LUTA DO HISTORIADOR ADRIÃO NETO
PELA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO PIAUÍ
(Revista INFORMAÇON, Informativo mensal da Academia Maçônica de Letras, Ano II, nº 5, Teresina, PI, outubro/dezembro 2017).
Depois da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo na Bandeira do Piauí e da inauguração das estátuas em homenagem aos vaqueiros e roceiros no Monumento Nacional do Jenipapo, o historiador ADRIÃO NETO busca apoio junto às autoridades e a várias instituições para implementar a construção de: UMA ESTÁTUA EQUESTRE DO CORONEL SIMPLÍCIO DIAS DA SILVA EM PARNAÍBA (na Praça da Graça, em frente ao Monumento da Independência), em reconhecimento à sua atuação no Movimento Separatista de 1822; UM MONUMENTO EM PIRACURUCA, dedicado ao Combate da Lagoa do Jacaré, ocorrido três dias antes da Batalha do Jenipapo; UM MONUMENTO EM UNIÃO, em homenagem às investidas vitoriosas dos independentes contra as volantes de Fidié, e UM MEMORIAL EM OEIRAS, a então capital do Piauí, em homenagem ao “19 de Outubro”, ao “24 de Janeiro” e ao “13 de Março”.
ADRIÃO NETO convoca a todos PARA QUE LUTEMOS PELA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO PIAUÍ, fazendo com que este tema seja incluído no currículo escolar das escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e privada de ensino do Piauí. CONVOCA também PARA QUE LUTEMOS junto ao Ministério da Educação e/ou junto aos historiadores e editoras PARA QUE ESTES FATOS referentes ao processo de emancipação política iniciado em Parnaíba (que culminou com a Batalha do Jenipapo), SEJAM VEICULADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL, ADOTADOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. Pois, não obstante, a Batalha do Jenipapo ter sido a mais sangrenta de todas as lutas em prol de nossa independência, tendo sido inclusive o fato marcante que a consolidou, constituindo-se numa das mais brilhantes páginas da História do Brasil, escrita com o sangue dos piauienses, maranhenses e cearenses, e, especialmente, dos vaqueiros e roceiros da macrorregião de Campo Maior, a historiografia oficial veiculada nos compêndios escolares não divulgam esta heroica epopeia de elevado valor histórico, que, sem dúvida, foi a mais notável de todas as batalhas em favor da emancipação política do Brasil.
ADRIÃO NETO luta também pela modificação do Brasão das Armas do Piauí. Pretende substituir a legenda em Latim IMPAVIDUM FERIENT RUINAE, inscrita abaixo do escudo, pela frase em Português O DESAFIO NÃO NOS AMEDRONTA.
Em busca da viabilização desses objetivos, o escritor ADRIÃO NETO já fez contato oficial com várias autoridades, dentre as quais, todos os Senadores do Piauí, todos os Deputados Federais do Piauí, o presidente da Assembleia Legislativa e todos os Deputados Estaduais do Piauí, o Ministro da Educação, o Governador do Estado, a Secretária de Educação, os Prefeitos e Presidentes das Câmaras Municipais de Parnaíba, Campo Maior, Piracuruca, União e Oeiras.
ADRIÃO NETO é dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista, com vários livros publicados. Autor da ideia da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo na Bandeira do Piauí e da proposta para homenagear os vaqueiros e roceiros, com estátuas, no Monumento Nacional do Jenipapo. É um dos escritores mais premiados do Estado. Sua produção literária tem como principal objetivo o estudo, a valorização e a divulgação do Piauí em todos os seus aspectos. Por conta de sua contribuição às causas sociais, intelectuais e culturais, por sua atuação como difusor, incentivador da arte e defensor da livre expressão através da cultura literária, e, especialmente pela relevância de sua obra, ADRIÃO NETO foi merecedor de inúmeras honrarias, dentre as quais destacam-se, a “Comenda Heróis do Jenipapo”, outorgado pelo poder público municipal de Campo Maior; “Comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, concedida pelo governo do Estado e os títulos de “Personalidade Cultural do Século”, outorgado pela Academia de Letras da Região de Sete Cidades; “Doutor Honoris Causa em Filosofia Universal, Ph I, Filósofo Imortal” e “Comenda Nacional do Mérito Literário”, outorgados pela Academia de Letras do Brasil (Região Metropolitana de Campinas) e o “Diploma de P ersonalidade Cultural da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, concedido pela UBE/RJ . Além de vários títulos de cidadania e de ter sido destacado com verbetes em várias obras a nível nacional, ADRIÃO NTO foi inserido no site: “Projetovip.net (Very Important People – Gente muito Importante), passando a integrar a honrosa galeria de fotografias/resumos biográficos de personalidades de todos os continentes (http//:www.projetovip.net/).
|