LEGENDAS |
(
* )-
Texto com Registro de Direito Autoral ) |
(
! )-
Texto com Comentários |
| |
|
Infantil-->Inreceitando frangu caipir i pinga -- 11/12/2003 - 21:49 (Ujeca) |
|
|
| |
Premêro corri atráis du frango pêla órta inté pegá ele... Insfaqueia na guela deli, modi cumê u sanguin cuizido di tira gostu.
Bão... premêro us gridienti di cuzinhá.
U frangu, qui cê já pegô.
A garrafin da braquela marvada, qui cê já comprô.
Batatinha ingrêsa, da caipira, qui ocê já tinha prantado i cuído.
Ervia da órta, acumpanhada cuns tumatinhu machu.
Banha di porco.
Adipená u frango, mái moiá antis na agua quenti pra modi as pena saí sem si empená.
Ranca as tripa tudo i joga nu rio, prá limentá us pexe lambari pra módi pode pescá di tarde cum isca di cupim.
Iscascá as batatin i cortâ in quatro pedaçu. Si fô batata grandi, corté in oito. Si fô das maió, corta in dizessies, sô.
Panela di ferru nu fugão di lenha. Sar di a gosto... pói sê di setembru mêmo, si nun tivé a gosto.
Premero ditudo, aintão, abri a rôia da garrafa i vira um gole na guela... Na sua guela, sô... a guela du frangu cê já cortô, sô...
Bota cebola cum aío cortadin e socadin, que ocê já tinha feito na vespra.
Aponha a panela nu fogu aceso cum sabuco di mio peladio, a banha, u sar cu áio e insperá chiá...
Quandu chiá, se carca mái um goli da marvada e meti u sangui cuaiado na fritura inté intumecê...
Quando intumecê u sangui, toma otro goli i cumi u sangui intumicido di pur cima da marvada...
Bota u sangui na fritura... ói sô... bota u franguin cortandim na fritura, qui u sangui cê já cumeu...
Dêxa fritá i vái carcando uns gole di pinga... cuidadin prá num si tontiá, sinão o franguin quêma.
Fritô, jóga água di pur cima da fritura i toma mái um traguinho da marvada.
Ferveu, meti us tumati machu di pur cima du frangu, toma mái un goli i péga un tumatin na panela i cómi di tira gostu. Cuidadu prá num quermá a mão.
Ferveu punha uma aquinha e dêxa fervê di novu. Ferveu di novu, mete as batata di pur cima i toma mái um goli...
Treis óra dipois, si aindá tivé pinga na garrafia i franguin na panela di ferru, podi cumê qui tá prontin.
|
|