroristas que hoje fazem campanha de revanchismo contra as Forças Armadas, passou a sofrer agressões públicas, como o caso dos estudantes em Florianópolis. Depois do tenebroso “Caso Riocentro”, em que 2 militares do Exército explodiram o carro que ocupavam, próximo a uma multidão que comemorava o Dia do Trabalho (1982), o Governo Figueiredo acabou naquela noite mesmo. Moribunda, a administração de Figueiredo, o “inesquecível” (“Me esqueçam!”), arrastou-se ainda por 3 longos anos só para desmoralizar de vez o belo trabalho inicial feito pelas Forças Armadas. Melhor fora que Figueiredo tivesse continuado seus trotes junto aos seus cavalos de estimação (“Prefiro o cheiro de cavalo a cheiro de povo”), nunca devia ter saído do padoque para governar uma nação.

(E Sarney, hein, o blefe do Plano Cruzado, que serviu apenas para eleger 23 governadores pelo PMDB? Quase teve o crânio esfacelado a picaretas num ônibus. Collor foi corrido do poder, Itamar, mais modesto, passeava seu topete na ociosidade de chopes com chefetes da UNE, desembaraçou-se bem do Governo – até da moçoila sem calcinha na Marquês de Sapucaí. E FHC, há oito anos não consegue inaugurar nada sem que haja provocação de claques esqueridstas, ostentando as bandeiras vermelho-sangue do PCB, PC do B, PSTU, PCO, CUT, MST e, obviamente, do PT. Só falta alguém desenhar uma bandeira também para a CNB do B.)

Isso foi apenas um resumo sucinto do período dos militares elogiado por Lula-laite, e o que seguiu logo depois. Como todo governo, o dos milicos teve altos e baixos, mas na média foi muito superior a todos os que o antecederam e o seguiram. Isso é história e nisso, parece, Lula-laite também acredita, se for honesto, para desespero de muitos petistas babando de raiva e rasgando o rabo com o dedo.

E hoje, o que vemos por aí? O crime organizado já abocanhou as principais metrópoles brasileiras e aos poucos vai tomando as outras cidades, uma após a outra. Metade do município do Rio de Janeiro já é governado por bandidos, que ordenam o fechamento de lojas à luz do dia – e são prontamente obedecidos! – sendo Fernandinho Beira-Mar o novo “Rei do Rio”. Isso não seria tolerado de forma alguma durante os governos dos quatro-estrelas, hoje é a coisa mais natural do mundo para um Governo que colocou o 'Ronald Biggs' caboclo (Alysio Nunes Ferreira Filho) no cargo de Ministro da Justiça.

Bem, depois dessa digressão, que lembramos o elogio de Lula-laite aos milicos, e o caos que impera nas metrópoles, voltemos ao camaleão em pauta.

Durante a greve de professores, no início do ano, o estadista Lula-laite (comparado agora até com Lincoln, ora vejam só!) esteve na França. Não consta que tenha gritado “Vive la France!”, vestindo o “blanc-bleu-rouge” de camaleão, como FHC, mas Lula-laite teceu elogios rasgados a José Bové, notório agitador, e aos agricultores franceses, que não abrem mão de subsídios do governo para tocar o trabalho no campo. Hoje, Lula-laite critica o protecionismo norte-americano, que dificulta a entrada de nosso aço e suco de laranja, por exemplo, naquele país. Como se vê, para cada platéia Lula-laite se utiliza de um figurino diferente, escolhido entre o vasto enxoval alugado por Duda Mendonça. Um autêntico e liso camaleão. Ainda quando estava na França, em mensagem ao Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPOR), lido em cima de um caminhão de som para manifestantes que se encontravam na Esplanada dos Ministérios, Lula-laite reafirmou sua devoção pelo socialismo. A que socialismo Lula-laite estava se referindo? Ao socialismo visto na Escandinávia ou aquele existente em Cuba, onde esporadicamente faz uma visita de lambe-botas ao tirano Fidel Castro? Ora bolas, leitor ingênuo, essa é uma pergunta besta que não tem lugar na campanha de Lula-laite, as vestes de camaleão usadas são para isso, para ficar bem na foto em qualquer ecossistema em que Lula-laite perambule...

Para falar com o MST, Lula-laite trocou mais uma vez de enxoval. Enxoval de camaleão é mais diversificado que enxoval de noiva de milionário. Vejamos a “cor” de Lula-laite ao falar com integrantes do MST, segundo saiu no jornal “O Globo”, de 28/07/2002, pg. 5:

“Pouco depois de discursar para uma platéia de grandes produtores rurais, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu com líderes do MST, da CUT Agrícola e da Contag. Num desabafo, Lula pediu compreensão aos que reagem a seu discurso mais moderado. Ele afirmou que seus compromissos com sua base são intocáveis, mas que primeiro é preciso ganhar a eleição. (MAS QUE PRIMEIRO É PRECISO GANHAR A ELEIÇÃO – friso meu.)

- Se a gente perder essa oportunidade política, pode não encontrar outra. Já deixamos escapar o mais importante momento de participação popular. Agora as coisas estão se colocando novamente e sabemos o que temos que fazer. Cada passo tem de ser milimetricamente pensado - disse.

Lula pediu compreensão e disse que agora conversa com todos os setores da sociedade, inclusive com os grandes agricultores. E advertiu:

- Vocês não vão ficar apenas reivindicando. Vão pôr a mão na massa, vão ter que ajudar a fazer. É preciso que a sociedade se sinta co-responsável”.

Impossível existir pele mais brilhante e atraente do que essa que Lula-laite “vestiu”, quando se dirigiu ao MST: OS COMPROMISSOS COM SUA BASE SÃO INTOCÁVEIS, MAS PRIMEIRO É PRECISO GANHAR A ELEIÇÃO.

Restam algumas dúvidas ainda, sobre que enxoval de camaleão Lula-laite fará uso, se vencer as eleições:

- No dia 7 de setembro, Lula-laite irá assistir o desfile militar no Setor Militar Urbano, com paletó-e-gravata, e faixa presidencial, para receber as continências dos milicos, ou irá vestir uma roupa de maltrapilho para seguir a passeata do “Grito dos excluídos”?

- Se eleito presidente, no dia de sua posse, Lula-laite irá também hastear uma bandeira de Cuba ao lado da bandeira brasileira, como fez o governador petista Olívio Dutra no Rio Grande?

- O Fórum de São Paulo, do qual Lula-laite é um dos sócios-fundadores, e que prevê a reorganização da esquerda em toda a América Latina, sob a supervisão de Fidel Castro, será finalmente implementado por Lula-laite em nosso País?

- No Fórum Social Mundial de 2001, o PT do Rio Grande convidou terroristas das FARC e do IRA para participar do evento – e participaram, às expensas do erário local. Neste ano, esses “ilustres” companheiros não foram convidados, afinal havia uma eleição para Presidente à vista, não havia necessidade de “imacular” a cândida figura de vestal de “Lulinha Paz e Amor”, nem de invadir outra plantação de soja da Monsanto, nem tentar depredar outro McDonald’s. E em 2003, se Lula-latie for eleito, os terroristas das FARC voltarão a andar de mãos dadas com a Brigada Militar do RS, como em 2001, ou se sentarão no Palácio da Alvorada para jantar com Lula-laite?

Como se pode observar, Duda Mendonça tem garantido um rico enxoval para Lula-laite transitar nos salões e nos sertões mais diversos. Uma pergunta, porém, fica no ar, formulada por 60% dos brasileiros (já que nas pesquisas Lula-laite tem em torno de 40% de intenções de votos): vestindo a faixa presidencial, com que cor de pele o camaleão Lula-laite fará seu governo?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui