Usina de Letras
Usina de Letras
89 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62742 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22561)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51128)
Humor (20112)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141061)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6293)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A UTOPIA COMUNISTA -- 25/03/2004 - 18:58 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A UTOPIA COMUNISTA

O comunismo foi a maior utopia do século XX, foi um sonho levado às últimas conseqüências, e como todo sonho, foi um sonho fracassado. Marx de deus no começo do século, tornou-se o diabo ao final do mesmo século. Suas idéias conquistaram milhares de corações, fizeram guerras e revoluções, e viraram o mundo de cabeça para baixo. Mas a dialética marxista que se propunha a explicar todos os males do mundo não foi capaz de compreender o próprio ser humano. E este foi seu erro.
Os socialista, desde que Rousseau quando disse que o homem era um ser bom por natureza, não souberam compreender a natureza humana. O homem não nasce bom, e não é o meio que o transforma num ser individualista, mesquinho e invejoso, como pensava Rousseau. A partir do momento em que o animal homem aprendeu a falar e a raciocinar, ele também aprendeu a arte de levar vantagem. E foi nesse ponto que os socialistas erraram. Eles subestimaram a esperteza humana.
O homem, por mais bom que possa ser, não vai perder a oportunidade de explorar o seu semelhante quando esta surgir. O homem evoluiu muito desde o tempo das cavernas, e o desejo de tirar vantagem do outro faz parte dessa evolução.
Não adianta criar condições favoráveis para que os homens possam ser iguais, pois os homens são diferentes por natureza. A partir do momento em que se subtrai ao homem o seu direito de obter mais do que outro também se subtrai dele a vontade de produzir mais, de ser mais eficiente, de criar e de inventar. Foi isso que aconteceu nos países comunistas. Não havia mais incentivo para que produzisse mais, para que as fábricas fossem mais eficientes.
O comunismo foi e sempre será uma utopia. A evolução humana não permite mais uma sociedade ao estilo das comunas. Mesmo que o homem perca suas liberdades individuais e passe a viver num estado totalitário, mesmo assim nenhum governo ou regime será capaz de transformá-lo num ser comunista. Muitos daqueles que defendem os ideais marxista na verdade o pregam, mas não o seguem. Essa é a verdade! No mais, o resto é só um sonho.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui