Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63528 )
Cartas ( 21356)
Contos (13309)
Cordel (10366)
Crônicas (22590)
Discursos (3250)
Ensaios - (10780)
Erótico (13603)
Frases (52016)
Humor (20212)
Infantil (5654)
Infanto Juvenil (5010)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141417)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2445)
Textos Jurídicos (1976)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->31. TEOTÔNIO MEDITA -- 13/02/2005 - 15:04 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estimulado a refletir a respeito dos eventos da vida e da morte, Teo criou coragem para esquadrinhar todos os aspectos que lhe pareciam obscuros.
— Terá Ari competência para deslindar os segredos de minhas dúvidas? Não tem importância se algo ficar sem resolução: ao menos, terei discernido em que momento me encontro perante a evolução dos seres que demandam a glória do Pai.
Nesse ponto da meditação, deu como certo que estava a quilômetros das preocupações terrenas, dos ganhos e prejuízos do mister que exercia com proficiência. Mas precisou conter-se para não esvaziar o cofre das curiosidades simplesmente com o despejo dele no monturo das coisas desprezadas.
— Tenho de me perfilar perante o destino, para descobrir o que foi que herdei de bom da última caminhada sobre o solo da Terra. Pelo fato de ter ficado preso durante cinco longos anos, devo ter resgatado débitos variados, débitos causados por comportamento não consentâneo com as normas evangélicas.
Parou para pensar a respeito de como as frases se lhe construíam na mente, muito mais elaboradas do que o seu rápido raciocinar, como era de hábito quando se dispunha a planejar e executar as empresas em que se metia.
— Sempre fui muito conseqüente em relação aos elementos de que necessitava para cada atrevimento na área profissional. O mesmo não posso dizer quanto aos relacionamentos com as pessoas, em caráter afetivo. Dei de mim, muitas vezes, sem aguardar nada em troca, pelo prazer de me impor pela benevolência da oferta. Quanto dinheiro esbanjei para agradar os indivíduos que se propunham a me satisfazer o egoísmo!
Não gostou da linha intimista, porque estava ganhando contornos de indústria para a fixação do roteiro a ser argüido ao amigo paramédico.
— Devo adotar configuração mais realista. Por exemplo, não tenho como avaliar com exatidão qual o momento em que morri. Terá sido no instante em que fomos bloqueados no túnel? Ou terei sido executado depois, durante os longos desmaios, notadamente quando substituíram o primeiro carcereiro pelo gentil Severino? Se Ari tiver como me demonstrar esse ponto, deverei levantar a hipótese de que sabe a história de minha morte, ou seja, precisarei interrogá-lo a respeito desse conhecimento. Terá conversado com os demais membros do grupo que me assistiu, conforme me esclareceu, ou terá tido conhecimento através de relatórios escritos? Ou terei tudo registrado no inconsciente, o qual deve ser um livro aberto para os seres mais avançados? Outro ponto de interesse é saber como é que adquiri a facilidade de dissertar em terminologia desconhecida, jamais treinada durante a encarnação, apesar de ter ouvido Lídia explanar a respeito de Espiritismo.
Procurou na mesinha de cabeceira caderno e caneta, para ir anotando as questões. Não achou nada. Lembrou-se de que recebera papel na câmara de compensação corpórea…
— De onde me vêm essas intuições? Quando estava encarcerado, pensei, em diferentes ocasiões, estar sendo influenciado pelo mundo espiritual. Mas, agora que me vejo imerso nele, não se justifica o contato mediúnico. Então, não devo estar sendo inspirado pelos mentores ou preceptores das instituições de que este hospital deve ser apenas minúscula célula.
Teotônio quis rememorar os dados até então questionados e percebeu que todos estavam nítidos na memória. Era apenas desejar recompor os tópicos, que todos se apresentavam na ordem mesma em que foram destacados.
— Não me lembro de ter a faculdade de organização tão elaborada. Minha memória sempre foi muito boa, mas a este ponto de reconduzir os pensamentos pelas mesmas sendas de outros momentos, capaz de visualizar os…
Suspendeu a meditação, para deixar fluir apenas os dados catalogados na memória. Eximia-se de comentar as idéias, para verificar se o cérebro estaria caminhando sozinho.
— Se o sangue corre pelas veias sem que haja domínio dos movimentos peristálticos pelo consciente, talvez o fluxo das recordações também se faça sem apelo da vontade, bastando que haja simples desejo. Eis diferença que preciso caracterizar entre vontade e desejo. Talvez, nesta pesquisa, me falhem os conhecimentos adquiridos por esforço de aprendizagem. No entanto, enquanto me preocupo com os elementos novos que a mente esquadrinha, existe a certeza de que a memória está pronta ou apta para recapitular tudo.
Fechou os olhos e imergiu em profundas reminiscências de vida. Contrariamente ao costumeiro obumbramento dos fatos em que se envolvera vivo, passou a reviver os acontecimentos como se estivesse, de novo, no local e no instante em que a mente se fixava. Foi assim que chegou à vida intra-uterina, quando sentia os mesmos impulsos vitais primitivos, caracterizando as impressões não como fruídas mecanicamente mas com a novidade da percepção crítica do presente.
— Terei capacidade para volver para antes da concepção?
Esforçou-se, contudo estava a memória bloqueada. Não conseguiu retrogradar para além do ventre materno.
— Eis excelente pergunta a ser encaminhada ao enfermeiro de minha alma.
A palavra alma despertou-o para outro mundo de informações para as quais não obtinha respostas plausíveis. Considerou que muitos tópicos recebiam adequados encaminhamentos pelas hipóteses de soluções que era capaz de fomentar. Finalmente, raciocinou com clareza que não obteria o saber universal de um momento para outro.
— Devo considerar-me satisfeito com a descoberta de muito eficaz arcabouço intelectual. Também, pelo prisma do envolver-me nos sentimentos, tenho de ficar alegre, já que não me vi acusado de nada, tantas eram as culpas que me afligiam na câmara de compensação…
Não tendo como ir adiante, porque exausto, resolveu deixar-se embalar por tranqüila sensação de paz, recitando um pai-nosso que não chegou a concluir.
— Se Deus me propiciar repousante sono, amanhã estarei restabelecido para enfrentar as explicações cármicas do protetor.
Foi o último lampejo do cérebro, antes que se engolfasse em seu interior, para receber o influxo das recordações subjacentes à derradeira peregrinação terrestre. Ia conhecer aspectos da realidade anterior sobre que não tinha nenhuma ascendência pela vontade, apesar do forte desejo de torná-la presente na consciência.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui