Usina de Letras
Usina de Letras
187 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62563 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22549)
Discursos (3243)
Ensaios - (10496)
Erótico (13582)
Frases (50934)
Humor (20091)
Infantil (5515)
Infanto Juvenil (4840)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140965)
Redação (3330)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6268)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ipojuca Pontes lança "A Era Lula" -- 06/10/2006 - 12:33 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ipojuca Pontes lança “A ERA LULA”

Blog do Diego Casagrande
04.10, 17h54

As reações da opinião pública aos maiores escândalos políticos da história republicana moderna brasileira foram as mais variadas. Trouxeram de volta à cena um acalorado debate entre aqueles que apoiavam a estratégia populista do governo Luiz Inácio Lula da Silva e aqueles que buscaram defender os ideais de um Estado democrático de Direito.

Alinhado ao segundo grupo, o jornalista e cineasta Ipojuca Pontes reuniu artigos e ensaios, alguns inéditos e outros publicados entre 2002 e 2006, denunciando os desmandos do governo. O resultado é o livro “A Era Lula - Crônica de um desastre anunciado”, que será lançado no próximo dia 27 de outubro. Articulista do site DiegoCasagrande.com.br, Ipojuca faz um inventário crítico da atual administração a partir de erros históricos de governos totalitários que inspiram os petistas.

O livro, que tem prefácio do filósofo Olavo de Carvalho e capa ilustrada pelo desenhista Cássio Loredano, está dividido em cinco capítulos. Neles são dissecados temas como a ética, a política externa, a economia e a cultura do governo Lula.

Enquanto no capítulo “Lula e a marca totalitária” Ipojuca Pontes analisa as influências de Marx, Lênin, Fidel e Gramsci no modus operandi petista, em “Lula e os corruptos” o jornalista traz análises acerca dos escândalos sistemáticos que ocorreram ao longo dos últimos quatro anos. Lá estão presentes casos como o do mensalão, Waldomiro Diniz, a queda de José Dirceu, além de uma previsão sobre o que se deve aguardar das futuras relações de Lula com o recém-eleito senador Fernando Collor.

“Lula, o egocrata”, discorre sobre a insistência de Lula em – nas palavras de Ipojuca Pontes – se “travestir” de autoridade ao mesmo tempo em que diz não saber de nada. À política externa e à política cultural são reservados os capítulos, respectivamente, “Lula e o eixo do mal” e “Arte & Manha”, este último com uma referência toda especial à “alienação política de Chico Buarque”.

As 280 páginas de “A Era de Lula” desafiam as palavras de Fidel Castro, de que “é preciso criar na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu”. Enquanto profundo conhecedor das teorias marxista-leninistas e nazi-fascistas, Ipojuca Pontes também busca apresentar àqueles que as desconhecem o porquê de repudiar tais influências almejadas pelo atual governo.

Indique esta matéria




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui