BRASIL RUMO AO SOCIALISMO – I
General da Reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva
Ao assumir a presidência da República, em janeiro de 2011, Dilma Rousseff declarou em seu discurso de posse: “minha geração veio para a política em busca da liberdade, num tempo de escuridão e medo. Aos companheiros que tombaram nesta caminhada, minha comovida homenagem e minha eterna lembrança”.
O entendimento da presidente sobre liberdade e democracia ainda seria o mesmo dos grupos da luta armada socialista, à qual ela aderiu nos anos 1960/1970? O efetivo que ingressou na luta armada socialista, pertencente àquela geração, seria relevante?
Paulo Roberto de Almeida (sociólogo e diplomata) mostra a visão socialista de liberdade e democracia em seu blog “Diplomatizzando”: “Queríamos um regime à la cubana, embora alguns preferissem o modelo maoista. Pretendíamos um regime revolucionário, que começaria fuzilando burgueses e latifundiários. Essa conversa de democracia é para não ficar muito mal no julgamento da história. Eles não têm o direito de deformar a história ou mentir”.
Carlos Marighela ainda é um dos ícones da esquerda radical e preconizou, no Manual do Guerrilheiro Urbano, que “o guerrilheiro deve tornar-se agressivo e violento, voltando-se para a sabotagem, terrorismo, expropriações, assaltos, sequestros e execuções” (destaques feitos por mim). Esse “companheiro tombado” lutava por liberdade e democracia?
A esmagadora maioria daquela geração e do povo brasileiro não optou pela luta armada e apoiou o Estado na neutralização da esquerda socialista revolucionária, enquanto buscava a redemocratização pela via legal. Ao se homenagear antigos militantes daquela esquerda que, idealistas ou não, pretendiam impor uma ditadura totalitária no Brasil, devem ser lembrados, também, em nome da concórdia e da união, os cidadãos comuns por eles vitimados e os agentes do Estado tombados no cumprimento do dever. Tinham famílias e muitos também eram idealistas merecedores da lembrança de todos os brasileiros. Se alguns cometeram violações foram anistiados, assim como terroristas, sequestradores, torturadores e assassinos da luta armada socialista.
O socialismo foi experimentado pela primeira vez na antiga União Soviética (---). Após mais de meio século de experiência o socialismo demonstrou que é um sistema totalmente falido. Prova disto é o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano (---) se utilizarmos este índice, vamos verificar que entre os 38 países com índice de desenvolvimento humano muito elevado, não há nenhum país sequer que adote o regime socialista. E é o socialismo que Dilma Rousseff e o PT querem implantar no Brasil”.
Além disso, nos países onde o socialismo venceu assumiram ditaduras totalitárias responsáveis pelas maiores violações aos DH no século passado. O artigo de Luiz Felipe Pondé (24/02/2014), publicado na Folha de São Paulo, é bem claro sobre o que é o socialismo:
“Tem gente que ainda relaciona ‘socialismo e liberdade’, como se a experiência histórica não provasse o contrário (---) Alguns setores do pensamento político brasileiro são mesmo atrasados, e querem que pensemos que a esquerda representa a liberdade. Mentira (---) A esquerda é totalitária. (---) Professores pautados por esta mentira filosófica chamada socialismo mentem para os alunos sobre história e perseguem colegas, fechando o mercado de trabalho (---) A esquerda nunca entendeu de gente real, mas facilmente ganha os mais fragilizados com seu discurso mentiroso e sedutor, afirmando que, sim, a vida pode ser garantida e que, sim, a sobrevivência virá facilmente se você crer em seus ideólogos defensores da ‘violência criadora”.
OPORTUNAMENTE, SEGUIRÁ O "BRASIL RUMO AO SOCIALISMO - II"
MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Uma seleção de artigos. Imperdível!
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=12991&cat=Ensaios
Faça download do livro de Tuma Jr., ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES - UM CRIME DE ESTADO, clicando em
http://liciomaciel.wordpress.com/2014/01/15/tuma-jr-livro-download
A transcrição do livro de Tuminha pode ser vista em http://pt.slideshare.net/CelsoDaviRodrigues/livro-assassinato-de-reputaoes-tuma-junior
Leia os textos de Félix Maier acessando:
1) Mídia Sem Máscara
http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html
2) Piracema - Nadando contra a corrente (textos mais antigos)
http://felixmaier.blogspot.com/
3) Piracema II – Nadando contra a corrente (textos mais recentes)
http://felixmaier1950.blogspot.com/
Leia as últimas postagens de Félix Maier em Usina de Letras clicando em
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM
Para conhecer a história do terrorismo no Brasil, acesse:
http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/
|