Com o libreto na mão, Teo se pôs de sobreaviso para as informações que alcançou catalogar nos últimos tempos. Tinha de transformar os elementos e noções em ganhos espirituais, tais como as provocações de Severino quanto à melhor solução socialista em relação à capitalista.
— Eis aspecto muitíssimo importante para a compreensão da atual conjuntura. Enquanto julgava o carcereiro bandido, podia aspirar a tê-lo em campo neutro, oferecendo resistência às diretrizes que desejava impor-me. Vendo-o como espírito a serviço da causa da assistência, membro de sociedade de socorro e encaminhamento cármico e doutrinário, tenho de respeitar-lhe os dizeres, como produto de bem formulada teoria, já que os meus hábitos de raciocínio se acham fundamentados no tirocínio haurido das metas meramente materiais, conquanto possa estar em fase de aprimoramento dos conhecimentos intrínsecos, aqueles que me configurarão a personalidade, a partir dos princípios evangélicos.
Parou para refazer o pensamento, no intuito de descobrir falhas metodológicas na apreciação dos eventos que se desenrolavam em função do estado em que se encontrava.
— Devo estar merecendo caminhar um passo à frente, porque recebo auxílio especial. Isto deverá ser motivo de felicidade. Pelo que posso deduzir das palavras de Ari, muitos seres, ao abandonarem o invólucro carnal, descaem em profundo abatimento, incapazes para a absorção dos ensinamentos que os amigos mais adiantados na senda evolutiva têm preparado, como este pequeno sinal de aperfeiçoamento educativo, um livro de orientação adequado para quem esteja no limiar da esfera seguinte, segundo o adiantamento incessante que todos deveremos conseguir, para fazermos jus ao título de filhos do Senhor.
De novo suspendeu a linha de pensamentos, para argüir das dificuldades estruturais do mundo que estava criando para si mesmo.
— Estou adentrando vigorosamente neste conjunto existencial, mas nada conheço que possa parecer indício de que por aqui tenha caminhado antes. Não há nenhuma reminiscência desta situação de atendimento de sofredor, embora me sinta com força bastante para regressar ao campo corpóreo, para encetar de novo as jornadas na carne, jornadas que devo ter desperdiçado desde várias encarnações.
Atinou para a convicção reencarnacionista, conquanto não se recordasse de nada parecido em sua filosofia durante a vida.
— Também não me detive na observação dos fenômenos espirituais. Mas Deus deve ter suas razões para propiciar aos seres essa transitória passagem pela Terra… Será que, nos outros corpos celestes, existem seres em trânsito, apesar de as condições de vida serem diferenciadas? É de se acreditar que sim, porque não há como considerar Deus perfeitíssimo, inteligência suprema do Universo, e deixar correr solta a idéia de que possa ter executado a criação para gáudio pessoal, para usufruto decorrente do desfastio ou do tédio eternal, brinquedinho de que se desfaz a cada vida deflagrada, para renovar em seguida, indefinidamente.
A idéia de Deus parecia fixar-se segundo os atributos da perfeição: infinitamente bom, infinitamente misericordioso, infinitamente justo, único, imaterial, absoluto perante o relativo da humanidade, inequivocamente impassível de acrescentamento de quaisquer virtudes.
— Tenho de configurar o Pai como…
Não se adiantava nas conjeturas filosóficas.
— Por mais que possa compreender Deus como eterno, imutável, absoluto, não tenho capacidade para abrangê-lo pela inteligência. Eis onde devo fazer valer a fé, considerando a idéia como exeqüível pelos princípios de que se origina, sem possibilidade de comprovação experimental. É na ciência humana que se parte dos objetos para a determinação do que há de verdade nas hipóteses, para a fixação das teses, empiricamente. No campo do pensamento abstrato, as noções têm de ser plausíveis, formuladas sem contrariarem o bom senso, segundo um raciocinar puro e despojado de preconceitos.
Notou Teotônio que segurava a pequena obra fechada. Sua ousadia restringia-se a concentrar-se na área dos próprios pensamentos, inseguro para as verdades que ali pudessem estar registradas.
— E se me frustrarem as expectativas de que tenha em mãos a sabedoria capaz de ser compreendida nestas paragens não tão diferentes do mundo terráqueo? Se bem me lembro, os docentes universitários possuíam cabedal vastíssimo, nos quais se encerravam as teorias dos avatares da humanidade. Não poucos filósofos e pensadores foram capazes de estabelecer doutrinas consistentes, fundamentadas em princípios vigorosos, raciocinando sob o impacto direto dos cálculos matemáticos, dos apanhados físicos, das conquistas químicas, das pesquisas genéticas. Estarão os daqui adiantados ou menosprezam os conhecimentos dos humanos, praticando, tendo em vista sua realidade, outra maneira de observar e decifrar a existência? No mínimo, a influência direta do fato de estarem imersos na densidade da matéria, deve trazer características próprias ao argüir-se a verdade. Libertos para outra essência, quintessenciados, por assim dizer, os espíritos devem propender para apreciações mais sutis, mais abrangentes, uma vez que acumulam o saber anterior aos elementos extraídos desta dimensão.
Outra vez Teo se viu sem coragem para a abertura do livro. No entanto, algo lhe dizia que estava progredindo, tanto que era capaz de reproduzir as lições que vinha arquitetando, na montagem sutil do arcabouço…
— Por que devo estar confabulando perenemente comigo mesmo? Quando intento estabelecer os parâmetros das idéias sobre que devo sedimentar os conhecimentos, construo o pensamento de forma a dar a entender que devo examinar com olhos alheios se estou sendo coerente, se estou sendo convincente, se estou sendo pragmático. De repente, desvio-me do tema em pauta e a mente passa por tremenda voragem de imprecisas notações, como se estivesse comprometido com velhos e superados ideais, como se a rejeição dos valores da matéria não subsistisse como procedimento aceitável, mas devesse merecer a consideração de sua importância, para a função vital de manutenção do ser equilibrado socialmente, gregariamente, tendo em vista a necessidade de se inserir no status quo.
Resolveu que a última reflexão se perdia em desvãos mentais desconhecidos, sem a precisão do sistema adotado para as questões externas, sem envolvimento do personalismo da estrutura psicossomática ou cerebrina.
— Tanto no pensamento elaborado e consistente, como na voragem das impressões subjetivas, estou a dever a compreensão da realidade que analiso. Vou abrir o livro e pôr um ponto final nesta indecisão conjuntural de quem se vê tão pequenino perante a força estuante da camada energizada…
Não teve como encerrar a frase. Abriu o livro. A primeira questão se apresentava com total clareza:
— Que é Deus?
Em seguida, vinha a observação:
— Avalie se o resultado de sua meditação está de acordo com a nossa idéia.
Teotônio maravilhava-se.
— Este povo é terrível. Não é que manufaturaram obra que independe de ser lida para o efeito de transmitir os conhecimentos!
Leu:
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. São seus atributos…
Teo percorreu todos os itens da descrição da noção de Deus que os pensadores do etéreo desejavam ensinar-lhe. Coincidiam, em grande parte, aos tópicos que levantara e que se evidenciavam com clareza perante os olhos, como se se espelhassem em tela vivíssima de luz.
— Graças a Deus, estou recebendo atenção muito superior a qualquer coisa que conseguisse imaginar. Terei condições morais para prosseguir merecendo tal distinção?
Dessa vez não chorou, mas beijou demoradamente a capa primorosa do pequeno livro. Estava deveras reconhecido pela assistência que recebia.
— Será que Ari está disponível para trocarmos idéias? Reúno condições de vibrar em consonância com o desejo puro que sinto para agradecer-lhe a orientação? O meu pensamento atravessará o espaço em comunhão vibratória, para avisá-lo de que estou cativo em seus afetuosos laços, tanto amor sinto imantar-me a partir dos fluidos que, decerto, foram depositados nestas sagradas páginas?
— O que você está querendo, na verdade, além de expressar júbilo e admiração, é conhecer os processos que utilizamos para a confecção desse artefato que lhe parece tão extraordinário.
— Perdoe-me, mas verifico que vocês têm recursos sobre os quais não tenho nenhuma informação. Sinto-me no jardim de infância.
— Precisamente. Mas essa impressão irá transformar-se rapidamente em certeza, momento em que irá concordar com Sócrates, quando dizia que era superior aos outros porque sabia…
— … que nada sabia…
— … que sabia que nada sabia.