Hoje o meu medo se tornou real.
Hoje, a minha certeza se tornou verdade.
Antes da copa de 2006, escrevi o texto: NÃO QUERO HEXA, QUERO JUSTIÇA.
Para a aberração que acontecerá em 2010, escrevi: CARNAVAL, COPA E OLIMPÍADA, O POVO QUE COPA e ESCRAVOS DA COPA, todos estão colocados em Infanto-Juvenil, por não ter um local especifico para estes temas.
Hoje assisti uma reportagem sobre a copa do mundo na África.
Deu vontade de chorar ao ouvir o depoimento dos pobres.
Na áfrica não existe serviço de saúde, a media de vida do africano é de 49 anos, claro que é a vida dos pobres e miseráveis que continuam sendo explorados por uma elite branca e de negros milionários.
Não existe nenhum programa de moradia e a taxa de criminalidade assusta até os próprios africanos de todas as etnias.
Hoje, este é um povo sem esperança e onde não há esperança predomina a ausência de Deus, e o dinheiro gasto para sediar esta aberração chamada Copa do Mundo poderia muito bem ser usado para salvar a vida dos que morrem de fome pelas ruas, como cachorros sarnentos abandonados na sarjeta.
Grandes estádios estão sendo construídos em cima da miséria de um povo com o pretexto que isto gera emprego, atrai turistas e levanta a auto estima do povo.
Os empregos são temporários e o salário é de fome, que voltará a assolar o africano assim que soar o último apito do último jogo.
Estão construindo estádios para 90.000 expectadores, mesmo sabendo que quando a seleção do país joga, não consegue levar mais de 20.000 torcedores a campo.
Grandes elefantes brancos serão abandonados no país.
Quem se beneficia com isto?
O grande empresário da construção civil e do turismo, os políticos que como em quase todo o mundo (menos aqui no brasil), roubam tudo o que podem.
A Fifa.
Esta sim, explora tudo que se relaciona com o evento, patrocínio, transmissão, imagem, tudo, o país inteiro consome a cerveja que patrocina a copa.
Ela é como um pequeno país com imunidades e um dos mais ricos do mundo.
Só não sabemos onde e nem como o dinheiro é usado.
Pelo menos, eu nunca ouvi e nem vi nenhuma reportagem falando sobre isto.
“A mensagem que a Copa trás é mentirosa, aqui não temos pão”, diz um africano na reportagem.
E daqui a um mês, homens milionários estarão correndo atrás de uma bola, para delírio de bilhões de desavisados que imaginam estarem vendo um grande espetáculo.
Não importa o resultado.
Passada a euforia, os malabaristas dos gramados e os cartolas (dirigentes), continuarão comemorando em restaurantes e hotéis de luxo.
Não importa o resultado.
Perde-se uma copa, arranca lagrimas de um povo que chora pelo que não deve, e nas entrevistas, tudo de errado que aconteceu durante a partida foram apenas “coisas do futebol”.
Na África, hoje, só existe uma certeza: as grandes construções serão monumentos da ignorância de uma elite que nunca irá olhar para o povo como seres humanos que precisam de carinho e atenção.
No brasil, só existe uma certeza: milhões de reais serão desviados para o bolso dos corruptos quando a grande massa vibra com mais um gol.
Torço contra o brasil
Não quero copa.
Continuo querendo justiça e vida digna par os pobres que não pode pagar o ingresso e sequer poderão passar perto dos estádios em 2014 na hora dos jogos.
A África também não quer copa, quando digo isto, estou falando do povo humilde e sofredor que vota e paga os impostos para enriquecer uma pequena parcela da população.