Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62841 )
Cartas ( 21344)
Contos (13290)
Cordel (10349)
Crônicas (22569)
Discursos (3245)
Ensaios - (10544)
Erótico (13586)
Frases (51236)
Humor (20118)
Infantil (5546)
Infanto Juvenil (4876)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1380)
Poesias (141108)
Redação (3342)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2440)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6305)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Historiador documenta 300 anos de Inquisição em São Paulo -- 09/11/2015 - 23:10 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Historiador documenta 300 anos de Inquisição e perseguição aos judeus em São Paulo

O período da Inquisição em Portugal (1536-1821) deixou marcas e vítimas também no Brasil e, principalmente, em São Paulo onde, ao contrário do que se pensa, aquele tribunal atuou, incluindo aliás visitações do Santo Ofício.
Fizeram-se "fintas" (cobrança de impostos) exclusivas para cristãos-novos e registraram-se ondas de denúncia e caça aos judaizantes. Paulistas e seus parentes, tanto em São Paulo como em outras partes do Brasil e até de Portugal, foram presos pela Inquisição. Alguns acabaram executados ou levados à loucura por não compreenderem o "crime" que tinham praticado, outros morreram por tortura ou por doenças adquiridas pelas condições insalubres dos cárceres.
Tendo por fonte principal os registos e processos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, longamente pesquisados em Portugal e no Brasil até ao início do séc. XIX, Marcelo Meira Amaral Bogaciovas apresenta agora “Cristãos-novos em São Paulo (séculos XVI-XIX) assimilação e nobilitação” onde revela personagens que, no Brasil, sofreram perseguições devido à sua origem de família.
Esta obra aborda, sob uma perspectiva científica, uma realidade datada e muito concreta que fornece dados importantes para a genealogia lusófona. Ao estudo da integração deste grupo social na sociedade paulista e a nobilitação das famílias mais diferenciadas acresce o interesse que o tema só por si suscita.
Graduado e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, pesquisador e paleógrafo com vasta obra publicada que há vários anos acompanhamos, é também fundador e diretor da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (ASBRAP) e um assíduo frequentador dos arquivos portugueses.
Com prefácio de Mary Del Priore, “Cristãos-novos em São Paulo (séculos XVI-XIX) assimilação e nobilitação” foi lançado em 7 de novembro de 2015, durante o "Simpósio sobre a documentação do Tribunal do Santo Ofício: Suporte para a pesquisa genealógica e atribuição de cidadania portuguesa aos descendentes de cristãos-novos".
No Brasil, o livro pode ser adquirido através do e-mail: contato@asbrap.org.br
 
CRISTÃOS-NOVOS EM SÃO PAULO
AUTOR Marcelo Meira Amaral Bogaciovas
EDITORA Asbrap
QUANTO R$ 50 (480 págs.)
Fonte: Guarda-Mor
Divulgação: www.juliosevero.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui