Usina de Letras
Usina de Letras
104 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62403 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10445)

Erótico (13578)

Frases (50796)

Humor (20073)

Infantil (5485)

Infanto Juvenil (4808)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140871)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6235)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima -- 10/05/2003 - 20:19 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de HERCÍLIA DE OLIVEIRA LIMA, esposa de LUÍS ERNESTO CARRANO


1- Hercília dos Santos Lima (1). C. c. Luís Ernesto Carrano, com quem teve os seguintes filhos: Lília, Zeni e Maria Clara Carrano, mencionados no ensaio “Os Carranos do Paraná (2).

PAIS:

2- Manoel Pedro dos Santos Lima. N. em 29-JUN-1843 na Lapa (PR). Eminente médico e cientista de grande saber. Foi Presidente da Municipalidade da Lapa (PR), Inspetor Escolar e Professor de História Universal, Francês e Latim. Há uma rua e grupo escolar com seu nome na Lapa, onde contraiu matrimônio com Maria Clara de Oliveira em 8-JAN-1868. Pais de: Etelvina, Elisa, José, Eduardo, Lisandro (I), Conradino, Lisandro (II) e Hercília dos Santos Lima. Fal. em 1-SET-1898 na Lapa.
3- Maria Clara de Oliveira.

AVÓS:

4- José Gaspar dos Santos Lima. N. em 6-JAN-1804 na Lapa (PR). Advogado, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo (SP). Foi Juiz de Direito em Cruz Alta e São Borja, no Estado do Rio Grande do Sul, e em Taubaté e Campinas, no Estado de São Paulo. C. em Itu (SP) c. Ana Mécia de Oliveira, com quem teve os seguintes filhos: Ana, Elisa Adelaide e Maria Coleta dos Santos Lima, José dos Santos Pacheco Lima, Manoel Pedro dos Santos Lima, Amália, Inácia e Clementina dos Santos Lima, Antônio Pacheco de Lima, Etelvina dos Santos de Oliveira Lima e Davi Gaspar de Oliveira Lima. Fal. em 14-NOV-1862 na Lapa (PR).
5- Ana Mécia de Oliveira.
6- Tenente-Coronel Joaquim Pinto de Oliveira Ribas.
7- Maria Teresa dos Santos.

BISAVÓS:

8- Manoel dos Santos Pacheco. N. em 1761 em São José dos Pinhais (PR). Capitão de Ordenanças. C. c. Maria Coleta da Silva, com quem teve, pelo menos, os seguintes filhos: Major Clementino dos Santos Pacheco (que foi assassinado pelos bugres em Três Serros, Passo Fundo, em 6-FEV-1856), Inácia Maria dos Santos Pacheco, Maria Coleta e Inácia Maria dos Santos, Dr. José Gaspar dos Santos Lima, Major Antônio dos Santos Pacheco, Cel. Davi dos Santos Pacheco e o Tenente-Coronel Joaquim Pacheco da Silva Rezende.
9- Maria Coleta da Silva. N. na Lapa (PR).

TRISAVÓS:

15- José dos Santos Pacheco Lima. N. em Ponte de Lima, Distrito de Viana do Castelo, Portugal. Foi Vereador e Presidente da Câmara e Juiz Ordinário de Curitiba (PR). Como feitor do pouso da Freguesia de Santo Antônio da Lapa, não deu cumprimento a ordem do General Governador de São Paulo para fornecer mantimentos a tropas a serviço do Rei de Portugal, o que provocou a sua prisão em fins de 1777 e remessa para São Paulo, em cuja cadeia ainda se encontrava em 1779. C. em Tamanduá (PR) em 28-AGO-1753 c. Maria Pereira da Silva, com quem teve os seguintes filhos: Gertrudes Maria dos Santos, Joaquim José dos Santos Pacheco, Cap. Manoel dos Santos Pacheco, João dos Santos Pacheco, Maria Angélica Pacheco, Francisco e Rosa dos Santos Pacheco, Francisca de Assis Pacheco e Maria do Espírito Santo Pacheco. Residia na Lapa em 1788. Fal. em 1806.
16- Maria Pereira da Silva. N. em torno de 1727 em São José dos Pinhais (PR).

TETRAVÓS:

32- Francisco Pacheco de Miranda.
33- Cristina da Costa. N. em Coura, Distrito de Viana do Castelo, Portugal.
33- Capitão João Pereira Braga. N. na Freguesia de Covas (orago: Santa Maria), Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga, Portugal, em torno de 1707. Veio para o Brasil em 1710, a chamado de seu tio, o Sargento-Mor (mais tarde Tenente-General) Manoel Gonçalves de Aguiar, Comandante da Praça de Santos. Em 1729, era o Administrador da Fazenda dos Campos Gerais, no lugar denominado Lapa, pertencente ao Capitão Manoel Dias da Costa e de sua esposa Isabel Pinheiro. Adquiriu, em 20-JAN-1742, a Sesmaria da Palmeira, conforme escritura lavrada em Curitiba (PR). Foi vulto de destaque no Paraná, principalmente na Lapa e na Palmeira, onde sempre gozou de grande renome por seu caráter e operosidade. Residiu com a família na Fazenda dos Carlos. Filhos com Josefa Gonçalves da Silva: Maria Pereira da Silva Pacheco, Padre João da Silva Reis, Tenente Domingos Pereira da Silva, Ana Pereira da Silva, Inácia Maria da Silva e Joana Pereira da Silva. Teve ainda, de seu tempo de solteiro, uma filha natural: Francisca Pereira. Fal. em 7-AGO-1747 em Tamanduá (PR).
34- Josefa Gonçalves da Silva. N. em São João Batista de Foz do Douro (ou teria sido em São João Batista da Foz do Sousa ?), Bispado do Porto, Portugal. Veio para o Brasil com dez anos de idade. Fal. em 29-JUN-1779.

PENTAVÓS:

68- José Martins. N. na Freguesia de Santa Maria de Covas (ou Couras), Termo da Vila da Barca, Arcebispado de Braga, Portugal.
69- Esperança Pereira. N. na Freguesia de Santa Maria de Covas, Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga, Portugal.
70- João da Silva Reis. N. em Lordelo, Portugal.
71- Maria Rodrigues. N. em Couto (ou Couras) de S. João da Foz, Porto, Portugal.

HEXAVÓS:

140- Manoel dos Reis.
141- Maria Francisca da Silva.

Notas Explicativas:

1- V., sobre os apelidos Oliveira e Lima, o contido na primeira Nota Explicativa dos ensaios “Árvore de costado de Rakel Derby Oliveira Dutra” e “Árvore de costado de Ana Cláudia Linhares Rocha Lima”, respectivamente.

2- Os dados registrados neste ensaio foram extraídos dos livros “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque, e 'Genealogia Paranaense', de Francisco Negrão,
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui