Entrevista com (Por: Maria Graça Melo)
1-O que é que a motivou e a levou a gostar de poesia?
Quando eu era adolescente, comecei a escrever o que eu sentia, isso me aejudava muito a enfrentar as dificuldades, fazendo-me gostar de poesias, sobretudo ler autores antigos, que é uma perfeita viagem no tempo.
2-Com que idade começou a escrever poesia? Dez anos
3-Tem alguma obra publicada? Sim . Não escrevo somente poesias, apesar de iniciar com esse genero literário. Tenho cinco livros publicados, o primeiro foi sobre A Sala de Aula; o segundo foi de contos, Conto & Reconto; o terceiro foi de poesias, Confissões Poeticas; o quarto foi de crônicas, Sobrevivendo; o quinto foi novamente de poesias, Mundo Poético, que está à venda.
4-Na sua opinião qual é a importância que os meios de comunicação social dão ao mundo literário, inclusive à Poesia. O que falta para uma maior divulgação da Poesia?
Acredito que a partir do advento da internet, a poesia tem sido muito mais difundida, entretanto precisamos de uma valorização maior, através dos grandes poderes, pois todos nós vendemos o sonho, mas esse sonho tem que ser financeiramente mais compensador.
5-Que pensa da APP?
Sou membro novo dessa entidade, estou muito encantado com as possibilidades, mesmo sendo daqui do Brasil, tenho muitos projetos em pauta e conto com a APP para que possa ter uma visibilidade maior.
6-Que projectos tem para breve?
Como disse anteriormente, temos muitos projetos em pauta, onde os principais são o Concurso Literário Poesias sem Fronteiras que tem quinze anos de sucesso; O Prêmio Literário Escritor Marcelo de Oliveira Souza, que tam sete anos de sucesso, ambos são eventos anuais que temos participação de pessoas de dentro e de fora do nosso país.
Temo um projeto mais novo que vemn dando muita repercussão, que é a Exposição Permanente do Escritor Marcelo de Oliveira Souza, onde fornecemos gratuitamente cópias das placas premiadas no Brasil e na Europa, mas precisamos que ela sejam expostas em lugares movimentados, também queremos fotos e videos com a colocação do material.
Temos placas espalhadas dentro e fora do páis, inclusive em Portugal, em Porto e Caminha, Univesidade de Porto e sub-prefeitura de caminha, respectivamente.
Esperamos ter a oportunidade de colocar mais uma na APP.
7 – Sabemos que tem uma voz maravilhosa (há quem lhe chame voz de anjo). Gosta mais de dizer poesia ou de cantá-la? Não tenho preferência, desde que possa expor a minha arte.
7-Muitas perguntas ficaram por fazer. Agradecemos o facto de se ter disponibilizado para participar nesta entrevista para o nosso Boletim. Por favor deixe uma mensagem para os leitores.
Estou encantado com a APP, tenho muitas expectativas, entretanto não fico somente esperando, tenho blogs, sites, redes sociais, principalmente os livros que publicamos individuais e os dos nossos eventos, ponho-me a disposição de publicar nos nossos meios homenagens pertinentes à entidade.
8-Sabemos que tem muita coisa escrita pelo que lhe pedimos que nos deixe um poema de sua autoria.
Dai-vos Luz!
Senhor Deus pai,
Senhor da união!
Dai-vos paz
Aos violentos de plantão,
Dai-vos reflexão
A quem deseja a destruição,
Dai-vos sabedoria
A quem aponta a mão.
Dai-vos ajuda...
A quem pensa em aniquilação,
Dai-vos sobriedade
A quem tem má intensão.
Dai-vos alegria
A quem vê tristeza, opção...
Dai-vos fé
A quem procura confusão,
Dai-vos cura
A quem a doença d’outros é solução.
Dai-vos sensatez
A quem desagrega multidão,
Dai-vos tranquilidade
A quem só vê alegria na desorganização,
Dai-vos fé
Aos fracos da oscilação
Dai-vos o resgate
A quem vê no desgaste a salvação,
Dai-vos entendimento
A quem destrói a compreensão,
Dai-vos o rumo certo
A quem desnorteia a razão,
Dai-vos luz Senhor,
A quem quer nos ver na escuridão!
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Dr. Honoris Causa Multi em Literatura
Blog http://marceloescritor2.blogspot.com
Instagram: marceloescritor
e-mail: marceloosouzasom@hotmail.com
|