Depois de anos e anos viajando, quase sempre em trabalho, pela Índia, eu diria que…depende.
Porém, há algo que não se deve esquecer. Na sua larga maioria os restaurantes indianos na Índia, nada tem a ver com os restaurantes indianos que conhecemos aqui na Europa, EUA ou Canada. Também, há que ter em conta que a Índia é um país gigante e complexo, albergando centenas de culturas diferentes, e por conseguinte, culinária e restaurantes diferentes. Assim, a expressão comida indiana, só indica que vem daquela área, mas não define a sua verdadeira proveniência.
De uma forma geral, na cidade os restaurantes, particularmente aqueles que vivem do turismo, não são, digamos, muito diferentes dos nossos restaurantes. No entanto, nos restaurantes simples e na província, um ocidental, tem que estar preparado para ver coisas a que não está habituado. Desde coberturas (de plástico, toalhas de mesa não se usa lá) de mesa encardidas, mesas e cadeiras tão sujas que nem se vê a cor. Soalhos que estão cheios de nódoas e restos de comidas e depois não é fácil habituar-se ao facto que as pessoas lá gostam de tirar o pé da sandália e de o colocar descalço na cadeira. Outra coisa que tem que se habituar, é que todos comem com as mãos. Talheres, consistem numa colher. Já tive em restaurantes onde nem sequer existiam garfos.
Restaurante típico na província, onde raramente se encontra um turista
No entanto, depois de se habituar, vai-se verificar que a comida é boa, as pessoas agradáveis e que o que não mata, só nos põe mais fortes.
Notas de rodapé