Então, vamos logo ao que interessa: os 10 principais tipos de barco, suas características principais, semelhanças e diferenças com outros tipos.
Falaremos também sobre os locais mais adequados para levar a embarcação e cuidados.
1. Lancha
A lancha é um dos tipos de barcos mais comuns, geralmente associada com os carros, em comparação com o trânsito terrestre.
Existem vários tipos de lanchas, adequadas para cada tipo de navegação.Em geral, são embarcações de tamanho médio, pois incluem tanto lanchas pequenas (de 15 pés), como grandes estruturas marítimas (de 70 pés, por exemplo), que ainda não são chamadas de iates. Veja aqui uma lancha de 40 pés para ter noção das dimensões.
Já lanchas de 50 pés são consideradas grandes, mais espaçosas e recomendadas para quem quer levar mais pessoas à bordo confortavelmente.
As lanchas podem ser cabinadas, de proa fechada, ou de proa aberta. As cabinadas possuem um espaço interno com vários cômodos, uma estrutura interior de acomodação de pessoas, com quartos, banheiros, salas e muito mais, a depender do tamanho da lancha e da proposta. Um exemplo é a lancha NX 270.
As de proa aberta não possuem estrutura interior, mas também trazem design e conforto na parte da superfície da lancha.
Além disso, podem ter lanchas específicas para cada atividade, como as lanchas de pesca.
Uma diferença entre a lancha e iate é que as lanchas podem ser utilizadas em diferentes tipos de mares. As de proa aberta são mais ideais para trajetos mais simples, em menores distâncias. Ao passo que as cabinadas podem servir para viagens mais longas, visto que possuem dormitórios, por exemplo. Outra diferença estão nas regras para navegar uma lancha no mar.
Leia também: como tirar uma habilitação náutica e uma habilitação para jet ski.
2. Veleiro
Da lancha vamos para o veleiro, um tipo de barco muito simples, que geralmente é o que vem à mente das pessoas quando falam em barcos.
É uma estrutura que funciona à vela e que depende, portanto, fortemente do controle sobre o vento, a maré e as condições climáticas.
Se uma lancha geralmente funciona com um ou mais motores, os veleiros dependem da administração da força do vento para se movimentar.
Por isso, vale a pena destacar: são embarcações para trajetos mais simples, rápidos. É preciso redobrar o cuidado e a checagem antes de entrar no mar, pois é mais suscetível a acidentes.
3. Trawler
Chamamos de Trawler um tipo de barco que tenta ser mais simples, ao mesmo tempo em que promete trazer segurança e o máximo de conforto. É uma embarcação fechada, com maior segurança para viagens em águas mais profundas e até agitadas.
A ideia deles é não ser muito veloz, mas compensar em proteção e abrigo para pessoas que preferem um bom espaço de acomodação.
4. Navio
Navios são embarcações enormes com o intuito de transporte, geralmente.
São grandes estruturas veiculares que trazem um grande peso para a água, e isso é justamente o que garante sua segurança e estabilidade.
Os navios podem transportar cargas e até pessoas. São usualmente formados por diversos andares.
5. Iate
Trata-se de uma lancha muito grande, com um grau ainda maior de excelência, conforto, design e segurança.
São lanchas com mais de 50 pés, com estruturas cabinadas completas, que dispõem de quartos, salas, espaços para cozinhar, espaços de lazer e até mesmo quadras esportivas, etc.
Os elementos adicionais dependem da proposta, do preço e do grau de luxo, mas a ideia é justamente oferecer uma embarcação luxuosa para clientes premium.
Iates são tipos de barcos ideais para abrigar muitas pessoas em alto-mar por muitos dias.
Você sabe tudo sobre a Arrais Amador? Confira o nosso conteúdo!
6. Pesqueiro
Trata-se de um tipo de barco modesto, voltado para a prática da pesca. Sua estabilidade não é das melhores, mas cumpre bem sua função de garantir o deslocamento e a movimentação do pescador por cima de águas mais simples, como rios e lagoas.
7. Bote
Um bote é um tipo de barco menorzinho, com a capacidade de se inflar pela presença de bolsas de ar. Isso garante muita estabilidade. Suas características também possibilitam maior velocidade. Pelo tamanho, é ideal navegar com cuidado em águas mais simples.
Inclusive, confira nossas dicas de aplicativos para navegação!
8. Caiaque
Trata-se de uma embarcação usada com pás de remo, muito simples e pequena. É preciso ter cuidado e um conhecimento a mais para se remar corretamente, de acordo com as regras, técnicas e recomendações.
9. Escuna
É uma embarcação um pouco maior, com mais velas e um mastro específico para ré. São barcos que podem ajudar no transporte de pessoas em curtos trajetos no mar. Possuem estruturas para fechar a embarcação e proteger de chuvas ou ventos fortes.
10. Canoa
Outro barco que representa o modelo tradicional de barco que pensamos e imaginamos o tempo todo. É uma embarcação bem leve, pequena e simples, com extremidades pontiagudas.
|