Hoje o Templo da Boa Vontade celebra 21 anos. Fundado por José de Paiva Netto, aos 21 de outubro de 1989, o Templo da Paz, do Ecumenismo ou o Templo da Humanidade, tornou Brasília o centro espiritual, como previra Dom Bosco.
Denomino-a Templo da Humanidade, porque congrega povos de todas as religiões, opiniões e etnias. Não me refiro a raças, porque existe somente a raça humana. Não existem raças humanas.
Realmente, não importam os ritos, as religiões, as opiniões, porque todas merecem ser respeitadas e a essência das coisas é a mesma em todas as religiões e consciências, não importam o tempo, nem o espaço, variando apenas a forma e os caminhos do percurso, convolando o pensamento de que um só é o ser humano e Um só é Deus, esta energia infinita e presente em tudo.
E o Templo da Boa Vontade tornou Brasília mais rica, mais soberba e mais espiritual.
Se o ser humano atingiu os píncaros do progresso científico e material, já o progresso espiritual está aquém do desejado. Quando, porém, houver o equilíbrio entre a matéria e o espírito, certamente, ser-nos-á revelado por que e para que estamos aqui e também o mistério da vida nos será revelado.
Que o Altíssimo ilumine a todos nós, a toda a humanidade, nestes momentos de dor, de incompreensão, de inversão de valores, mas também de muita esperança de que o homem há de compreender que é melhor viver em paz, em harmonia e todos se abraçarem, nem gesto de pura felicidade.
Leon Szklarowsky
BSB 21OUTBRO2010-10-21
Lida, no Templo da Boa Vontade, durante a solenidade comemorativa do 21º aniversário de sua fundação.