Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63135 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10646)
Erótico (13588)
Frases (51609)
Humor (20167)
Infantil (5584)
Infanto Juvenil (4928)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141261)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6344)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O MIOSÓTIS -- 27/03/2012 - 10:57 (MARIA HILDA DE J. ALÃO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O MIOSÓTIS

Maria Hilda de J. Alão

A vovó colhia flores no jardim ao lado do neto e ia dizendo a ele o nome de cada uma.
- Esta é uma rosa, este é um cravo, esta é a margarida, esta é a violeta. Viu querido, como são lindas?

O menino, distraído, olhava para o chão até que chegou a um canteiro de florezinhas azuis. Chamou a avó e perguntou:
- Vovó, qual é o nome desta florzinha azul?
- Ah! Esta é o miosótis.
- O nome é engraçado, mas ela é muito bonita! – exclamou o menino querendo saber quem deu o nome e o porquê da cor azul.

- Sabe, meu filho, diz uma lenda que quando Deus criou as flores ele não deu nome a nenhuma. Um dia, quando Ele apreciava as belezas do jardim do Paraíso, chamou Adão e lhe disse:

- Quero que dê nome a todas essas flores sem se importar com o tamanho.
- Assim será feito, meu Deus. – respondeu Adão com todo o respeito.
E Adão começou seu trabalho de nomear aquelas flores maravilhosas. O dia estava chegando ao fim. Adão fez a última checagem para ver se todas as flores estavam devidamente nomeadas como ordenou Deus. Surpresa! Faltava aquela flor branquinha que pedia a Adão: “nao-te-esqueças-de-mim. Ao que ele respondeu:

- Este será o teu nome.
O tempo passou. Adão foi expulso do Paraíso e chegamos ao tempo de Jesus pregando para todos. O Miosótis continuava a florescer. Os romanos prenderam e condenaram Jesus à crucificação. A mãe de Jesus, Maria, acompanhava o calvário do filho e ajoelhada ao lado da cruz ela derramava lágrimas de dor. As lágrimas da mãe caiam e molhavam as pequenas flores brancas que rodeavam a cruz.

A cada lágrima rolada dos santos olhos sobre elas a cor ia mudando de branco para azul, azul igual aos olhos de Nossa Senhora. E foi assim, meu netinho, que o miosótis ganhou a cor azul, o nome “não-te-esqueças-de-mim” ganhou de Adão.

Mas essa linda florzinha tem um nome científico: “Myosotis scorpioides” ou simplesmente Miosótis. Beijinhos, meu querido neto!


27/03/12

(histórias que contava para o meu neto)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui