"Há décadas os cubanos fazem piadas com a morte de Fidel Castro, a quem chamam, às escondidas, de o comediante-em-chefe ". Aqui, algumas delas:
1. Qual seria o melhor lugar para enterrar Fidel? , pergunta a professora a seus alunos.
Na Praça Vemelha, junto a Lenin , diz Roberto.
Na França, ao lado do túmulo de Napoleão , diz Maria.
No Santo Sepulcro, junto a Jesus Cristo , diz Juan.
Não, aí não , responde a professora. Vai lá que ele resolva ressuscitar no terceiro dia!
2. Fidel Castro está morrento e chama seu irmão Raúl. Raúl, estou preocupado com o futuro do nosso povo. Você acha que eles vão seguir você como novo líder?
Claro, Fidel, nunca duvide disso.
E se eles não te seguirem?
Se isso não acontecer, prometo que eles vão seguir você.
3. Fidel e Bush encontram-se no inferno. Bush, preocupado com a situação dos Estados Unidos após sua partida, pede ao diabo para usar o telefone. O presidente americano fala por dois minutos e paga 3 milhões de dólares. Fidem também quis saber como andava Cuba. Depois de três horas ao telefone, Fidel pergunta ao diabo quanto lhe deve. São 35 centavos , diz o diabo. Espantado, Fidel pergunta por que a ligação para Cuba era tão barata. O diabo responde: De inferno a inferno, a chamada é local .
4. Fidel morre e vai para o céu. Como não estava na lista, São Pedro manda-o para o inferno. O diabo o recebe e diz: Olá, Fidel, estávamos esperando você. Aqui você se sentirá em casa .
Fidel responde:
Obrigado, Satanás, mas estive no céu antes e lá deixei minhas malas .
O diabo diz a Fidel para não se preocupar, pois enviará dois diabinhos para pegar a bagagem. Os diabinhos chegam no céu, mas encontram as portas fechadas. Decidem pular o portão e pegar as malas assim mesmo. Dois anjinhos assistem a tudo, inconformados. Um diz ao outro:
Não faz nem dez minutos que Fidel está no inferno e já temos refugiados ."