Usina de Letras
Usina de Letras
102 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62403 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10445)

Erótico (13578)

Frases (50796)

Humor (20073)

Infantil (5485)

Infanto Juvenil (4808)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140871)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6235)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Antônio Carlos de Oliveira -- 01/05/2003 - 11:52 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA, genro de ODÍVIA CARRANO (1)

1- Antônio Carlos de Oliveira. N. em Upanema (RN), em 20-JUN-1940. C. no Rio de Janeiro (RJ), em 8-JAN-1966, com Maria Patrocínia Albuquerque (v. § 73 do ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano”). Advogado e Gerente do Banco Mercantil do Brasil. Foi, também, Gerente do COMIND, do Banco do Estado do Rio Grande do Norte, do AGRIMISA e do UNIBANCO, bem como Diretor-Superintendente do BANCESA. Em solenidade presidida pelo Governador Tarcísio Maia, foi-lhe atribuído o Mérito 'Câmara Cascudo' por sua contribuição ao desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte. Foi Presidente do Centro Norte-Riograndense do Rio de Janeiro e Conselheiro Fiscal da CONLURB. Amigo de Carlos Drummond de Andrade (v. ensaio “Carlos Drummond de Andrade e seus antepassados” e o § 73, tópico 2, do ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano”), teve publicado na página 15 do livro 'Poesia Errante' a seguinte dedicatória do poeta:
'A Antônio Carlos de Oliveira
e seu coração potiguar
são exemplos da verdadeira
arte de compreender e amar'2.
Na página 214 da 2ª edição do livro 'O Dossiê Drummond', de Geneton Moraes Neto, há o seguinte comentário de Carlos Drummond de Andrade a respeito do livro 'A Paixão Medida' (onde saiu publicado o poema 'O Marginal Clorindo Gato'): 'A essa altura, já deve estar custando duzentos e quarenta, porque já saiu há uns três meses. Pela elevação do custo de vida no Brasil, acredito que daqui a pouco será preciso contrair um empréstimo no Banco do Toninho para comprar um exemplar'. Logo após aparece, entre parênteses, comentário de Geneton: 'Antônio Carlos de Oliveira, gerente do banco freqüentado por Drummond' e registro de risos da interlocutora (Lígia Fernandes), que acrescenta: 'Coitado do Toninho'.

OS PAIS:

2- Damião Alexandre de Oliveira. C. c. Maria Carlos Moura, com quem teve os filhos: José Reis de Oliveira, Maria José de Oliveira, Maria do Socorro Carlos de Oliveira, Amon, Arlindo, Almir e Antônio Carlos de Oliveira, Francisco Chagas Carlos de Oliveira e Maria Luísa Carlos de Oliveira.
3- Maria Carlos Moura.

OS AVÓS:

4- José Alexandre de Oliveira. C. c. Maria Gonçalves de Melo. Pais de: Antônio Alexandre de Oliveira, Manoel Gonçalves de Oliveira, João e Cosme Alexandre de Oliveira, Maria Elisa, Josefa e Vitalina de Oliveira e Damião Alexandre de Oliveira.
5- Maria Gonçalves de Melo.
6- Manoel Eugênio da Costa. C. c. Maria Teresa de Albuquerque Filha. Pais de: Manoel Eugênio da Costa Filho, Filomena, Petronila, Francisca e Jacinto Carlos, Manoel Galdino de Moura, Antônio e Maria Carlos de Moura.
7- Maria Teresa de Albuquerque Filha

OS BISAVÓS:

8- Alexandre Rodrigues de Oliveira.
9- Alexandrina Maria de Oliveira (nome de casada).
10- Manoel Gonçalves de Melo.
11- Vitalina Leopoldina de Melo (nome de casada).
12- José Carlos da Costa.
13- Joana Maria Carlos.
14- Antônio Cadete Evangelista.
15- Maria Teresa de Albuquerque.

Notas Explicativas:

1- V., sobre o apelido Oliveira, o contido na Nota Explicativa nº 1 do ensaio “Árvore de costado de Rakel Derby Oliveira Dutra”.

2- O autor retirou de seus apontamentos dos livros “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque, 'O Dossiê Drummond', de Geneton Moraes Neto, e 'Poesia Errante', de Carlos Drummond de Andrade..
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui