Usina de Letras
Usina de Letras
35 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63449 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10764)
Erótico (13601)
Frases (51962)
Humor (20211)
Infantil (5642)
Infanto Juvenil (4996)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141388)
Redação (3377)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Meu fascínio por ouriços -- 19/01/2004 - 17:28 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ouriço é um animalzinho da família do porco-espinho. Mas, ao contrário do porco-espinho, o ouriço é domesticável. Embora não pareça, com aquele aparato de espinhos, um verdadeiro escudo defensor, o ouriço pode ser mansinho e até já passei a mão sobre ele. Claro que os espinhos estavam todos curvados para baixo, ficam assim quando o ouriço está calmo. E geralmente ele está calmo quando confia na companhia ao redor. Tem um senso prático, o ouriço.

Mas quando se sente ameaçado, tem duas alternativas: ou levanta toda a espinheira - e são muitos espinhos - ou se enrola como uma bola, fechadinha. Já o vi dos dois jeitos. A reação de levantar os espinhos é amedrontadora, embora ele seja um animalzinho pequeno. Atinge 23 centímetros no máximo. Já a formação em bola me pareceu cômica. Achando que passa por bola, ele pode ficar um tempão com o focinho totalmente imerso na sua barriguinha. E sendo bola que respira, fica difícil um outro animal pensar que ele é bola...

Coisa mais curiosa do ouriço é que ele usa todos os estratagemas para se defender, quando se sente em perigo. Mas, ao dormir, me espantei com o paradoxo: ele se deita de costas, deixando bem visível sua parte mais vulnerável, o peito e a barriga. Aliás, são de uma maciez delicada, pois esta parte do seu corpo é coberta de pelos suaves - talvez para acomodarem seu focinho, quando ele se finge de bola, na suprema sabedoria divina.
-------
Aí está minha pequena redação sobre o ouriço, meu animalzinho de estimação. Só que não o tenho em casa e não acho que seja uma boa idéia conservá-lo fora do seu habitat - embora ele seja domesticável. Acho até que inventaram isto para que ele seja "comerciável". Eu o deixaria no seu lugar preferido, a natureza.

Com um abraço sem espinhos,
Érica Ouriço






























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui