Usina de Letras
Usina de Letras
85 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62403 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10445)

Erótico (13578)

Frases (50796)

Humor (20073)

Infantil (5485)

Infanto Juvenil (4808)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140871)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6234)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado do General Nicanor Porto Virmond -- 10/05/2003 - 21:43 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado do GENERAL NICANOR PORTO VIRMOND (1), esposo de VITÓRIA LACERDA BRAGA CARRANO

1- Nicanor Porto Virmond (2). N. em 16-JUN-1906 na Lapa (PR). Genealogista e General do Exército Brasileiro. Autor do livro 'Genealogia de Frederico Guilherme Virmond'. Mencionado na pág. 177 do Vol. II da obra 'Genealogia Paranaense', de Francisco Negrão. C. c. Vitória Lacerda Braga Carrano (v. ensaio “Os Carranos do Paraná).

PAIS:

2- Ovídio Rebelo Virmond. N. em 26-JUL-1875 na Lapa (PR). Negociante. C. em 26-SET-1903 na Lapa c. Josefa Westphalen Porto. Pais de: Nicanor, Arnaldo, Lourença, Péricles, Luci, Terésio e Saulo Porto Virmond. Fal. na Lapa em 23-AGO-1939.
3- Josefa Westphalen Porto.

AVÓS:

4- Eduardo Alberto de Andrade Virmond. N. em 16-JUN-1840 na Lapa (PR). Importante negociante e Tenente-Coronel da Guarda Nacional. Homem inteligente, gozou de ótimo conceito na sociedade em que viveu, pela pureza de caráter e bondade. C. c. Lourença Francisca de Assis Pinto. Pais de: Francisca e Maria Isabel de Assis Virmond, Nestor Virmond (I), Eduardo Alberto Virmond Filho, Nestor Virmond (II), Ovídio, Carolina, Paulina e Eugênia Francisca Virmond. Fal. em 23-DEZ-1916 em Curitiba (PR).
5- Lourença Francisca de Assis Pinto. N. em 18-MAR-1845 e fal. em 23-DEZ-1896.
6- Francisco Terésio Porto. N. na Lapa (PR) em 9-AGO-1849. Engenheiro civil (formado em 1875) e importante industrial. Poeta e prosador. Foi Diretor do Serviço de Colonização e Engenheiro das Obras Públicas da Província do Paraná, bem como Deputado na Assembléia Provincial. C. na Lapa em 2-FEV-1877 c. Rita Westphalen, com quem teve os seguintes filhos: Eurídice, Honorina, Eurico, Elvira e Josefa Westphalen Porto.
7- Rita Westphalen. N. em 5-DEZ-1860 e fal. em 15-JUL-1894.

BISAVÓS:

8- Friedrich Leonhard Virmond ou Friedrich Wilhelm Virmond (no Brasil adotou o nome de Frederico Guilherme Virmond). N. na casa de um parente farmacêutico, chamado Frederico Guilherme Koster, em Köln (Colônia), Alemanha, em 8-SET-1791. Bat. em Düren, Alemanha em 8-SET-1792. Combateu em Waterloo, em 1815, contra as tropas de Napoleão I (3). Emigrando para o Brasil em 1818, aportou no Rio de Janeiro (RJ), onde se estabeleceu com casa de ferragens. Segundo Francisco Negrão, a emigração para o Brasil foi ocasionada pela perseguição aos não católicos após a revogação do Edito de Nantes por Luís XIV (4). No Rio, permaneceu durante 11 anos, ali contraindo matrimônio c. Maria Isabel Quadros de Andrade, com quem teve os seguintes filhos: Maria Luísa Edeltrudes Virmond, Carolina Amália Virmond, Frederico Guilherme Virmond Júnior, Sofia Mariana Virmond, Emília Ester Virmond, Eugênio Ernesto Virmond, Gustavo Adolfo Virmond e Eduardo Alberto de Andrade Virmond. Com problemas de saúde, mudou-se para a Lapa (PR), que gozava a fama de possuir excelente clima. Ali fal. em 3-AGO-1876.
9- Maria Isabel Quadros de Andrade. N. em 1807 no Porto de Funchal, Ilha da Madeira, Portugal (à bordo da nau 'Real João', da esquadra que trouxe D. João VI para o Brasil). C. no Rio de Janeiro (RJ). Fal. na Lapa (PR) em 25-OUT-1872.
10- Capitão Tobias Pinto Rebelo. C. em primeiras núpcias c. Florisbela Maria do Nascimento Padilha e em segundas núpcias, em 7-MAI-1846, c. Benedita de Assis Lustosa de Andrade, com quem teve os filhos: João Tobias Pinto Rebelo, Francisca de Assis Pinto e Lourença Francisca de Assis Pinto. Outra filha do Capitão Tobias: Constança Gonçalves (nome de casada).
11- Benedita Francisca de Assis de Andrade. Citada por Silva Leme na pág. 479 de sua 'Genealogia Paulistana'. C. em primeiras núpcias em 22-AGO-1833 c. Joaquim Pinto Rebelo e em segundas núpcias c. seu cunhado Tobias Pinto Rebelo. Filhos oriundos do 1º casamento: Maria das Mercês, Nicolau e José Pinto Rebelo, Ubaldina Francisca de Assis, Manoel Pinto Ribeiro e Paulina Francisca de Assis. Fal. em 23-ABR-1845.
12- Major Joaquim de Paula Xavier. Com Josefa Maria da Luz (ou Josefa Maria da Luz Terésio Porto) teve os seguintes filhos: Francisco Terésio Porto, Joaquim de Paula Xavier, Miguel, Joaquina e Maria Joana de Paula Xavier. Fal. em 1867.
13- Josefa Maria da Luz Terésio Porto.
14- Eugen Westphalen (no Brasil: Eugênio Westphalen). N. em Berlim, Alemanha, em 3-JAN-1800. Farmacêutico. Embarcou em Hamburgo com destino ao Brasil em 17-OUT-1824, aportando em 4-ABR-1825 na Bahia. Daí embarcou, em 1-JUN-1830, para o Rio de Janeiro (RJ), de onde se dirigiu para a Lapa (PR). Nesta localidade foi celebrado em 1838 seu casamento c. Joana Francisca da Silva. Com a esposa teve os seguintes filhos: Paulina, Eugênio, Fernando, Luísa Francisca e Emídio Westphalen, Manoel da Cruz Westphalen, João, Augusta, Rita, Alfredo, Antônia, Cândido, Maurício (I), Olímpio, Maurício (II), Celestino, Germano e Joaquim Westphalen. Fal. em 18-MAR-1891 na Lapa.
15- Joana Francisca da Silva.

TRISAVÓS:

16- Johann Wilhelm Virmond. N. em 18-JUL-1758 em Blumenthal, Alemanha. Recebeu o mesmo nome do irmão mais velho falecido em 9-OUT-1757. Em 1776, era estudante de Medicina em Heldelberg, Alemanha. Foi médico em Düren, Alemanha. C. em primeiras núpcias em 13-MAI-1783, em Düren, c. Maria Esther Hoesch e em segundas núpcias, em 12-JUN-1799, em Stolberg, Alemanha, c. Johanna Peltzer (n. em Stolberg em 23-AGO-1745; fal. em Düren em 1-JUL-1830; fª de Theodor Peltzer e de Sara Sybilla Lynen). Filhos (todos oriundos do 1º matrimônio): Katharina Elisabeth e Johanna Louise Virmond, Eleonore Johanna Bernhardine, Johann Heinrich Eberhard Virmond, Friedrich Leonhard Virmond, Karl Ludolf Virmond, Karoline Katharina e Sophie Wilhelmine Virmond. Fal. em 15-DEZ-1846 em Düren.
17- Maria Esther Hoesch. N. em 8-JAN-1758 em Schneidhausen, Alemanha. Fal. em 30-JAN-1798 em Düren, Alemanha.
18- Manoel Ferreira de Andrade. Veio com a família para o Brasil à bordo da nau 'Real João', pertencente à esquadra que para aqui trouxe o Príncipe Regente, D. João VI.
19- Edeltrudes Quadros. Foi açafata de Dona Maria I e foi aia dos Braganças.
20- Capitão Nicolau Pinto Rebelo. N. em Lamego, Distrito de Viseu, Portugal. Foi Vereador, afastando-se do mandato em MAI-1829 por ter sido nomeado Administrador do Correio de Curitiba (PR). Foi Juiz Ordinário em 1824 e no mês de maio do mesmo ano assinou, como Ajudante de Milícia de Curitiba, a ata de juramento à Constituição Política do Império do Brasil. Em MAI-1806, foi nomeado Tabelião do Público Judicial e Notas de Curitiba, servindo no cargo até 1812. Foi Juiz Municipal Interino em 1833. Em 12-OUT-1834, assinou ata da Sessão da Câmara que aplaudiu a reforma da Constituição do Império. C. em Curitiba (PR) c. Lourença Floriana de Lima. Pais de: Bernardo, Fermiano, Manoel e José Pinto Rebelo, Maria Rosa Floriano de Lima e Tobias e Joaquim Pinto Rebelo. Fal. em 1836 em Curitiba.
21- Lourença Floriana de Lima. N. por volta de 1780 em Paranaguá (PR). Fal. em 18-MAR-1860 em Curitiba (PR), com testamento.
22- Sargento-Mor Inácio Lustosa de Andrade. N. em 1776 em Curitiba (PR). Foi homem de grande prestígio e importância política e social. Teve saliente papel na sociedade em que viveu, exercendo salutar e proveitosa influência, quer em Curitiba, quer em Paranaguá (PR), onde viveu durante alguns anos. Exerceu diversos cargos de nomeação administrativa e de eleição popular, não só em Paranaguá como também em Curitiba, tais como: Comissário de Polícia, Camarista e Presidente da Câmara Municipal de Curitiba e Juiz Ordinário. Foi um dos mais fortes propagandistas da emancipação política e administrativa do Paraná, defendendo o seu desmembramento de São Paulo em campanha que teve início em Paranaguá em 1811 e foi reproduzida em 1821. C. em Paranaguá (PR) c. Maria Catarina de Moraes Cordeiro, com quem teve os filhos: Tenente José Lustosa de Andrade, Manoel de Barros Lustosa de Andrade, Benedita Francisca de Assis, Ubaldina Francisca de Assis, Isabel Lustosa de Andrade, Balduína Lustosa de Andrade (avó do genealogista Francisco de Paula Dias Negrão, autor da obra 'Genealogia Paranaense'), Rita Maria Lustosa de Andrade, Francisca Joaquina de Andrade, Tenente-Coronel Ricardo Lustosa de Andrade e Ana Maria de Jesus Lustosa de Andrade. O Sargento-Mor teve um filho natural: Fernando Lustosa de Andrade. Fal. em Curitiba em 20-SET-1834, com testamento.
23- Maria Catarina de Moraes Cordeiro. Fal. em 5-JUN-1844 em Curitiba (PR), com testamento.
24- Miguel de Paula Xavier. C. na Lapa (PR) em 31-JAN-1826 c. Joaquina Antônia do Nascimento. Pais de: Rita e Luísa de Paula, Gertrudes e Joaquim de Paula Xavier, Francisco de Paula Xavier Bueno, Fidélis e João de Paula Xavier e Rosa de Paula Bueno.
25- Joaquina Antônia do Nascimento.
26- Francisco Terésio Porto.
27- Rita Terésio.
28- Ferdinand Westphalen. N. em 1756 e fal. em 1828.
29- Louise Fischer. N. na Suiça.
30- Antônio Gonçalves da Silva. C. c. Ana Amália de França. Pais de: Joana Francisca, Análio e Paulino Gonçalves da Silva e Eugênio Marçal Gonçalves da Silva.
31- Ana Amália de França.

TETRAVÓS:

32- Johann Heinrich Virmond (ou Johann Heinrich Virmound). N. em 2-ABR-1726 em Waldbockelheim, Alemanha. Em 7-AGO-1748 era estudante de Medicina em Strasburg, Alemanha. Médico em Blumenthal, Alemanha, onde foi celebrado, em 3-DEZ-1748, seu casamento c. Maria Elisabeth Wolgart. Pais de: Johann Wilhelm (I), Anna Louise, Philipp Carl, Juliane Elisabeth, Johann Wilhelm (II), Johann Heinrich (I), Johann Heinrich (II) e Friedrich Theobald Virmond e Eleonore Magdalena Charlotte. Fal. em Blumenthal, Alemanha, em 1-JAN-1809.
33- Maria Elisabeth Wolgart. N. em 14-AGO-1728 em Blumenthal, Alemanha, onde fal. em 5-MAI-1782.
34- Hugo Ludolf Hoesch. N. em 10-AGO-1727 em Neuenhammer, Alemanha. Foi mestre ferreiro e fabricante de papel em Schneidhausen, Alemanha. C. em 5-NOV-1790 em Düren, Alemanha, c. Anna Katharina Deutgen, com quem teve, pelo menos, as filhas Johanna Elisabeth e Maria Esther Hoesch. Fal. em 5-NOV-1790 em Schneidhausen.
35- Anna Katharina Deutgen. N. em Düren, Alemanha. Fal. em 27-DEZ-1789 em Schneidhausen, Alemanha.
40- Antônio Osório Rebelo. N. em Lamego, Viana, Portugal.
41- Maria Jacinta de Menezes.
42- Capitão-Mor Manoel Nunes de Lima. N. em Esposende, Distrito de Braga, Portugal. Seu nome foi escolhido, em 16-NOV-1765, para o cargo de Capitão-Mor de Paranaguá (PR), tendo sido nomeado por Patente de 15-DEZ-1765 e tomado posse em 15-MAR-1766. C. c. Joana Cardoso de Lima, com quem teve os seguintes filhos: Lourença Floriana, Maria Madalena, Ana Rosa, José e Joaquim de Lima. Fal. em Paranaguá entre 15-MAR-1766 e 31-DEZ-1766.
43- Joana Cardoso de Lima.
44- Tenente Antônio Martins Lustosa. Bat. em 23-FEV-1733 em Mogi das Cruzes (SP). Em 1756, seu pai, em carta ao Capitão-General Gomes Freire de Andrada (Conde de Bobadela), pediu a nomeação do filho para Escrivão, sob a alegação de que Antônio possuía capacidade para o exercício do cargo. Em 1755, residia em Pedras Brancas do Tibagi, assinando a ata da ratificação de posse do lugar. Foi sertanista que andou nas Minas Gerais e no Paraná, juntamente com o pai, em diligências visando ao descobrimento de ouro. Também acompanhou o pai no levante que este promoveu em 1757 contra autoridade eclesiásticas e administrativas pela falta de cumprimento de disposição, contida em portaria, que o nomeava Guarda-Mor, com direitos sobre os dutos de incenso situados nas entradas das igrejas. C. em 9-FEV-1764 em Curitiba (PR), onde fal. em 15-NOV-1794. Fº único: Sargento-Mor Inácio Lustosa de Andrade.
45- Isabel Maria de Andrade. N. em 8-OUT-1736 em Curitiba (PR), onde fal. em 2-MAR-1788. Seu corpo foi sepultado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz de Curitiba, onde havia sido celebrado o seu casamento.
46- Sargento-Mor Antônio dos Santos Pinheiro. N. em Chaves, Portugal. Foi Escrivão dos Auditórios e Eclesiásticos e Tabelião do Público em Paranaguá. Também exerceu as funções de Escrivão da Ouvidoria Geral e, como tal, lavrou os termos da ereção da Vila de Castro, em 20-JAN-1789, e o da Vila de Antonina. Antes de 1747 já figurava como Escrivão dos Auditórios de Paranaguá. De 1788 a 1805 era Tabelião de Curitiba. Em 17-SET-1805, entrou na Irmandade de São Francisco das Chagas de Paranaguá. Foi homem com boa educação e instrução, considerado e respeitado por todos. C. c. Ana Gonçalves Cordeiro. Pais de: Maria Catarina de Moraes Cordeiro, Padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro, Alferes Polidoro José dos Santos, Frei José dos Santos Pinheiro, Maria de Sevene, Maria Peregrina de Assunção, Ana Bárbara, Sargento-Mor Francisco dos Santos Pinheiro e Joaquina Ananias Dorotéia de Jesus.
47- Ana Gonçalves Cordeiro. N. em Paranaguá (PR). Achando-se doente em 1798, doou 50 mil réis à Irmandade de São Francisco das Chagas. C. duas vezes: c. Antônio dos Santos Pinheiro e José Joaquim Pinto de Castro. Fal. em 1809.
48- Sargento-Mor Francisco de Paula Xavier Bueno. N. em Curitiba (PR), onde, em MAI-1789, foi eleito Almotacel, depois de ter pertencido à governança da Vila. No posto, prestou bons serviços militares, com as forças curitibanas que marcharam em defesa de Santa Catarina, cujos portos haviam sido tomados pelos espanhóis, chegando até Laguna (SC) e Lages e fazendo boa figura nos encontros com o inimigo. Esteve em Guarapuava na expedição colonizadora sob o comando de seu cunhado (Coronel Diogo Pinto de Azevedo Portugal). C. em 19-FEV-1787, em Curitiba, c. Vitoriana Maria de Lima. Pais de: Francisco de Paula Lima Bueno, Ana Xavier Bueno, João, Rosa e José de Paula Xavier, Antônia de Trindade Bueno, Diná de Paula Xavier, Maria de Paula Xavier Bueno, Rita e Miguel de Paula Xavier e Major Antônio de Paula Xavier.
49- Vitoriana Maria de Lima. N. em Pilar da Graciosa, Antonina (PR). Fal. em Campo Comprido em 7-OUT-1825.
50- Joaquim Antônio de Albuquerque.
51- Maria do Nascimento.
60- Francisco Gonçalves da Silva. Bat. na Lapa (PR) em 9-DEZ-1770. Morreu assassinado em pleno dia na Lapa, por Antônio Gomes de Escobar, a mando de seu irmão Bernardo Gomes de Campos, em 7-JAN-1809. C. c. Ana Maria de Jesus, com quem teve os seguintes filhos: Antônio Gonçalves da Silva, Benedito Eugênio da Silva, Veríssimo e Tristão Gonçalves da Silva.
61- Ana Maria de Jesus.

PENTAVÓS:

64- Isaac Virmond. N. em 13-ABR-1703 em Waldbockelheim, Alemanha, onde foi Escrivão do Tribunal. C. em primeiras núpcias c. Catharina Charlotte Niesner e em segundas núpcias, por volta de 1736, c. Maria Klein (n. em 25-JUL-1717; fal. em Waldbockelheim em 17-NOV-1790). Filhos: Johann Wilhelm, Johann Heinrich, Susanna Margaretha, Philipp Jacob, Johann Hermann, Karl Philipp e Juliana Elisabeth Virmond (do 1º matrimônio) e Philipp Friedrich Wilhelm Virmond, Johann Reichard, Maria Catharina e Luise Philippina Virmond (do 2º casamento). Fal. em Waldbockelheim em 21-JAN-1779.
65- Catharina Charlotte Niesner. N. em 16-AGO-1703. Fal. em 12-MAI-1735 em Waldbockelheim, Alemanha.
66- Johann Peter Wolgart. N. em 18-NOV-1677 em Blumenthal, Alemanha, onde exerceu a Medicina. C. em 9-MAI-1725, em igreja católica, em Blumenthal, Alemanha, onde fal. em 2-JUL-1744.
67- Anna Maria Muller. N. em 1691 em Blumenthal, Alemanha, onde fal. em 5-AGO-1760. Era católica.
84- Sebastião Nunes Gomes. N. em Esposende, Braga, Portugal.
85- Ana de Lima. N. em Esposende, Braga, Portugal.
86- Sargento-Mor Domingos Cardoso de Lima. N. na Freguesia de Paranhos (orago: S. Veríssimo), Concelho e Distrito do Porto, Portugal. Sargento-Mor de Milícia. Foi vulto de destaque social e político no Paraná. Era possuidor de abundantes minas de ouro em Morretes e Anhaia, bem como de grandes cabedais. Sua casa era adornada de damasco de seda, sua mesa servida de baixela de prata e suas mucamas adornadas de grossos cordões de ouro. Tinha uma banda de música completa, com instrumentos de sopro, formada por escravos de sua fazenda, com a qual fazia entrada faustosa e ao som de trompas e clarins quando ia a Paranaguá com sua família. Explorou as minas de ouro de Assungui, de onde de deslocou, já com muitos bens, para Morretes, ali adquirindo as minas de Penajóia, no Anhaia. Em 16-NOV-1765, sendo Vereador da Câmara de Paranaguá, foi seu nome indicado, juntamente com o de seu genro Manoel Nunes de Lima, para o cargo de Capitão-Mor, tendo sido escolhido o nome daquele seu parente. Com sua esposa Felícia Xavier Barbosa teve os seguintes filhos: Domingos Cardoso dos Santos Filho, Veríssimo Cardoso dos Santos, Manoel Francisco dos Santos, Rita e Maria Cardoso de Lima, Antônia Xavier Cardoso e Joana Cardoso de Lima. Fal. em 1775 em Paranaguá (PR), com testamento.
87- Felícia Xavier Barbosa. Seu genro Manoel Lourenço Pontes moveu-lhe uma demanda por sonegação de dinheiro quando da morte do Sargento-Mor Domingos Cardoso de Lima, tendo Felícia afirmado não ter desviado quaisquer recursos do espólio do esposo. Fal. entre 24-FEV-1781 e 30-ABR-1781 em Curitiba (PR), com testamento.
88- Guarda-Mor Francisco Martins Lustosa. N. em 1700 na Freguesia de Lustosa (orago: São Tiago), Concelho de Lousada, Distrito do Porto, Portugal. Notável sertanista. O genealogista Francisco Negrão escreveu, em 1917, interessante estudo a seu respeito. Foi o comandante da 6ª expedição destinada a descobrir os campos de Guarapuava e as minas de Tibagi, objetivo que foi alcançado em 21-ABR-1771. Residiu em Mogi das Cruzes (SP), onde foi celebrado seu casamento c. Maria Soares de Jesus. Pais, pelo menos, de Maria do Rosário e de Antônio Martins Lustosa. Exerceu o cargo de tabelião, por provisão de 1º-MAI-1732. Posteriormente, dirigiu-se aos sertões, transpondo a Mantiqueira e explorando regiões do Rio Verde, Sapucaí e Mandu. Em 1743, assinou o auto de posse das terras do Sapucaí, com os oficiais da Câmara de São João del Rei (MG). Em fins de 1745, descobriu as minas de Ouro Fino e Sant Ana do Sapucaí, delas tomando posse como Guarda-Mor regente nomeado por D. Luís de Mascarenhas, Governador de São Paulo, em 30-OUT-1746 (ato confirmado pelo mesmo Governador em 18-FEV-1748). Nos ingressos pelo sertão teve como companheiros José Pires Monteiro e Veríssimo João de Carvalho, além do filho Antônio Martins Lustosa. Reaparecendo, na ocasião, questões de limites com a Capitania de Minas Gerais, suscitadas desde 1720, Francisco Martins Lustosa teria armado duzentos homens e enfrentado gente do Rio das Mortes, tendo havido uma batalha às margens do Rio Sapucaí. Como São Paulo, em 1748, perdeu a situação de capitania, não pôde o Guarda-Mor manter-se no sul mineiro, mesmo porque sabia que o Governo da Capitania de Minas Gerais queria prendê-lo. Assim, retirou-se, em 1749, com toda sua família, para o Paraná, onde não só descobriu as minas de ouro da Pedra Branca em 1755, como ainda capitaneou duas expedições aos sertões do Tibagi: uma em 1770, que alcançou a Serra de Capivaruçu e outra, em 1771, em que transpôs a referida serra e chegou à zona dos Campos Gerais. Continuou com o cargo de Guarda-Mor e o Governador de São Paulo, D. Luís Antônio de Sousa, o considerava um dos melhores sertanistas de seu tempo. Fal. em 16-MAR-1790 em Curitiba (PR).
89- Maria Soares de Jesus (ou Maria Soares de Carvalho). N. em Mogi das Cruzes (SP).
90- Antônio Rodrigues de Andrade. N. por volta de 1699 em Curitiba (PR), onde foi pessoa de destaque e contraiu matrimônio, em 25-OUT-1734, c. Maria do Vale. Pais de: Isabel Maria de Andrade, Pedro e Lourenço Ribeiro de Andrade e Antônio José de Andrade. Fal. em 29-JUN-1769 em Curitiba, sem testamento. Em 1773 foram inventariados os bens que possuía, entre os quais duas casas e terras no Tindiquera, no Rio Passaúna e junto ao Rio Grande (Iguaçu), além de gado bovino e eqüino.
91- Maria do Vale. Bat. em 27-JUL-1705 em Curitiba (PR), onde fal. em 28-SET-1774.
92- Manoel dos Santos Chaves. N. na Praça de Chaves, Portugal.
93- Maria Josefa do Nascimento. N. em Setúbal, Portugal.
94- Coronel Gaspar Gonçalves de Moraes. N. em Paranaguá (PR) por volta de 1700. Exerceu, em 1733, o cargo de Escrivão da Câmara de Paranaguá (PR). Foi, ainda, Tabelião do Público Judicial e de Notas, Escrivão de Órfãos e de Execuções e Almotaçaria da Vila de Paranaguá (por Provisão de 23-NOV-1731, passada pelo Governador da Província de São Paulo). Em 1742, era Juiz de Órfãos de Paranaguá. Foi casado c. Catarina de Sene. Pais de: Maria e Margarida Gonçalves Cordeiro, Padre Bento Gonçalves de Moraes, Manoel Gonçalves Cordeiro do Nascimento, Ana e Francisco Gonçalves Cordeiro, Escolástica Maria Gonçalves, José e Antônio Gonçalves de Moraes. Fal. em 1775 em Paranaguá (PR), onde havia feito seu testamento em 16-JAN-1773.
95- Catarina de Sene. N. em Paranaguá (PR), onde fal. entre 4-ABR-1778 e 31-OUT-1778, data em que foi aberto seu testamento.
96- Sargento-Mor Francisco Xavier Pinto. N. por volta de 1732 em Alfândega da Fé, Distrito de Bragança, Portugal. Era negociante. Foi Juiz Ordinário e Presidente da Câmara de Curitiba (PR), onde gozou de grande prestígio social e político. Fez parte saliente na expedição a Guarapuava e Tibagi, sob o comando do Itinerato Afonso Botelho de Sampaio e Sousa, que relevantes serviços prestou no desbravamento do Paraná na segunda metade do Século XVIII. Foi proprietário da Fazenda da Ferraria. Tinha no Barigui terras de criação de gado bovino e eqüino. Possuía, ainda, as Fazendas de São Lourenço e Montenegro, em Castro (PR). Tinha uma casa de sobrado de pedra e cal em Santos (SP), junto à Alfândega. C. c. Rita Ferreira Bueno. Pais de: Sargento-Mor Francisco de Paula Xavier Bueno, Rita Ferreira de Oliveira Bueno, Maria Rita Ferreira Bueno, João Ferreira de Oliveira Bueno, Ana Maria Ferreira Bueno, Joaquim Ferreira de Oliveira, José e Gertrudes Ferreira de Oliveira Bueno. Fal. com testamento em Curitiba em 1805.
97- Rita Ferreira Bueno. N. em Santos (SP).
98- Alferes José Nabo de Medeiros. N. em N. S. do Pilar (PR). C. em Curitiba (PR) em 5-JUL-1766 c. Maria Francisca de Lima. Pais de: Vitoriana Maria, Maria Ângela, Francisco e Maria Rita de Lima.
99- Maria Francisca de Lima. C. em primeiras núpcias c. José Nabo de Medeiros e em segundas núpcias, em 7-OUT-1781, em Curitiba, c. Miguel Quirino de Carvalho (n. em Portugal; fal. em 23-JUL-1789; fº de Manoel Carvalho de Corredor e de Maria Benita). Teve do 2º casamento os seguintes filhos: Rosa Maria do Espírito Santo, Escolástica Maria de Lima e Bento José Nabo.
120- Francisco Gonçalves Dias Senra. C. c. Ana Pereira da Silva. Pais de: Francisco e Antônio Gonçalves da Silva.
121- Ana Pereira da Silva. N. em Curitiba (PR) em 1732. C. em primeiras núpcias c. Manoel Correia, com quem teve os filhos: Manoel, Clemente, Joaquim e José Correia da Silva. Fal. em 29-NOV-1780.

HEXAVÓS:

128- Hans Nikolaus Virmond. Bat. em 28-MAR-1666 em Winterburg, Alemanha. C. em 28-JAN-1698 em Waldbockelheim, Alemanha, c. Anna Gertrud Karsch. Pais de: Isaac e Maria Magdalena Virmond. Fal. em 12-MAR-1736 em Waldbockelheim.
129- Anna Gertrud Karsch. N. em 5-DEZ-1665 em Waldbockelheim, Alemanha, onde fal. em 27-FEV-1732.
130- Johann Niesner. Pastor reformista em Reddesheim, Alemanha.
131- Juliane Niesner (nome de casada).
174- Francisco Xavier. N. em Santana do Parnaíba (SP).
175- Maria Leme da Silva. N. em Santana do Parnaíba (SP).
176- Antônio Martins. N. na Freguesia de Lustosa (orago: São Tiago), Concelho de Lousada, Distrito do Porto, Portugal.
177- Ângela Gomes. N. na Freguesia de Lustosa (orago: São Tiago), Concelho de Lousada, Distrito do Porto, Portugal.
178- João Domingues de Carvalho. N. em Braga, Portugal. C. c. Teresa Soares de Jesus, com quem teve, pelo menos, os seguintes filhos: Maria Soares de Jesus e João, Boaventura e Ângelo Domingues de Carvalho.
179- Teresa Soares de Jesus. N. em Mogi das Cruzes (SP).
180- Capitão Lourenço de Andrade. N. em torno de 1672 em Dornelas (orago: São Sebastião), Concelho de Aguiar da Beira, Distrito da Guarda, Bispado de Viseu, Portugal. Ainda jovem, emigrou para o Brasil, aportando em Cananéia (SP) nas últimas décadas do Século XVII, de onde se transportou para Curitiba, onde serviu em diversos cargos e representou importante papel. C. c. Isabel Rodrigues Seixas. Pais de: Antônio, Maria e Agostinho Ribeiro de Andrade. Fal. em 18-FEV-1733 com testamento.
181- Isabel Rodrigues Seixas. N. em Cananéia (SP) por volta de 1660. Fal. com testamento em 15-MAR-1744.
182- João Ribeiro do Vale. N. na Freguesia de Valongo (orago: São Mamede), Concelho de Valongo, Distrito do Porto, Portugal, por volta de 1668. Foi um dos primeiros moradores de Curitiba (PR) e, talvez, um de seus fundadores e povoadores, participando da governança da Vila. Possuía terras em Botiatuva, Tindiquera, nas bandas do Barigui, Capão Grande, na Cachoeira, da outra banda do Passaúna, e possuía uma sesmaria na Paragem da Ponta do Almeida e outra no Botiatuva, sendo que esta lhe foi concedida em 15-FEV-1683 por Tomás Fernandes de Oliveira, Capitão-Mor e Governador da Capitania de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Recebeu uma sesmaria de terras de meia légua em Curitiba, na passagem chamada 'Ponta do Almeida', segundo seu testamento, aberto depois de sua morte (em 5-ABR-1759), ocorrida quando tinha cerca de 90 anos de idade. Representou saliente papel em seu tempo, nos diversos cargos que exerceu. C. em Curitiba c. Isabel Soares Paes, com quem teve, pelo menos, os seguintes filhos: Maria do Vale, Escolástica Soares do Vale, Bento Ribeiro do Vale, Tenente Manoel Soares do Vale, Catarina do Vale e Antônio Ribeiro do Vale. Fal. em 5-ABR-1757 em Curitiba (PR), com testamento.
183- Isabel Soares Paes. Bat. em 8-JUL-1684 em Curitiba (PR), onde fal. em 11-MAI-1760.
188- Capitão Pedro de Moraes Monforte. Residia em Curitiba (PR) em 1692, tendo assinado a ata de criação da Vila em 19-MAR-1693. Homem de valor, serviu em cargos de governança de Paranaguá (PR). Teve, com a esposa (Catarina de Lemos), vários filhos, entre os quais pode ser citado Gaspar Gonçalves de Moraes. Fal. antes de 1731.
189- Catarina de Lemos (ou Catarina de Lemos Conde).
190- Capitão Francisco Ferreira Pinto do Vale.
191- Joana Cordeiro Matoso.
192- André Esteves. N. na Freguesia de Horta da Vilariça (orago: São Sebastião), Concelho de Torre de Moncorvo, Distrito de Bragança, Portugal.
193- Madalena Pinto. N. em Alfândega da Fé, Distrito de Bragança, Portugal.
194- Sargento-Mor João Ferreira de Oliveira. N. na Freguesia de Macieira (orago: Nossa Senhora da Luz), Concelho e Distrito de Leiria, Portugal. Vindo para o Brasil, foi importante negociante em Santos (SP), onde ocorreu seu falecimento. Do casamento c. Maria Bueno da Conceição originaram-se os seguintes filhos: Maria Ferreira de Oliveira, Rita Ferreira Bueno, Gertrudes Maria e Quitéria Ferreira de Oliveira, Cônego João Ferreira de Oliveira Bueno, Maria Madalena de Oliveira Bueno, Capitão Miguel Ferreira de Oliveira Bueno, Josefa e Ana Ferreira Bueno.
195- Maria Bueno da Conceição. N. em Santos (SP).
196- Luís Gomes da Silva. N. na Ilha da Madeira, Portugal. C. c. Ângela Correia de Mendonça, com quem teve, pelo menos, os seguintes filhos: José Nabo de Medeiros e Luís Gomes de Medeiros.
197- Ângela Correia de Mendonça. N. em Paranaguá (PR).
198- Sargento-Mor Miguel Gonçalves de Lima. Nascido na Freguesia de Labruja (orago: São Cristóvão), Concelho de Ponte de Lima, Distrito de Viana do Castelo, Portugal. Foi homem abastado e de grande valor, tendo pertencido à governança de Curitiba (PR). Colocou na carreira eclesiástica três de seus filhos. Residiu em Ambrosios, São José dos Pinhais (PR), onde possuiu terras de criação. C. em 26-SET-1740 em Curitiba c. Maria Paes dos Santos, com quem teve os seguintes filhos: Cônego Manoel da Cruz Lima, Padre João Gonçalves de Lima (vulto de notável valor na política nacional, tomou sua responsabilidade a criação do Padre Diogo Antônio Feijó, futuro Regente do Império do Brasil, filho natural de Félix Antônio Feijó e de Maria Gertrudes de Camargo, que o haviam enjeitado), Padre Francisco das Chagas Lima, José dos Santos Lima, Ana Maria dos Santos, Gertrudes Maria Gonçalves dos Santos, Maria Francisca de Lima, Joana Maria de Jesus e Antônia de Pádua. Fal. em 27-ABR-1766.
199- Maria Paes dos Santos. N. em Curitiba (PR). Fal. com testamento em 1791.
242- João Pereira Braga. V. nº 34 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
243- Josefa Gonçalves da Silva. V. nº 35 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.

HEPTAVÓS:

256- Peter Virmond (ou Peter Firmund). N. por volta de 1631. Curtidor e, posteriormente, tecelão de lã. Em 1653 arrendou, com seu cunhado Heinrich Peuchen, fundição de ferro do Conde Johann Ludwing zu Nassau-Saarbrücken, em Ottweiler-Neunkirchen, pelo prazo de 14 anos, tendo os arrendadores solicitado anulação do contrato em 27-OUT-1658, sob a alegação de falta de capitais. Mudou-se, depois, para Winterburg, Alemanha, onde foi celebrado seu casamento, em 1665 (aproximadamente), c. Maria Elisabeth von der Rosen. Pais de: Hans Nikolaus, Fertrud, Anna Lucia, Hans Paul, Hans Jakob, Anna Martha, Hohann Conrad e Maria Juliane Virmond. Fal. em 19-DEZ-1692 em Winterburg, Alemanha.
257- Maria Elisabeth von der Rosen. Bat. em 16-ABR-1646 em Winterburg, Alemanha, onde foi sepultada em 25-ABR-1725.
258- Heinrich Karsch. N. em torno de 1619. Fal. em 10-OUT-1703 em Waldbockelheim, Alemanha.
259- Catharina Karsch (nome de casada). N. por volta de 1624 e fal. em 10-JAN-1703 em Waldbockelheim, Alemanha.
360- Marcos de Andrade. N. em Ornelas, Viseu, Portugal.
361- Catarina Luís.
362- Capitão João Rodrigues Seixas. N. na Vila de Viana, Portugal. Veio para o Brasil no meado do Século XVII. Residiu por alguns anos em Cananéia (SP), onde deve ter ocorrido o seu casamento c. Maria Maciel Barbosa, com quem teve, pelo menos, os filhos Antônio e Isabel Rodrigues Seixas. Como sertanejo, chegou até Curitiba, onde se fixou, tendo sido, portanto, um dos primeiros povoadores daquela localidade. Foi nomeado para o lugar de Escrivão da Câmara quando da criação da Justiça e do Governo da Vila em 29-MAR-1693. Nos cargos que exerceu, serviu com dignidade e zelo, até sua morte em Curitiba em 13-ABR-1700.
363- Maria Maciel Barbosa. N. em Viana, Portugal.
364- Domingos Francisco. V. nº 312 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
365- Maria do Vale. V. nº 313 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
366- Manoel Soares. N. em Lisboa, Portugal. Sertanista. Recebeu em 15-FEV-1683 uma sesmaria de terras no Botiatuva, entre as terras de seu sogro Baltazar Carrasco dos Reis e o Rio Passaúna, no Paraná. Foi homem da governança de Curitiba (PR), localidade que o teve como um dos povoadores, pois já em 8-JUL-1684 ali batizou uma filha. Por ocasião da criação da Vila de Curitiba em 29-MAR-1693, foi eleito Juiz Ordinário da primeira Justiça da localidade. Assinou, em 1693, juntamente com os mais importantes habitantes da povoação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, petição solicitando do Capitão-Povoador Mateus Martins Leme, a criação da Justiça. C. antes de 1693 c. Maria das Neves Paes. Pais de: Capitão Domingos Soares Paes, Maria Soares Paes, Joana Gracia Soares, Maria das Neves, Isabel Soares Paes, Ana Gonçalves Soares, Juliana Maria das Neves, Manoel Martins Soares e Capitão Gonçalo Soares Paes. Fal. em 8-FEV-1705 em Curitiba, com testamento.
367- Maria das Neves Paes. N. em Santana do Parnaíba (SP). Residiu em Curitiba (PR).
378- Manoel de Lemos Conde. N. em Portugal. Vindo para o Brasil, andou minerando ouro em Cananéia por volta de 1650. Vereador e Almotacel da Câmara de São Paulo em 1656. C. em S. Paulo (SP) c. Ana Matoso Mourato, com quem teve cinco filhos: Francisco de Lemos Matoso, Antônio Mourato, Manoel de Lemos Conde, Catarina de Lemos e Maria de Lemos Conde. Nomeado Capitão-Mor da gente encarregada de diligência com vistas ao descobrimento de minas de ouro e de prata em Paranaguá (PR), comunicou a descoberta dos metais preciosos ao Governador-Geral do Brasil, Afonso Furtado, e ao Rei, que lhe enviou, em 30-NOV-1674, uma carta de aplauso e com sua designação para provedor das minas descobertas na região. Bandeira que lhe foi confiada para buscar a prata anunciada e descobrir outras minas transpôs a Serra do Mar penetrou nos Campos Gerais e dirigiu-se para o Sul, até Iguaçu e o Uruguai, não tendo, contudo, obtido resultados positivos, o que provocou a sua destituição do cargo de provedor das Minas, prisão e a confiscação de seus bens por D. Rodrigo de Castelo Branco. Ainda preso, suicidou-se em 1681.
379- Ana Matoso Mourato.
380- Capitão Domingos Brito Pinto do Rego.
381- Maria Ferreira do Vale.
382- Capitão Antônio Luís Matoso. Fal. antes de 1717.
383- Catarina de Sene.
390- Manoel Gomes Palheiros. C. c. Rosa Maria Bueno, com quem teve os seguintes filhos: Ana e Manoel Gomes Palheiros, Maria Bueno da Conceição, Úrsula e João Gomes Palheiros, Rosa Maria Bueno, Padre Pedro Gomes Palheiros e José Gomes Palheiros.
391- Rosa Maria Bueno.
392- Luís Gomes de Medeiros. N. na Ilha da Madeira, Portugal.
393- Domingas da Silva. N. na Ilha da Madeira, Portugal.
394- Tomé Nabo de Mendonça (também citado com o nome de Tomé Nabo de Medeiros). N. no Rio de Janeiro (RJ). Era, provavelmente, parente de Francisco Nabo de Mendonça, citado no item nº 783 do ensaio “Chico Buarque e seus antepassados”.
395- Maria Vaz de Castro. N. em São Paulo (SP).
396- Domingos Gonçalves Rolo.
397- Maria Fernandes.
398- Capitão Sebastião dos Santos Pereira. N. em São Martinho de Pessegueiro (atual Freguesia de Pessegueiro do Vouga), Concelho de Sever do Vouga, Distrito de Aveiro, Portugal, por volta de 1690. Homem de valor, exerceu elevados cargos na Vila de Curitiba (PR). C. c. Joana Gracia das Neves, com quem teve os seguintes filhos: Feliciana e Maria Paes dos Santos, Josefa dos Santos, Rosa e Escolástica dos Santos Pereira e o Capitão Bento dos Santos Pereira. Fal. em Curitiba em 31-AGO-1760.
399- Joana Gracia das Neves (ou Joana Gracia Soares). N. em Curitiba (PR) em 25-JUL-1695.
484- José Martins. V. nº 68 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
485- Esperança Pereira. V. nº 69 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
486- João da Silva Reis. V. nº 70 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
487- Maria Rodrigues. V. nº 71 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.

OCTAVÓS:

512- Paulus Firmont. N. em torno de 1605. Foi mestre ferreiro em Hellenthal no período de 1654 (aproximadamente) a 1658. Arrendou, em 1653, uma ferraria em Monschau, Alemanha. C. por volta de 1625 c. Gierdgen Hermans. Pais de sete filhos: Agnes, Nikolaus, Peter, Else, Johann Jacob, Gertrud e Martha Virmond.
513- Gierdgen Hermans. N. em 1605, aproximadamente. Fal. após 14-AGO-1667.
514- Hans Conrad von der Rosen. Residiu em Strasburg, Alemanha.
515- Ursula Thuink.
724- Antônio Rodrigues Seixas.
725- Catarina Martins.
732- Gonçalo Soares Paes (ou Gonçalo Rodrigues Soares). N. em Portugal.
733- Ana Gonçalves. N. em Lisboa, Portugal.
734- Capitão Baltazar Carrasco dos Reis. N. em S. Paulo (SP). Um dos fundadores de Curitiba (PR). C. em Santana do Parnaíba (SP) antes de 1645, quando já tinha feito entrada no sertão, onde aprisionou muitos índios que ficaram sob sua administração. Em 1648 seguiu para a região de Curitiba (PR), em bandeira que tinha como chefe Antônio Domingues. Após residir por muitos anos na Vila de Parnaíba (SP), onde ocupou o cargo de Juiz de Órfãos, mudou-se com toda a família para Curitiba (PR) no meado do Século XVII, obtendo uma sesmaria em Barigüi em 28-JUN-1661. Fal. em Curitiba em 15-OUT-1697, com testamento em que é informado que foi o fundador e protetor de uma capela sob a invocação de Nossa Senhora de Guadalupe e que tinha recebido como dote de casamento umas terras em Parnaíba. Com a esposa teve os seguintes filhos: André Fernandes, Gaspar e Belquior Carrasco dos Reis, Margarida Fernandes, Maria Paes, Isabel Garcia Antunes, Maria das Neves e Domingas Antunes.
735- Isabel Antunes da Silva. Fal. antes de 22-JUL-1697 em Curitiba, tendo sido sepultada em sepultura localizada defronte do altar de Nossa Senhora de Guadalupe, na Igreja Matriz da Vila.
758- Valentim Cordeiro. N. na Freguesia de Espinhel, Concelho de Águeda, Distrito de Aveiro, Portugal. Veio para o Brasil (São Paulo) com seu tio Domingos Cordeiro. C. em 1634 c. Ana Mourato, em São Paulo (SP), tendo o casal tido apenas uma filha: Ana Matoso Mourato. Tomou parte com seu tio e primos na bandeira de Antônio Raposo Tavares ao Rio Grande do Sul, em 1636. Fal. em 1648 em São Paulo (SP).
759- Ana Mourato. Fal. por volta de 1643.
760- Capitão André Cursino de Matos. N. em Cascais, Distrito de Lisboa, Portugal. Foi Capitão de Infantaria da Praça de Santos em 1720. C. c. Ana Pinto da Silva, com quem teve, pelo menos, os seguintes filhos: Coronel Francisco Pinto do Rego, Mestre de Campo Diogo Pinto do Rego, Joaquim Pinto do Rego, Domingos Brito Pinto do Rego, Maria Pinto da Silva e Maria Monteiro de Matos.
761- Ana Pinto da Silva.
782- Manoel Lobo Franco. N. em Portugal. Primo de Lourenço e João Franco Viegas. Residiu em Santos (SP), onde teve o governo da terra. C. no Brasil c. Maria Bueno. Pais de: Frei Francisco Lobo, Frei Sebastião dos Anjos, Padre Diogo Bueno, Frei Tomé Bueno, João Franco Viegas Bueno, Catarina de Ribeira, Inês Franco, Mariana e Rosa Maria Bueno.
783- Maria Bueno.
796- Domingos Fernandes.
797- Catarina Manoel.
798- Manoel Soares. V. nº 366.
799- Maria Paes. V. nº 367.
972- Manoel dos Reis. V. nº 140 Do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
973- Maria Francisca. V. nº 141 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.

NONOS AVÓS:

1024- Peter Firmont (ou Pierath Firmont). Chamado de 'Welschen Pierath'. N. por volta de 1575. Residiu em Hellenthal, Eifel, Alemanha. C. c. Elisabeth, com quem teve, pelo menos, o filho Paulus Firmont. Fal. após 9-JUN-1601.
1025- Elisabet Firmont (nome de casada). Fal. após 9-JUN-1601.
1468- Miguel Garcia Carrasco. N. em S. Lucas de Cana Verde, Espanha. Sertanista, tomou parte em lutas com os tamoios e tupiniquins e esteve na invasão do Guairá em 1628, na divisão de Mateus Luís Grou. Foi um dos signatários da aclamação de Amador Bueno de Ribeira, juntamente com fidalgos espanhóis que a promoveram. Entretanto, poucos dias depois assinou a solene aclamação de D. João IV, de que se fez auto em São Paulo (SP) em 3-ABR-1641. Em 1638 solicitou a concessão de uma sesmaria para si e dois de seus filhos, alegando que eles participaram das guerras da Capitania. C. em primeiras núpcias c. Margarida Fernandes, antes de 1616, e em segundas núpcias c. Isabel João. Filhos: Capitão Baltazar Carrasco dos Reis, Miguel e João Garcia Carrasco (do 1º casamento) e Gaspar João, Capitão-Mor Martim Garcia Lumbria, Francisco João, Antônio Carrasco, Leonor, Isabel e Benta Garcia. Fal. em 1658 em S. Paulo (SP), com testamento.
1469- Margarida Fernandes. Fal. em 1629 em S. Paulo (SP).
1470- João de Pina (ou João de Pinha). N. em Itanhaém (SP). C. em primeiras núpcias em 1612 c. Domingas Antunes e em segundas núpcias c. Andreza Dias (com quem não teve filhos). Filhos oriundos do primeiro casamento: Maria Pinha, Isabel Antunes da Silva, Ascença de Pinha Cortes e João de Pinha. Bandeirante, tomou parte na entrada de Jerônimo Pedroso de Barros ao sul brasileiro, em 1641. Fal. em 1645.
1471- Domingas Antunes. N. em São Paulo (SP). Fal. em 1624.
1516- Gaspar Cordeiro. Provavelmente era natural de Espinhel, Portugal, onde nasceu seu irmão Domingos Cordeiro.
1517- Ana Matoso.
1518- Manoel Mourato Coelho. Célebre bandeirante. Em 1615 encontrava-se registrando índios carijós que recebera da entrada de Diogo de Quadros. Em 1628 tomou parte salienta na avançada contra o Guairá, comandada por Antônio Raposo Tavares. Em 1º-MAI-1639, foi nomeado Capitão de Ordenança dos Forasteiros de São Paulo (SP), onde foi celebrado seu casamento c. Maria Rodrigues de Alvarenga. Pais de Ana Mourato (filha única). Fal. em 1646 em São Paulo, com testamento.
1519- Maria Rodrigues de Alvarenga. Fal. por volta de 1646.
1520- Capitão José Monteiro de Matos. N. em Lisboa, Portugal. Cavaleiro Fidalgo da Casa Real. Foi Mestre de Campo Governador da Praça de Santos em 1703, em substituição a Jorge Soares de Macedo. C. duas vezes. O autor não conseguiu obter o nome da primeira mulher, com quem teve o filho André Cursino de Matos. A segunda esposa foi Ana Violante da Silva (fª de Diogo Pinto do Rego e de Maria de Brito e Silva).
1522- Diogo Pinto do Rego. N. na Freguesia de Madalena (orago: Santa Maria Madalena), Concelho e Distrito de Lisboa, Portugal. Serviu no Reino de Portugal, como militar, de MAI-1665 até OUT-1667, tendo sido Praça de Cavalaria e Tenente da Companhia do Comissário-Geral João de Almeida de Melo. Esteve na Batalha de Montes Claros e em outras da Galiza durante a Guerra com Castela. Passando-se para o Brasil, foi provido por Afonso Furtado de Mendonça no posto de Capitão do Rio de São Francisco, onde atuou por mais de três anos, tentando reparar os danos causados pelos negros dos Palmares. Em 1677, recebeu a patente de Capitão-Mor Governador da Capitania de São Vicente, cargo que exerceu no período de 1678 a 1684 com grande zelo, tendo recebido, inclusive, elogios de D. Manoel Lobo por sua ação nos preparativos da instalação da Colônia do Sacramento. servindo nas fronteiras até o posto de Capitão de Infantaria. Obteve instrumento de qualificada nobreza em Lisboa, documento que foi registrado na Câmara de São Paulo (SP). C. em Santos (SP) c. Maria de Brito e Silva, com quem teve os seguintes filhos: Ana Pinto e Silva, Manoel Pinto do Rego e Ana Violante da Silva.
1523- Maria de Brito e Silva. N. em Santos (SP).
1564- Licenciado Francisco Franco.
1565- Catarina Nunes.
1566- Sebastião Preto Moreira. V. nº 906 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
1567- Mariana Bueno. V. nº 907 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
1596- Gonçalo Rodrigues Soares. V. nº 732.
1597- Ana Gonçalves. V. nº 733.
1598- Capitão Baltazar Carrasco dos Reis. V. nº 734.
1599- Isabel Antunes da Silva. V. nº 735.

DÉCIMOS AVÓS:

2048- Claiss Fermont (ou Nikolaus Fermont). N. por volta de 1540. Em 1-MAI-1583 apresentou-se como testemunha perante os vereadores de Hellenthal, Eifel, Alemanha. Filhos presumidos: Paulus Firmont e Peter ou Pierath Firmont.
2938- Baltazar Gonçalves Malio. V. nº 8174 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
2939- Jerônima Fernandes Preto. V. nº 8175 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
2940- Brás de Pina (ou Brás de Pinha). Com Isabel Lopes teve, pelo menos, os filhos Isabel de Pinha Cortes, Ana de Pinha, Maria e João de Pina.
2941- Isabel Lopes.
2942- Bartolomeu Rodrigues. C. c. Maria Lucas, com quem teve quatro filhos, entre eles Ana Rodrigues e Domingas Antunes. Fal. em 1610 em S. Paulo (SP).
2943- Maria Lucas. C. em primeiras núpcias c. Bartolomeu Rodrigues e em segundas núpcias c. Gaspar de Pinha, não tendo filhos oriundos do 2º casamento. Fal. em 1635 em S. Paulo (SP).
3032- Domingos Fernandes. Com Maria Luís Cordeiro teve, pelo menos, os filhos Domingos e Gaspar Cordeiro.
3033- Maria Luís Cordeiro.
3038- Antônio Rodrigues de Alvarenga. V. nº 7270 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
3039- Ana Ribeiro. V. nº 7271 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
3040- Antônio Monteiro de Matos.
3044- Antônio Pinto do Rego. N. em Lisboa, Portugal.
3045- Isabel do Rego. N. na Freguesia de S. Cristóvão, Concelho e Distrito de Lisboa, Portugal.
3046- Capitão Domingos de Brito Peixoto. N. em Santos (SP). Residiu durante algum tempo na Vila de São Paulo (SP), onde se encontrava em 1671 como capitão de uma companhia de ordenanças. Retornando a Santos, dali saiu, em 1676, para conquistar a região de Laguna (SC) e procurar minas de prata, em companhia de seus filhos Francisco de Brito Peixoto e Sebastião de Brito Guerra. Levou consigo, ainda, 50 escravos que trabalhavam em suas fazendas, 10 homens brancos, mantimentos e armas. Enviou por mar, também, uma fragata com mantimentos e ferramentas que deveria fundar, como foi feito, na paragem chamada Lagoa dos Patos, lugar já do conhecimento do Capitão Domingos, que ali conseguiu desembarcar o material enviado e, com ele, fundar povoação no Sítio da Laguna (SC). Em suas diligências à procura de prata, foi com o filho Francisco à Serra de Botucaraíba, onde constava existir o metal, mas desistiu do intento ao ver que ali já estavam estabelecidos jesuítas espanhóis. C. c. Ana da Guerra Prado, com quem teve, pelo menos, os seguintes filhos: Maria de Brito e Silva, Francisco e Domingos de Brito Peixoto. Fal. em Laguna (SC) antes de 1714.
3047- Ana da Guerra Prado.
3132- Inocêncio Preto. V. nº 1812 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
3133- Maria Moreira. V. nº 1813 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
3134- Amador Bueno de Ribeira. V. nº 1814 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
3135- Bernarda Luís. V. nº 1815 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
3196- Miguel Garcia Carrasco. V. nº 1468.
3197- Margarida Fernandes. V. nº 1469.
3198- João de Pinha. V. nº 1470.
3199- Domingas Antunes. V. nº 1471.

DÉCIMOS PRIMEIROS AVÓS:

5878- André Fernandes. V. nº 16350 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
5879- Maria Paes. V. nº 16351 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
5886- Gaspar Fernandes. V. nº 2108 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
5887- Domingas Antunes. V. nº 2109 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
6076- Baltazar de Alvarenga. V. nº 14540 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6077- Mécia Monteiro. V. nº 14540 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6078- Estêvão Ribeiro Baião Parente. V. nº 7184 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6079- Madalena Fernandes Feijó de Madureira. V. nº 7185 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6088- Manoel Paes da Costa.
6089- Francisca do Rego Pinto.
6090- Paulo Rodrigues Brandão.
6091- Catarina Paes.
6092- Domingos de Brito Peixoto. N. no Minho, Portugal.
6093- Sebastiana da Silva. N. em Santos (SP).
6094- Francisco Rodrigues da Guerra. N. na Vila de Castelo de Vide, Distrito de Portalegre, Portugal. Sertanista que figurou na entrada de Antônio Pedroso de Alvarenga, ao Paraúpava, em 1615. Em 1623, com Paulo do Amaral, Antônio Peres, Alonso Peres Cañamares, Jorge Rodrigues de Niza e outros, seguiu outra vez para o sertão, em bandeira. Do casamento c. Lucrécia Leme teve, pelo menos, os seguintes filhos: Ana da Guerra Prado, Agostinho Rodrigues da Guerra, Capitão Pedro da Guerra Leme e Francisco Rodrigues da Guerra.
6095- Lucrécia Leme.
6266- Pedro Álvares Cabral. V. nº 3626 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6267- Susana Moreira. V. nº 3585 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6268- Bartolomeu Bueno de Ribeira. V. nº 3628 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6269- Maria Pires. V. nº 3629 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6270- Domingos Luís. V. nº 3630 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6271- Ana Camacho. V. nº 3631 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
6394- Baltazar Gonçalves Malio. V. nº 2938.
6395- Jerônima Fernandes. V. nº 2939.
6396- Brás de Pina. V. nº 2940.
6397- Isabel Lopes. V. nº 2941.
6398- Bartolomeu Rodrigues. V. nº 2942.
6399- Jerônima Fernandes Preto. V. nº 2943.

DÉCIMOS SEGUNDOS AVÓS:

11774- Antônio Preto. V. nº 4218 do ensaio “Lysâneas Maciel´e seus antepassados”.
12156- João Ribeiro. V. nº 14368 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
12190- Pedro Leme. V. nº 15102 do ensaio “Árvore de costado de Antônio Lopes Esteves”.
12191- Helena do Prado. V. nº 1821 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
12534- Jorge Moreira. V. nº 7170 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
12535- Isabel Velho. V. nº 7171 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
12536- Francisco Ramires de Porros. V. nº 7256 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
12538- Salvador Pires. V. nº 4210 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
12539- Mécia Fernandes. V. nº 7259 do ensaio “árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
12540- Lourenço Luís. V. nº 7260 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
12541- Leonor Domingues. V. nº 7261 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
12542- Gonçalo Camacho. V. nº 7262 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
12543- Catarina Ramalho. V. nº 7263 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
12790- André Fernandes. V. nº 5878.
12791- Maria Paes. V. nº 5879.
12798- Gaspar Fernandes. V. nº 5886.
12799- Domingas Antunes. V. nº 5887.

DÉCIMOS TERCEIROS AVÓS:

24380- Brás Teves. V. nº 7388 do ensaio “Árvore de costado de Lucília de Castro Barroso”.
24381- Leonor Leme. Filha de Pedro Leme e de Luzia Fernandes. V. nº 7389 do ensaio “Árvore de costado de Lucília de Castro Barroso”.
24382- João do Prado. V. nº 3638 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
24383- Felipa Vicente. Filha de Pedro Vicente e de Maria de Faria. V. nº 3639 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
25070- Garcia Rodrigues. V. nº 8386 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
25071- Isabel Velho. V. nº 8387 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
25076- Salvador Pires. Fº de João Pires, o Gago. V. nº 8420 do ensaio “Árvore de costado de Lysâneas Dias Maciel”.
25077- Maria Rodrigues. Fª de Garcia Rodrigues e de Isabel Velho. V. nº 8421 do ensaio “Árvore de costado de Lysâneas Dias Maciel”.
25078- Antônio Fernandes. V. nº 14518 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
25079- Antônia Rodrigues. V. nº 14519 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
25086- Jorge Ferreira. V. nº 14526 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
25087- Joana Ramalho. Fª de João Ramalho e de Isabel Dias. V. nº 14527 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
25598- Antônio Preto. V. nº 11774.

Notas Explicativas:

1- Origem dos sobrenomes Porto e Virmond. Segundo o Professor Rosário Farâni Mansur Guérios, o sobrenome Virmond teria sua origem nas palavras germânicas 'war' (da defesa, da resistência) e mund (proteção ou protetor) ou na francesa 'vermond' (monte verde). Porto, por seu lado, é sobrenome português toponímico, tendo sido usado inicialmente por alguma pessoa oriunda de lugar onde se encontrava um porto.

2- Fontes de consulta para a elaboração deste Capítulo: 'Genealogia Paranaense', de Francisco Negrão; 'Dicionário de Bandeirantes e Sertanistas do Brasil', de Francisco de Assis Carvalho Franco; “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque; 'Genealogia Paulistana', de Silva Leme; 'Inventário Coletivo dos Registos Paroquiais' (obra preparada, sob a coordenação de José Mariz, pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo); 'Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes', do Professor Rosário Farâni Mansur Guérios, e 'Genealogia de Frederico Guilherme Virmond', do General Nicanor Porto Virmond.

3- Waterloo é uma aldeia belga situada a vinte quilômetros ao sul de Bruxelas, onde se desenrolou, em 20-JUN-1815, a última grande batalha napoleônica: 74.000 franceses, comandados pelo Imperador Napoleão I (Napoleão Bonaparte), contra 70.000 ingleses e alemães, sob o comando do Duque de Wellington (Arthur Wellesley). Tendo as tropas inimigas recebido o reforço de 70.000 prussianos sob às ordens do Príncipe Blucher von Wahlstatt (Marechal Gebhard-Leberecht von Blucher), Napoleão foi forçado a bater em retirada, o que transformou a perda da batalha em derrota total, tendo como conseqüência a queda do Império Napoleônico.

4- O Edito de Nantes, decretado por Henrique IV em 1598, autorizou o livre exercício do culto calvinista na França, exceto na Corte e em Paris. Em 1685, o ato foi revogado por Luís XIV, o que provocou perseguição a muitos protestantes e, conseqüentemente, a sua expatriação. A emigração de Friedrich Leonhard Virmond para o Brasil não deve ter sido provocada por este fato, como mencionado por Francisco Negrão, uma vez que ocorreu após decorridos 133 anos da revogação do Edito.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui