Volta ao Mundo com Judith (XXV)
A ilha Atlasov, pronunciada em russo ostrov atlasova, e araido tô, em japonês, dá uma ideia do contencioso territorial que existe entre Japão e Rússia, desde o fim da guerra do Pacífico, em 1945. A Rússia ocupou as ilhas Kurilas, das quais Atlasov é a mais nortenha e, segundo dizem, ainda bem mais bela do que o sagrado Monte Fuji, símbolo do Japão.
São 119 kms de um território de formato quase circular, cujo pico central, o vulcão Alaid tem mais de 2.300 metros de altura. Como os raios de uma roda de bicicleta, os cursos d´água descem para o mar, em todas as direções.
Atlasov fica a apenas 70 kms da península de Kamtchatka no extremo oriente da Rússia, porquanto a distância para Sapporo, no norte do Japão é bem maior, de 1.370 kms. No anos cinquenta uma colônia penal feminina, já desativada, funcionou na ilha.
Prolongam-se por décadas as conversações entre o Japão e a Rússia
à busca de uma solução definitiva sobre a posse das Kurilas. Quando surge um sinal indicativo de algum avanço, costumam surgir dois de recuo. Hipóteses mais otimistas dão que ao Japão a Rússia teria oferecido as duas Kurilas mais ao sul, mediante polpuda recompensa, porquanto o Japão não abriria mão de recuperar todas as quatro. Mas em nova guerra, ninguém pensa...embora temê-la jamais se dispensa...
|