Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62401 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10445)

Erótico (13578)

Frases (50794)

Humor (20073)

Infantil (5485)

Infanto Juvenil (4808)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140871)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6234)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Mário Gouveia -- 10/05/2003 - 20:00 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de MÁRIO GOUVEIA (1), esposo de ANTONIETA CARRANO

1- Mário Gouveia. N. em torno de 1887 no Estado de Minas Gerais. C. em 15-MAI-1909 em Conceição da Boa Vista, Recreio, MG (2), c. Antonieta Carrano, com informações e geração constante do ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano” (3).

PAIS:

2- José Maria de Gouveia. N. em Portugal. C. c. Elisa Carolina Pinto, com quem teve, pelo menos, os seguintes filhos: Maria José de Gouveia, Antônio Gouveia, Guiomar e José Maria de Gouveia, e Mário Gouveia. Fal. em Conceição da Boa Vista, Recreio (MG) por volta de 1902.
3- Elisa Carolina Pinto. N. em Ouro Preto (MG) em torno de 1857. C. em primeiras núpcias, em Minas Gerais, c. José Maria de Gouveia e em segundas núpcias, em 1º-JUN-1903, em Conceição da Boa Vista, Recreio (MG), c. Jorge Martins de Oliveira Horta (4), cuja ascendência se encontra no ensaio “Árvore de costado de Jorge Martins de Oliveira Horta”. Elisa não teve descendência oriunda do segundo matrimônio.

AVÓS:

6- Francisco de Paula Pereira Pinto. N. em torno de 1821. C. c. Carolina Antônia Rosa de São José, com quem teve, pelo menos, as filhas Antônia (avó do genealogista Mauro de Almeida Pereira) e Elisa Carolina Pinto. Fal. em 11-MAI-1890 em Leopoldina, MG (5).
7- Carolina Antônia Rosa de São José. N. em torno de 1822. Fal. em 24-JAN-1911 em Leopoldina, MG (6).

BISAVÓS:

12- Carlos Pereira Pinto. Residiu com a esposa em Baependi (MG).
13- Francisca Augusta Pereira.
14- Antônio Felisberto da Silva.
15- Francisca Rosa de Jesus.

Notas Explicativas:

1- Gouveia é palavra oriunda do verbo 'gouvir', que, no português arcaico, significava gozar. O nome foi dado a uma aldeia da Província de Beira Alta, em Portugal, passando o apelido Gouveia a ser utilizado por pessoas daí provenientes. O sobrenome foi usado primeiramente, segundo pesquisadores, por Vasco Fernandes de Gouveia, Senhor do Castelo Bem e outras terras, no tempo de D. João I, Rei de Portugal (fal. em 1433).
2- Os termos de certidão de casamento de Mário Gouveia estão transcritos no ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano” (Nota Explicativa nº 90).

3- Os dados constantes deste Capítulo foram extraídos das seguintes fontes: 'Anuário Genealógico Latino' (Vol. 1), apontamentos do autor, Arquivo Paroquial de Recreio (MG), Cartório do Registro Civil de Conceição da Boa Vista (MG), 'Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes', do Professor Rosário Farâni Mansur Guérios, “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque; 'Genealogia da Família Horta', de Rubens d Almada Horta Porto, e 'Revista Genealógica Latina' (Vols. 18 e 19).

4- Os termos da certidão de casamento de Elisa Carolina Pinto com Jorge Martins de Oliveira Horta encontram-se na Nota Explicativa nº 2 do ensaio “Árvore de costado de Jorge Martins de Oliveira Horta”.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui