Usina de Letras
Usina de Letras
197 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ações armadas comunistas na América Latina -- 12/05/2022 - 13:48 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ações armadas comunistas na América Latina:

Da Intentona Comunista às ações de Cuba

Por Félix Maier

https://felixmaier1950.blogspot.com/2021/04/felix-maier-curriculum-vitae.html

 

Leia o trabalho clicando no link abaixo:

https://felixmaier1950.blogspot.com/2022/04/america-latina-da-intentona-comunista.html

 

                       

                           SUMÁRIO

SUMÁRIO .............................................................................

Pg. 2

Ações armadas comunistas na América Latina: Da Intentona Comunista às ações de Cuba ................................

 

5

Intentona Comunista ...................................................

5

Ações cubanas na América Latina ........................................

8

Genocídio na América Latina ................................................

8

Komintern ............................................................................

10

KGB ......................................................................................

10

OLAS ....................................................................................

11

Processos de Cuba ...............................................................

11

Mito Palingenético ...............................................................

12

Grupos Paramilitares ...................................................

12

Relação de países latino-americanos atingidos pelo terrorismo comunista ...........................................................

 

13

1. COLÔMBIA .......................................................................

13

FARC – Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colômbia .......

13

M-19 – Movimiento Revolucionario 19 de Abril ....................

14

Bogotazo ..............................................................................

15

La Violência ..................................................................

15

Dossiê das FARC ..................................................................

15

MB – Milícias Bolivarianas ....................................................

16

ELN – Ejército de Liberación Nacional ..................................

16

Cartas de Raúl Reyes, líder das FARC, para Lula ..................

16

2. PERU ................................................................................

17

Sendero Luminoso ........................................................

17

MRTA – Movimento Revolucionário Tupac Amaru .........

17

Colina ...........................................................................

18

3. EL SALVADOR ...........................................................

19

FMLN – Frente Farabundo Marti para a Libertação Nacional .......................................................................

 

19

FPL – Forças Populares de Libertação ..........................

19

DRU – Direção Revolucionária Unificada ......................

19

Guerra do Futebol ........................................................

19

Pandillas ......................................................................

19

Franquia petista ...........................................................

20

4. NICARÁGUA .............................................................

21

FSLN – Frente Sandinista de Liberación Nacional .........

21

La Piñata ......................................................................

21

Irã-Contras ..................................................................

21

Associações de Amizade a Cuba ...................................

21

Los Muchachos .............................................................

22

Programa de Desminado ..............................................

22

Esquipulas, Plano de Paz ..............................................

22

5. ARGENTINA ..............................................................

23

Montoneros ..................................................................

23

El Monumento a la Memoria .........................................

23

Justicialismo ................................................................

24

Peronismo ....................................................................

24

6. URUGUAI ..................................................................

26

Tupamaros ...................................................................

26

7. GUATEMALA .............................................................

27

URNG – Unidad Revolucionaria Nacional Guatemalteca

27

EGP – Ejército Guerrillero de los Pobres .......................

27

MR-13 – Movimiento Revolucionario 13 de Novembro ..

27

FAR – Forças Armadas Rebeldes ..................................

27

8. MÉXICO ....................................................................

28

Liga Comunista ............................................................

28

EZLN – Ejército Zapatista de Liberación Nacional .........

28

Ninis ............................................................................

28

9. CHILE .......................................................................

30

MIR – Movimiento de Izquierda Revolucionaria ...........

30

FMR – Frente Manuel Rodríguez ...................................

30

Carta de Fidel Castro para o Presidente Salvador Allende .........................................................................

 

31

10. BRASIL ...................................................................

33

Forças Populares ..........................................................

33

Folhetos cubanos .........................................................

34

Guerrilha comunista no Brasil ......................................

34

Guerrilheiros da pena ...................................................

34

Honoráveis terroristas .................................................

35

Brigadas Médicas .........................................................

35

LEITURA RECOMENDADA:

HISTÓRIA ORAL DO EXÉRCITO – 31 MARÇO 1964 – Fichamentos feito por Félix Maier ................................

 

 

37

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 – Seleção de textos coletados por Félix Maier .............................................

 

37

A LÍNGUA DE PAU – Uma história da intolerância e da desinformação, de Félix Maier ......................................

 

37

RECORDANDO A HISTÓRIA, de Paulo Henrique Rodrigues .....................................................................

 

37

11. PARAGUAI ..............................................................

38

FULNA – Frente Armada de Liberación Nacional ...........

38

CNLTV – Coordinadora Nacional de Lucha por la Tierra y Vivienda ....................................................................

 

38

12. BOLÍVIA .................................................................

39

CNPZ – Comisión Néstor Paz Zamora ...........................

39

Katarismo ....................................................................

39

PEP – Partido Eje Pachacuti .........................................

39

CAPHC – Consejo Andino de Productores de Hoja de Coca .............................................................................

 

39

EGTK – Ejército Guerrillero Tupac Katari ......................

39

Brigada América ...........................................................

39

Companheiro ................................................................

39

Captura e execução de Che Guevara na Bolívia ............

39

Assassinato do Capitão Gary Prado ..............................

40

América Libre – Revista do Foro de São Paulo ..............

40

13. EQUADOR ...............................................................

41

¡Alfaro Vive, Carajo! .....................................................

41

Montonero Patria Libre .................................................

41

Etnonacionalismo .........................................................

41

14. VENEZUELA ............................................................

42

MBR-200 – Movimiento Bolivariano Revolucionario-200 ..............................................................................

 

42

FGAS – Frente Guerrilheira Américo Silva ....................

42

UTAL – Universidade dos Trabalhadores da América Latina ...........................................................................

 

42

FNB – Frente Nacional Bolivariano ...............................

42

ALBA-TCP .....................................................................

43

Jogo duro constitucional ..............................................

43

Eixo do Mal Latino-Americano ......................................

43

Socialismo do Século XXI .............................................

43

Carlos, o Chacal ............................................................

45

Árvore das Três Raízes .................................................

45

Dinossauros carnívoros & herbívoros ...........................

45

UnoAmérica ..................................................................

46

UNASUL ........................................................................

46

Polonetas, cubanetas, venezueletas .............................

46

“Anos de chumbo” .......................................................

46

15. GRANADA ...............................................................

47

MOOTW – Military Operations Other Than War .............

47

FORO DE SÃO PAULO ....................................................

48

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL .............................................

50

Bibliografia consultada .................................................

51

EPÍLOGO – Links para vários textos sobre as ações comunistas no mundo ..................................................

53

NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA!

54

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui