Usina de Letras
Usina de Letras
37 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63414 )
Cartas ( 21356)
Contos (13306)
Cordel (10364)
Crônicas (22583)
Discursos (3250)
Ensaios - (10744)
Erótico (13601)
Frases (51929)
Humor (20205)
Infantil (5638)
Infanto Juvenil (4985)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141372)
Redação (3371)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2443)
Textos Jurídicos (1972)
Textos Religiosos/Sermões (6384)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->As Cinco Estações!... -- 13/06/2006 - 23:38 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Num muito breve debruçado olhar à volta da capacidade humana em face do 'domínio' que exerce sobre os outros animais, eu já vi um pouco de tudo: gatos no trapézio, cães jogando a bola, ursos a andar de mota, macacos a cavalo, elefantes a soerguerem-se como pessoas, leões a passarem por arcos de fogo, serpentes enroscadas em pescoços, golfinhos com gente no dorso, etc. e etc. ...

Não vi ainda nada de especial com lobos ao vivo. Este bicharôco, parece-me, não gosta nem vai em fitas humanas. Prefere a morte - sei lá se prefere - do que subordinar-se ao chefão máximo da vida no planeta.

Quanto a mim, à actual e maioritária inteligência - aquela que vai conhecendo a vida pela experiência e se satisfaz tão-só com aprender umas ligeiras coisinhas na escola - os tais cuja presunção de felicidade está estabelecida na boa fruição do famigerado quadrado vital - fome, sede, sexo e sono - é melhor, quanto possível, expor-lhe a evidência e esperar que o raciocínio se desenvolva lúcida e coerentemente.

Como estou entre os convictos que, com as religiões e ideologias políticas decorrentes, não acreditam que a humanidade deixe de ser fera como é, ensaio pois as mais diversas formas de pelo menos equacionar o permanecente busílis.

Umas vezes suave (dita boa educação), outras vezes incisivamente agreste (dita má educação), outras vezes, ainda, pela indiferença no corrente deixa andar (quanto a mim a pior das atitudes), tento e intento dar uma mãozinha miolar - presumo eu - com a exclusiva intenção de colocar outrem a pensar de encontro aos limites do mínimo e do máximo, porque considero muitíssimo importante que seja defronte a essa porta fechada que se persista sair ou entrar. É soer dizer-se que 'por linhas tortas escreve Deus direito'.

Dentro desta enunciada perspectiva, faça pois um cliquezinho e passe uma vista de olhos em:

AS CINCO ESTAÇÕES

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui