as canções mais conhecidas é: “Um homem bateu em minha porta e eu abri / Senhoras e senhores ponham a mão no chão / Senhoras e senhores pulem num pé só / Senhoras e senhores dêem uma rodadinha / e vá pro olho da rua!”. No final, a criança tem que sair da corda sem encostar nela.
Crianças menores podem fazer outras brincadeiras. Na “Cobrinha”, os batedores movimentam a corda no chão de um lado para o outro, enquanto as crianças atravessam pulando. Outra brincadeira divertida é o “Reloginho”: um batedor fica no centro, girando a corda estendida no chão. As outras crianças ficam em volta e pulam quando a corda se aproxima.
Uma criança escolhe uma palavra e, em uma folha de papel, desenha a forca e um tracinho para cada letra.
Cada jogador chuta uma letra. Se ela estiver na palavra, a criança escreve a letra no lugar correto. Se a letra não aparecer na palavra, a criança desenha uma parte do corpo na forca. Se o corpo inteiro for desenhado antes de a palavra ser desvendada, o grupo perde e a pessoa que escolheu a palavra ganha.
Essa brincadeira combina música e memória. Uma criança fala uma palavra, e as outras uma de cada vez têm que lembrar de músicas que tenham a palavra na letra. A rodada continua até que alguém não lembre de nenhuma música, então essa pessoa vai pensar em uma nova palavra para a próxima rodada.
As cantigas de roda são brincadeiras tradicionais que consistem em formar uma roda, dar as mãos e cantar uma música juntos, rodando. Alguns exemplos de músicas populares de roda são “Tororó”, “Alecrim Dourado” e “Ciranda Cirandinha”. As músicas ajudam a aprender palavras novas e também no desenvolvimento da memória.
Mímica
Para brincar de mímica, as crianças podem se dividir em duas equipes. Cada equipe escreve em pedaços de papel palavras como nomes de animais, de desenhos, de pessoas famosas, ou até ações como “jogar futebol”. Um participante sorteia um papel e tem que encenar a palavra para a sua própria equipe adivinhar, com um limite de tempo. Se não conseguir, é ponto para a outra equipe. Ganha a equipe que fizer mais pontos.
Veja também: 12 brincadeiras de Festa Junina que as crianças adoram
Essas brincadeiras tradicionais são apenas algumas ideias de como incentivar as crianças a brincarem de forma livre, sem depender de espaços ou brinquedos específicos.
Brincadeiras são a principal forma de expressão das crianças e uma das primeiras formas de elas interagirem com o mundo. Por isso são tão essenciais no desenvolvimento infantil.
Leia mais: Brincadeiras para cada fase do desenvolvimento infantil
Até para os adultos, jogar e brincar trazem benefícios, pois são uma forma de aliviar o estresse, liberar a mente e estimular a criatividade.
E você, já brincou com o seu pequeno hoje?
|