Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62563 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22549)
Discursos (3243)
Ensaios - (10496)
Erótico (13582)
Frases (50934)
Humor (20091)
Infantil (5515)
Infanto Juvenil (4840)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140965)
Redação (3330)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6268)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Instituto Liberal: O caminho da servidão -- 18/09/2003 - 16:03 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
'Os conceitos nestas tiras, apesar de serem exemplificados com o nacional-socialismo (nazismo), se aplicam perfeitamente ao fascismo e comunismo. A partir de agora quando ouvir políticos falando de centralização, nacionalismo, planejamento estatal, economia planificada, você vai começar a tremer de medo....

Visite o site original: http://www.mises.org/TRTS.htm e compre o livro 'O caminho da servidão', de F. A. Hayek, através do Instituto Liberal (www.insitutoliberal.org.br).


O caminho da servidão

Por Friedrich A. Hayek

Trad.: Gustavo Peres e Rogério Ceneviva

Originalmente publicado na revista Look. Reproduzido de um folheto publicado pela General Motors, Detroit, na série 'Iniciador do Pensamento' (nº 118).


1. 'Planejamento nacional' das forças de guerra.

Para permitir a mobilização total da economia de seu país, você com boa vontade abre mão de muitas liberdades. Você sabe que este controle governamental foi forçado pelo inimigo de seu país.
[Na ilustração: 'Permaneça no trabalho. Comitê de produção de guerra'.]


2. Muitos querem que o 'planejamento' permaneça ...

Justificativas para um 'comitê de produção em época de paz' são ouvidos antes do final da guerra. Os 'planejadores' durante a guerra que querem permanecer no poder encorajam esta idéia.
[Na ilustração: 'O que é bom no período de guerra é bom no período de paz'.]


3. Os 'planejadores' prometem Utopias....

Um plano esperançoso feito para agricultores tem boa recepção nas áreas rurais, um plano para operários é apreciado nas cidades – e por aí vai. Muitos novos 'planejadores' são eleitos.
[Na ilustração: 'Plano']


4. Mas eles não conseguem concordar com UMA Utopia

Com a paz, uma nova assembléia legislativa se reúne; mas a unidade para 'vencer a guerra' se foi. Os 'planejadores' quase chegam aos socos. Cada um tem seu próprio plano de estimação e permanecerão irredutíveis.


5. E os cidadãos não conseguem concordar também...

Quando os 'planejadores' finalmente arrumam um plano temporário meses mais tarde, é a vez dos cidadãos discordarem. O que o agricultor gosta, o trabalhador da fábrica não gosta.
[Na ilustração: 'Novo plano nacional']


6. Os 'planejadores' odeiam forçar um acordo...

A maioria dos 'planejadores nacionais' são idealistas bem intencionados, recusando-se a qualquer uso de força. Eles esperam por um milagre de unanimidade pública em relação aos seus planos remendados.


7. Eles tentam 'vender' o plano para todos...

Num esforço sem sucesso em fazer com que as pessoas cheguem a uma opinião comum, os 'planejadores' estabelecem uma gigante máquina de propaganda – a qual o ditador vindouro achará muito útil.
[Na ilustração: 'Propaganda' e 'Imprensa controlada']


8. A ingenuidade encontra acordo ....

Enquanto isso, uma crescente confusão nacional leva a comícios de protesto. Os menos instruídos, excitados e convencidos por uma ardente oratória, formam um partido.


9. A confiança nos 'planejadores' vai se enfraqueçendo ...

Quanto mais os 'planejadores' improvisam, maior o distúrbio na normalidade dos negócios. Todos sofrem. Pessoas agora sentem – corretamente – que os 'planejadores' não conseguem arrumar as coisas.
[Na ilustração: 'Vamos buscar alguém que consiga fazer um plano funcionar!']


10. Ao 'homem mais forte' é dado o poder....

No desespero, os 'planejadores' autorizam o líder do novo partido a modelar um plano e forçar sua obediência. Mais tarde, eles o dispensarão – ou assim eles pensam.


11. O partido toma o comando do país....

Neste momento a confusão é tão grande que a obediência ao novo líder deve ser obtida a todo custo. Talvez você mesmo se junte ao partido para ajudar uma unidade nacional.


12. Um alvo negativo molda a unidade do partido....

Os primeiros passos de todos os ditadores é inflamar a maioria numa causa comum contra uma minoria, o bode espiatório. Na Alemanha, o alvo negativo foi o Anti-Semitismo.


13. Ninguém se opõe ao plano do líder ...

Isto seria suicídio; a nova polícia secreta é brutal. A habilidade para forçar obediência sempre se torna a virtude No. 1 no 'estado planificado'. Agora toda a liberdade se foi.


14. Sua profissão é 'planejada'...

As escolhas amplas e livres de trabalho prometida pelos extintos 'planejadores' se mostram uma farsa trágica. Os 'planejadores' nunca conseguiram alcançar o que deles era esperado, e nunca conseguirão.
[Na ilustração: ' Mas eu não sou carpinteiro. Eu sou encanador'.]


15. Seu salário é 'planejado' ....

Distribuições das escalas de salários devem ser despóticas e rígidas. Administrar um 'estado planificado' de um quartel-general central é inapropriado, injusto e ineficiente.
[Na ilustração: 'Tesoureiro']


16. Seu pensamento é 'planejado'...

Na ditadura, criada sem intenção pelos planejadores, não há espaço para opiniões diferentes. Cartazes, rádio, imprensa – todos dizem as mesmas mentiras!
[Na ilustração: 'O mundo é plano']


17. Sua recreação é 'planejada'....

Não é coincidência que esportes e divertimentos têm sido cuidadosamente 'planejados' em todas as nações arregimentadas. Uma vez iniciado, os 'planejadores' não conseguem parar.


18. Sua disciplina é 'planejada'....

Se você é despedido de seu emprego, isto compete a um pelotão de fuzilamento. O que costumava ser um erro agora se tornou um crime contra o estado. Assim termina o caminho da servidão!'


Obs.: Félix Maier é ensaísta, membro do Instituo Liberal de Brasília e articulista de Mídia Sem Máscara (www.midiasemmascara.org), e-mail: ttacitus@hotmail.com




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui