Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63159 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10656)
Erótico (13589)
Frases (51649)
Humor (20171)
Infantil (5588)
Infanto Juvenil (4932)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6349)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Agronegócio: vilão ou mocinho ??? -- 30/05/2010 - 11:02 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AGRONEGÓCIO: VILÃO OU MOCINHO ???

Desde o início do movimento ambientalista no Brasil surgiu um forte ativismo em torno da proteção da Floresta Amazônica.
Então, a preservação da Amazônia tornou-se bandeira de várias ONG’s Ecológicas e entrou no discurso político de vários partidos. Assim, a salvar a Amazônia adquiriu um caráter romântico, sonhador, quase utópico.
Volta e meia, são realizados shows e eventos envolvendo artistas com a finalidade de arrecadar verba para proteger indígenas ou seringueiros da Amazônia, como por exemplo, os debates promovidos pelo Cantor Sting, nos anos 80, e pelo Diretor e Cineastra James Cameron, em 2010.
Não há dúvida que a preocupação com a conservação da Amazônia é algo que precisa ser valorizado, mas por outro lado isso fez surgir a idéia de que os produtores rurais são os responsáveis pela destruição desse importante bioma, por meio do desmatamento e das queimadas ilegais.
Isso reforça no senso comum a necessidade de leis ambientais mais rígidas para impedir a suposta ocupação irresponsável da região Norte do país. E, recentemente, essa questão tem estado em alta com a discussão entorno da revisão do Código Florestal brasileiro (Lei Federal nº 4.771, de 15 de setembro de 1965).
Assim, é possível ver um consenso da população urbana do Sul e Sudeste com essas questões que envolvem a preocupação com a maior floresta tropical do planeta. Em tudo isso há um lado bom, mas é preciso olhar além, pois por trás dessa aparente generosidade e disposição para ajudar o meio ambiente é possível ver também que há uma visão equivocada acerca do importante papel que os produtores rurais desempenham, especialmente daqueles que vivem no Norte do país.
Em alguns casos é possível ver a questão ambiental tem um caráter fanático, até mesmo irracional por algumas pessoas que se dizem defensores da natureza. Mas, pelo que tenho visto a maioria das pessoas não sabe dizer exatamente como se deu a construção dessa imagem negativa acerca dos agropecuaristas.
Não podemos ter uma visão equivocada sobre os agropecuaristas. Não podemos taxar o homem do campo de inimigo da natureza, pois os agricultores e pecuaristas, nem nenhum outro segmento pode sofrer preconceituosamente pelos problemas ambientais de nosso país.
Hoje, é possível ver que na maioria das propriedades rurais há uma preocupação com a produção sustentável. Atualmente os produtores sabem que não há produção sem água ou em solos degradados. Eles sabem que nada cresce sem o equilíbrio da biodiversidade, tão importante para o controle de pragas e doenças.
É certo que temos muitas questões que precisam ser melhoradas no campo e, também, nas cidades, e certamente que não conseguiremos resolver tais problemas com dissensões e desunião.
Não é possível pensar na construção de um país melhor sem que a união esteja presente no nosso dia-a-dia. Verdadeiramente não conseguiremos alcançar esse objetivo se ficarmos buscando culpados ou fazendo alguém de bode expiatório. Para construirmos um mundo mais justo e ecologicamente equilibrado é preciso que todos, sem nenhuma exceção, estejam imbuídos nessa meta.

Publicado no Jornal O Girassol, edição n. 296, p. 07, de 16/06/2010. Palmas – Estado do Tocantins. Disponível em: http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=Opiniao&idnoticia=16330

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 378, p. 15, de 03/09/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui