O malcriado e irreverente morador do Juazeiro do Norte, cidadão que atende pelo vulgo de “Seu Lunga” não aceita pergunta besta. A resposta é em cima da bucha.
“O velho estava na rodoviária prestes a embarcar quando lhe aparece um sujeitinho enxerido com papo furado: “Seu Lunga” vai viajar”?
- Eu vou para Fortaleza.
O senhor vai morar lá? – Não, somente a passeio.
- Então Seu Lunga, o senhor não vai para Fortaleza, o senhor vai à Fortaleza. O carrancudo fechou a cara tomou o transporte e partiu.
Uma semana mais tarde, “Seu Lunga” de regresso ao Cariri encontra com o mesmo sujeitinho perguntador na rodoviária de Fortaleza. Ele todo cheio de gracejo: “Seu Lunga”, viajando novamente?
- Eu vou à Juazeiro do meu Padim Pade Ciço.
- Seu Lunga como o senhor mora no Juazeiro, o senhor não vai à Juazeiro, o senhor vai para Juazeiro.
O velho evita ser estupidamente ignorante, baixa a cabeça e cala. O intrometido não se contenta e investe novamente. Seu Lunga ficou chateado com minha observação? Não, seu moleque, estou apenas matutando para saber se lhe mando à “puta que o pariu ou para puta que o pariu”.