1 - ARY GONÇALVES - NASCEU EM UBÁ, EM 22 DE JANEIRO DE 1905. ADVOGADO, POETA,JORNALISTA E HISTORIADOR.ORADOR E POLÍTICO DE GRANDE DESTAQUE.ESCREVEU COMEMORAÇÕES , O SEGREDO REVELADO DE GUIDO MARLIÉRE E COISAS QUE A VIDA ESCREVE . ÁGUAS PASSADAS E ÁGUAS CORRENTES ,POESIAS. PARTICIPOU DA SEMANA DE ARTE MODERNA NO INTERIOR MINEIRO, E COM UM GRUPO, (LER PESQUISAS DE RICARDO NACIF NJAIM) LANÇOU A REVISTA A MONTANHA . ARY GONÇALVES ERA DA ACADEMIA UBAENSE DE LETRAS E DA ACADEMIA MUNICIPALISTA DE LETRAS DE MINAS GERAIS.FALECEU EM
2 - MÁRIO MENDES CAMPOS - NASCEU EM TOCANTINS, À ÉPOCA,DISTRITO DE UBÁ. CATEDRÁTICO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG. MEMBRO DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS. OBRAS PRINCIPAIS : ESTALACTITES , ESTALAGMITES , FLÂMULAS .POESIA.
3 - PAULINO SOARES - NASCEU EM UBÁ. JORNALISTA CARICATURISTA E POETA, DEIXOU VASTA OBRA ESPARSA.FUNDADOR, REDATOR E DESENHISTA DOS JORNAIS O CINZEL , SILENO E O ORVALHO .
4 - WELINGTON BRANDÃO - NASCEU EM UBÁ. ESTUDOU DIREITO NAUFMG. FOI DEPUTADO FEDERAL. JORNALISTA, HISTORIADOR,ESCRITOR, POETA QUE POSSUI VASTA OBRA LITERÁRIA. OBRAS PRINCIPAIS: TRATADOR DE PÁSSAROS , BONECOS DE PANO , HOMEM INQUIETO , DESLUMBRAMENTO DE UM TRISTE , CAMINHOS DE MINAS , CANTOS MUNICIPAIS , SEARA DE EMOÇÃO , TINALE , POEMAS POLÍTICOS , QUARTA REPÚBLICA , O ESPÍRITO E AS FÚRIAS.
5 - ADEODATO FRNKLIM - NASCEU EM UBÁ. EM 1895 PUBLICOU IMPRESSO NA GAZETA DE UBÁ , O LIVRO DE POESIAS TENEBRAS .
6 - JOÃO AGNELO DA SILVA - NASCEU EM 14 DE DEZEMBRO DE 1891 NA FAZENDA SANTA CRUZ ,DISTRITO DE SAPÉ DE UBÁ, HOJE GUIDOVAL. CURSOU FARMÁCIA EM JUIZ DE FORA. JORNALISTA, CHARADISTA, INVESTIGADOR COM DOM DIVINATÓRIO.