Navegando pelas salas de chat durante a madrugada pode-se encontrar diversas surpresas. Numa noite dessas encontrei a Bele, uma simpática senhora de 74 “aninhos”, segundo suas próprias palavras.
Mas, surpreendente mesmo, é a sala em que estávamos, Imagens Picantes, um local em que são colocadas diversas fotos eróticas, normalmente apreciadas por pessoas mais jovens, ávidas por liberar seus delírios e fantasias sexuais.
Inicialmente fiquei meio cético quando ela disse a idade, não acreditando que uma mulher da terceira idade tivesse interesse em frequentar uma sala desse tipo. Com o desenrolar da conversa, percebi que ela poderia estar falando a verdade, e assim, procurei encaminhar o diálogo no sentido de um depoimento sobre toda a liberdade e a modernidade existente nos dias de hoje relativas a questão sexual.
Bele não soube explicar porque escolheu tal sala e ali permanecia, mas convenceu-me
de que possuía uma mentalidade bem moderna, talvez incompatível com a sua idade, que estava atualizada com os modismos, e que não dava “bola” para o fato de estar numa faixa etária já avançada. Afirmou que achava que não existe nenhuma novidade para o que acontece hoje, apenas as coisas estão bem mais explícitas. Realmente, uma grande verdade, mas ressaltei e a fiz ver que hoje existem locais, e a Net é um deles, em que as pessoas podem se “soltar”, liberar tudo que pensam, protegidas pelo anonimato de um nickname, sem se preocuparem com tabus e preconceitos, o que há alguns anos atrás não existia, pelo menos não em um nível tão aberto.
Mas, o que leva realmente uma pessoa de idade tão elevada a procurar em plena madrugada , cenas de sexo explícito, traduzidas em fotos pornô? Normalmente as pessoas dessa faixa etária, principalmente mulheres, têm outras preocupações, não havendo espaço nem interesse para pensamentos ligados à pornografia. Difícil de entender, tal a raridade da situação, o que poderia ser extremamente estranho para a maioria das pessoas, que com certeza se escandalizariam, explica-se na necessidade que tem o ser humano de buscar, num momento de carência afetiva, a companhia de outro alguem, seja pessoal ou virtualmente. Outra razão, bastante lógica, é a repressão psicológica sofrida ao longo dos anos, em que tudo era proibido, e agora liberado, fazendo com que as pessoas busquem resgatar o tempo que foi perdido com tabus e preconceitos, alguns ainda existentes, que impediam uma completa liberdade de emoções. Por outro lado, há que se entender que as pessoas mais idosas, já não querem mais ficar enclausuradas e procuram se enquadrar, se recusando a ficarem discriminadas em um mundo próprio distante de todos.