Usando a imaginação, podemos criar uma notícia fictícia, a partir das duas reais que se seguem:
Primeira Notícia Real:
Um tesouro em moedas de ouro, avaliado em 33 milhões de cruzeiros, foi recuperado dos destroços do navio de guerra Kronan, do século XVII, que era o orgulho da marinha sueca, até afundar numa batalha. (Jornal da Tarde, 27/10/82)
Segunda Notícia Real:
O trombadinha O.A.S. roubou um colar de ouro de uma senhora na Avenida 9 de Julho com Rua Cuba, ontem à tarde. Perseguido por policiais, ele, apavorado, acabou engolindo o colar. Mas não escapou do flagrante, pois uma radiografia tirada no Hospital Santa Paula mostrou nitidamente o cordão de ouro em seu estômago. Hoje a polícia pretende reaver a jóia, que deverá ser expelida por "vias normais" (Folha da Tarde, 25/02/82)
Notícia Fictícia:
O trombadinha O.A.S. seqüestrou, em 9 de julho passado, nas costas de Cuba, um navio que carregava um tesouro em moedas de ouro, avaliado em 33 milhões de dólares. Posteriormente foi divulgado que se tratava de Kronan, "o Bárbaro", um navio de guerra do século XVII, orgulho da marinha de seu país. Perseguido por patriotas marinheiros suecos, engoliu o navio. Mas não escapou do flagrante. Isso porque a rainha da Suécia, elegantemente vestida, ostentando um deslumbrante colar de ouro, determinou a realização de uma radiografia que, feita no Queen Hospital, em Estocolmo, mostrou nitidamente o navio no estômago do delinqüente. A embarcação deverá ser expelida por "vias normais", só que não se sabe quando. Para facilitar o trabalho de recuperação da nau, a marinha solicitou os préstimos de engenheiros do governo, com a finalidade de se construir um eclusa no interior do marginal. (Jornal do Zito, 08/06/94)