Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63671 )
Cartas ( 21371)
Contos (13315)
Cordel (10368)
Crônicas (22592)
Discursos (3253)
Ensaios - (10816)
Erótico (13604)
Frases (52125)
Humor (20223)
Infantil (5672)
Infanto Juvenil (5034)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1388)
Poesias (141122)
Redação (3384)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2446)
Textos Jurídicos (1979)
Textos Religiosos/Sermões (6422)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->EU, UM POETA? VOCÊ TA BRINACANDO! -- 25/01/2007 - 14:13 (ARY CARLOS MOURA CARDOSO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Perguntou-me alguém: “Por que és Poeta?” Eu, respondi, um Poeta? Você ta brincando! Se o fosse, Camões, Cervantes, Shakespeare, Goethe, Eliot, Baudelaire, Fernando Pessoa, Drummond, Patativa do Assaré, entre outros, seriam o quê? Não, a palavra Poeta não se aplica a qualquer um.

É o mesmo absurdo que muitos cometem ao chamarem ator de artista. Aquele, apenas representa e este é quem cria. Ou ainda usarem o signo bailarina tanto para uma “reboladeira de bunda”, como para uma Ana Botafogo. Mesmo com as crises semânticas atuais, com tantos cinismos, com tantas sem-vergonhices, Poeta, Artista e Bailarina carregam, sim, significações específicas.

Nem todo autor é Escritor, assim como nem toda produção literária é Literatura. De modo que, no meu caso, não passo de mero versejador. Sem dúvida, não me lanço num vazio conceitual. O que me leva a escrevinhar são os problemas da existência, em outros termos, escrevo porque me sinto radicalmente perplexo ante a vida. Se soubesse das coisas, confesso, não versejava. Viveria em puro estado de êxtase e transcendência inefável. Se as questões humanas mais elementares estivessem resolvidas, para que Arte ou exercícios em sua direção?

A Poesia existe porque estamos absolutamente perdidos, por isso ela incomoda, por isso ela provoca. Eu, um Poeta? Você ta brincando!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui