Para estrangeiros, Lula diz que Brasil precisa de “Operação Mãos Limpas”
Blog do Diego Casagrande - 03.11, 14h16
O discurso pode não funcionar para o público local, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua tentando manter a pose de estadista mundo afora. Em entrevista concedida aos jornais La Repubblica (italiano), El País (espanhol) e Le Figaro (francês), o petista atacou de “reforma política” para “eliminar a corrupção”.
Para ilustrar, Lula citou que seria necessário “um processo que já aconteceu antes na Espanha, na Itália e na França”. Ele se referia à Operação Mãos Limpas, que nos anos 90 que desbaratou um grande esquema de corrupção e crime organizado na Itália.
“Queremos uma legislação que permita a renovação dos partidos políticos, que haja fidelidade partidária, estabilidade interna mediante uma lista de candidatos e que o financiamento dos partidos seja público, e não privado”, defendeu o presidente reeleito.
Para os estrangeiros, Lula se vangloriou de ter realizado um primeiro mandato caracterizado "por uma política de luta contra a corrupção". "Os dados da Polícia Federal mostram que os casos que descobrimos operavam há anos no País e ninguém dizia nada", justificou.
Obs.: Lula, o único responsável pela Operação Mãos Sujas (mensalão, valerioduto etc.), falar em Operação Mãos Limpas, é a piada do ano. Uma piada, aliás, sem nenhuma graça (F.M.).