Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63118 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22576)
Discursos (3248)
Ensaios - (10643)
Erótico (13588)
Frases (51587)
Humor (20166)
Infantil (5584)
Infanto Juvenil (4926)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141250)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6342)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Olho no lance de 17 de fevereiro de 2003 -- 17/02/2003 - 15:41 (Douglas Lara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Olho no lance de 17 de fevereiro de 2003
E SE O BRASIL PEDISSE DE VOLTA SEU DINHEIRO?
Ministro discutirá acordo de cooperação com procurador suíço

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, se reunirá com o procurador Geral da Suíça, Valentin Roschacher, nesta segunda-feira (17/02) para tratarem do acordo de cooperação judiciária em matéria penal entre os dois países. A visita faz parte da viagem de Roschacher ao Brasil para conhecer o sistema jurídico do país, manter contato com o procurador-geral da República brasileiro e levantar informações para fechar o acordo.

continua ...

Senadora Ideli Salvatti (PT-SC) , quer CPI sobre remessa ilegal de dólares

Brasília - A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) começou a recolher nesta quinta-feira (13/02/2003) assinaturas para a criação de uma CPI destinada a investigar a remessa ilegal de dólares para contas bancárias em paraísos fiscais. A CPI já tem o apoio do líder do PT no Senado, Tião Viana (AC).

continua ...

19/01/2003
OUSAR O IMPOSSÍVEL
De Rui Martins para Douglas e Amigos

E SE O BRASIL PEDISSE DE VOLTA SEU DINHEIRO?

As observações de hoje do Douglas Lara ficaram ressoando na minha cabeça e me levaram a pensar alguma coisa mais séria do que a simples denúncia, comentário ou protesto, restritos aos leitores dos nossos correios eletrônicos.

continua ...

Além disso, existem os equivalentes a cem bilhões, segundo denúncia de Jean Ziegler, depositado desde a época da ditadura por militares e políticos que recebiam comissões. E nesse total estão também milhões desviados para escapar ao fisco.

Paralelamente, a União Européia está fazendo marcação cerrada em cima da Suíça para acabar com o segredo bancário, que permite evasão de muito capital para escapar dos impostos, sem se falar nos diversos tipos de lavagem de dinheiro.

No caso do dinheiro bloqueado, não há nenhuma dúvida, não há necessidade de prova, a Suíça é depositária. Mas depositária in dolo, porque mantém um tipo de função bancária que origina o desvio de dinheiro e oferece a possibilidade de receptação de quantias desviadas do erário público de outros países.

continua ...

Olho no lance de 18 de janeiro de 2003.
Duvidar do óbvio.

Você pode ir com a maioria ou tentar ver se existe outra forma de se resolver todo e qualquer assunto. O que nos chama a atenção é a persistente afirmação que os 36 (eram 32)milhões de dólares agora em bancos suíços só poderão ser repatriados quando a ação contra os funcionários públicos do RJ estiver encerrada, e os responsáveis condenados.

Estamos constatando uma insistente repetição da mídia de que o Brasil não tem acordo internacional com a Suiça de repatriação de desvio de dinheiro. Explicam também que se fosse com os EUA seria diferente. Ai a TV aparece mostrando o prédio onde o juiz Lalau tinha um luxuoso apartamento e informando: No caso do Lalau foi fácil (foi?) e o resultado da venda do imóvel já voltou para o Brasil.

Pensamos ser muito fácil convencer qualquer pessoa que é difícil tirar (repatriar) dinheiro da Suiça, que por definição é um país que vive apenas de dinheiro de ditaduras, de tráfico de drogas, seqüestro e outras fontes ilegítimas. Será que estou sendo tão chato como discurso de posse de ministro, exceto aqueles que o Gilberto Gil está presente?

Isso não é verdade, pois existem grandes conglomerados suíços, dos quais um está no Brasil, conhecidíssimo - tem até propaganda e sorteia carros nos programas do Gugu e do Faustão.

Pergunto e perguntar não ofende (parece que tudo na vida é pergunta, mas tudo na vida é resposta, cutuca Renata Mei Hsu), pergunto: Não seria o caso de solicitar o aval de 36 milhões de dólares ao banco suíço, para garantia de títulos da divida publica do estado do Rio de Janeiro. Tudo a custo zero ... E quem compraria os tais titulos para que este dinheiro agora na Suíça entrasse nos cofres do estado do RJ? Estou certo o presidente do BC tem as respostas.

Não gostou da idéia, imagine outra forma e pare de repetir o que convenientemente estão divulgando.

Duvide do óbvio! Não copie, crie, invente...
Bom fim de semana com criatividade!

Douglas Lara,
é editor do jornal eletrônico Acontece em Sorocaba.
=======

2003, ano de amor e esperança
www.sorocaba.com.br/acontece
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui