Existem palavras estranhas a um grupo de pessoas, mas extremamente usadas em certas regiões do país. Outro dia tomei conhecimento de uma delas: JACUBA.
Fiquei um bom tempo sem entender, até que me explicaram que é um tipo de prato altamente calórico feito com rapadura, farinha de mandioca, queijo e café quente. Nas roças, é usado para engordar crianças com dificuldade de ganhar peso. Fácil de fazer, pois apenas se misturam os ingredientes sem levá-los ao fogo.
Também fiquei sabendo de uma figura folclórica da cidade do Serro (MG). Meio doido, levava como apelido esse nome estranho.
Jacuba era um sujeito desses de rua, que não oferecia grandes riscos, e perambulava pela cidade apenas xingando a criançada que, sem ter a quem mais incomodar, mexia com ele gritando seu apelido.
Ele ficava nervoso e respondia com vários palavrões enquanto a molecada debandava em risadaria.
Para chateá-lo ainda mais, os meninos descobriram que ele se enfurecia de vez se gritassem os ingredientes da dita iguaria ao invés de chamá-lo pelo nome da mesma.
A partir daí não lhe deram mais paz e quando o pobre homem aparecia na pracinha da cidade começavam a gritar dos quatro cantos, confundindo ainda mais a cabeça do coitado!