Usina de Letras
Usina de Letras
82 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62401 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10445)

Erótico (13578)

Frases (50794)

Humor (20073)

Infantil (5485)

Infanto Juvenil (4808)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140871)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6234)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Conceição de Maria Serra de Oliveira -- 01/05/2003 - 11:28 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de CONCEIÇÃO DE MARIA SERRA DE OLIVEIRA, que foi esposa de LUÍS CARRANO ALBUQUERQUE (1)

1- Conceição de Maria Serra de Oliveira. N. em São Luís do Maranhão em 19-SET-1932. Funcionária pública, trabalhou no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem - DNER. Poetisa, é a autora do livro 'Eu Sou'. C. no Rio de Janeiro (RJ), em 8-SET-1964, com Luís Carrano Albuquerque (v. § 70 do ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano” (2).

OS PAIS:

2- Humberto Teixeira de Oliveira. N. no Estado do Maranhão. C. c. Antônia Costa Serra, com quem teve os filhos: Roselinda, Carmem, Maria Celeste, José Humberto e Conceição de Maria Serra de Oliveira. Foi Diretor Administrativo do Departamento de Estradas de Rodagem do Maranhão - DER-MA por mais de 10 anos. Fal. no Rio de Janeiro (RJ) em 7-JUL-1978.
3- Antônia Costa Serra. N. no Maranhão.

OS AVÓS:

4- Luciano Carneiro de Oliveira. N. em Portugal. Abastado comerciante no Porto, mudou-se para o Brasil, onde C. c. Inocência Teixeira, com quem teve os filhos: Maria José, Carmem, Honeth, Claude, Rosette, José Maria, Lairie, Maria das Dores e Humberto Teixeira de Oliveira. Faleceu em Portugal quando realizava viagem à Europa com a família.
5- Inocência Teixeira.
6- Feliciano Serra. Era filho de pai espanhol e de mãe portuguesa. Um dos membros de sua família teria sido o Padre Junípero Serra (n. na Ilha de Maiorca, na Espanha), que conduziu a expedição franciscana que fundou em San Diego, em 1769, as primeiras missões na Califórnia (U.S.A.). Filhos oriundos do casamento c. Clara Siqueira Costa: Feliciano, Raimundo, Antônia e Odete Costa Serra.
7- Clara Siqueira Costa. C. em primeiras núpcias c. Feliciano Serra e em segundas núpcias c. Joaquim Rios de Moura. Filha oriunda do segundo casamento: Dóris Costa Moura.

OS BISAVÓS:

14- Bejamin Franco de Oliveira Costa.
15- Ana Filomena Guilhon Siqueira. Consta que descendia de nobres franceses da cidade de Roquefort. Segundo sua descendente Conceição de Maria, havia uma versão de que um de seus antepassados era o Dr. Jaques Francisco Guilhon, casado com Madalena Luísa de La Fontaine, que teria sido médico da Rainha Maria I de Portugal, vindo para o Brasil em companhia da família real quando da invasão de Portugal por Napoleão (1808). Segundo Conceição, o Dr. Jaques era pai de Henrique Guilhon, que foi Provedor da Fazenda Real do Maranhão e Pará e era casado com Ana Maria Raposo. Na verdade, Henrique Guilhon (que o autor pressupõe ser ancestral de Ana Filomena) já se encontrava no Maranhão em 1777, conforme mencionado em testamento escrito naquele ano (v. pág. 381 do Vol. nº 9 da Revista do Instituto Heráldico-Genealógico).

OS TRISAVÓS:

30- Francisco Januário de Siqueira. N. em Lisboa, Portugal. Casou-se em 1º-ABR-1813, em São Luís (MA), com Luísa Madalena Guilhon. Fal. antes de 1835.
31- Luísa Madalena Guilhon. N. por volta de 1793 em São Luís (MA), onde fal. em 19.1.1835.

OS TETRAVÓS:

60- Joaquim José de Siqueira.
61- Ana Bárbara da Silveira e Macedo.
62- Henrique Guilhon. N. em 23-FEV-1764 em São Luís (MA), onde foi celebrado, em 13-MAI-1792, seu casamento com Ana Maria Raposo. Fal. antes de 1806.
63- Ana Maria Raposo. N. em 17-JUN-1767 em Rosário (MA). Fal. em 3-JUL-1806 em São Luís (MA).

OS PENTAVÓS:

124- Jacques Francisco Guilhon.
125- Madalena Luísa de La Fontaine.
136- Lucas Fox.
137- Christine Rockfort.



Notas Explicativas:

1- O apelido Serra tem sua origem, como o próprio nome diz, na região montanhosa de onde vinha a pessoa que passou a utilizá-lo. No tocante ao sobrenome Oliveira, deve ser lida a Nota Explicativa nº 1 do Capítulo XXII.

2- As informações constantes deste Capítulo foram fornecidas por Conceição de Maria Serra de Oliveira ou extraídos das seguintes obras: Guia Visual sobre a Califórnia, editado no Brasil pela Folha de São Paulo, Encontro com os Ancestrais, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque, Guilherme Serra e Revista do Instituto Heráldico-Genealógico (Vol. nº 9).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui