Usina de Letras
Usina de Letras
180 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62563 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22549)
Discursos (3243)
Ensaios - (10496)
Erótico (13582)
Frases (50934)
Humor (20091)
Infantil (5515)
Infanto Juvenil (4840)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140965)
Redação (3330)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6268)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Lula: Madre Teresa de S. Bernardo do Campo -- 11/11/2003 - 17:09 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
'Lá fora, bonzinho...

Lula, pelas generosidades lá fora, já está ficando conhecido como uma espécie de madre Teresa de São Bernardo do Campo...

As contradições do governo Lula são cada vez mais gritantes.

Para os lá de fora, dinheiro não é problema. Cuba terá dez mil casas populares com dinheiro do BNDES, que também vai estimular a construção de hotéis nas praias de Havana. A dívida ao Banco do Brasil foi parcelada a perder de vista.

Nunca se viu tanta generosidade com o dinheiro dos brasileiros. A Bolívia recebeu perdão de uma dívida de 600 milhões. Quando Lula estava em Cuba acariciando Fidel Castro, o chanceler da Argentina chegou lá para cobrar uma dívida contraída pelo governo cubano com a Argentina em 1974 e que, segundo os argentinos, está avaliada em US$ 1,9 bilhão (Folha de S.Paulo, 4/10).

Agora, na África, onde foi saudado como o advogado dos pobres , O Estado de S. Paulo (4/11) informa que Lula fez duas promessas que farão os técnicos do governo brasileiro quebrar a cabeça: ampliar as linhas de crédito para investimentos brasileiros em Angola e abrir o mercado do país para produtos angolanos. Lula, pelas generosidades lá fora, já está ficando conhecido como uma espécie de madre Teresa de São Bernardo do Campo...

A coisa muda de figura, porém, quando se trata de Brasil, onde não há dinheiro para nada: estradas, uma tragédia, ao lado da saúde e da educação. O tal Fome Zero não mata fome de ninguém, pois uma família não pode viver com um real e pouco por dia. Do crédito todos fogem, pelas taxas de juro. Não há incentivo a nada, a não ser às invasões das propriedades rurais. Os estados e municípios estão quase em falência. As Forças Armadas viram sucata, enquanto a farra aumenta no Executivo e no Legislativo. O problema de segurança é cada vez mais grave.

A generosidade com os de fora contrasta com a crueldade interna montada contra servidores, ativos e inativos, aposentados e pensionistas, através da reforma da Previdência, contra a qual se insurgem figuras até do próprio governo. É uma monstruosidade jurídica que, apelo art. 60 da Constituição, não poderia sequer estar sendo debatida no Congresso.

As dez mil casas de Cuba farão os cearenses se lembrar das centenas de famílias do Lagamar, que moram quase na lama. E não têm para quem apelar.

Themístocles de Castro e Silva
Jornalista e advogado'




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui