Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62816 )
Cartas ( 21343)
Contos (13289)
Cordel (10347)
Crônicas (22568)
Discursos (3245)
Ensaios - (10539)
Erótico (13585)
Frases (51207)
Humor (20118)
Infantil (5544)
Infanto Juvenil (4873)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1380)
Poesias (141097)
Redação (3341)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6300)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Vamos passear em Svalbard...? -- 10/10/2023 - 16:22 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

 

 

 

Mochilão a Dois! - Um casal, viajando pelo mundo… um país de cada vez!

11 Curiosidades de Svalbard, Noruega (A 2 é sinistra!)

postado por Wagner Nogueira 

12/11/2019

Por ser um lugar tão isolado e de relativamente difícil acesso, Svalbard tem certas peculiaridades e curiosidades fascinantes. Aqui vão algumas, na minha opinião, das curiosidades de Svalbard mais interessantes!

1. É OBRIGATÓRIO USAR ARMA DE FOGO FORA DOS VILAREJOS

Devido a grande população de ursos polares em Svalbard (por volta de 300 que moram permanentemente nas costas de Spitsbergen), sair desprotegido da onde os humanos protegem pode ser bastante perigoso.

Qualquer pessoa ou grupo que precisa sair para passeios ou coisas do tipo PRECISAM carregar rifles com munição Dundum (aquela que expandem (explodem) sob impacto). Se um urso estiver correndo na sua direção, por lei, primeiro você tem que dar um tiro para cima. Se o urso estiver dentro de 200m de você e não tem como você fugir com snow-mobile ou sei lá como, só então poderá atirar no urso.

As leis para quem mata ursos polares são extremamente severas. O povo local chegou a dizer que quem mata urso polar fica mais tempo na cadeia do que quem mata um ser humano. Bem, não quero testar nem uma nem outra. 

2. É PROIBIDO MORRER EM SVALBARD (CURIOSIDADES DE SVALBARD SOMBRIA!)

Como assim? Quem controla isso? Mas então, o lugar é frio! Muito frio! Tão frio que corpos não se decompõe. Sendo assim, quem morre em Svalbard tem que ser transportado para fora do arquipélago e ser enterrado no continente.

Quem já viu fotos de quem morreu na subida do Everest sabe qualé que é. 

Seguro Viagem em Svalbard

Lembrem-se que Svalbard é terra dos Ursos Polares e, além disso, faz parte da Europa portanto o Seguro é obrigatório. Além disso, ter um seguro é muito importante para uma viagem tranquila tanto com relação à eventuais acidentes ou problemas médicos (Caso trombarem com um urso ou raposa… vide a “curiosidades de Svalbard número 2”) e até mesmo para extravio de bagagens.
Veja um pouco mais sobre a importância do Seguro Viagem e feche seu seguro com desconto.

Não estou dizendo que lá não tem cemitério. Tem sim! Mas aprendendo com seus próprios erros, pararam de aceitar novos cadáveres nos anos 50. Desde então, ninguem foi enterrado em Svalbard. Mais uma das curiosidades de Svalbard não tão feliz…

3. É PROIBIDO NASCER EM SVALBARD

Lugar de louco, né? Mas é o seguinte, toda mulher grávida tem que ser levada para o continente para dar a luz. Svalbard está muito longe de tudo para caso acontecer alguma complicação no parto, então, proibiram partos no arquipélago. 

Sei lá se deve ter alguém tendo filhos nas saunas por lá, mas duvido! 

4. PELE DO URSO POLAR É PRETA

Sim! Além de terem a pele preta, seus pêlos não são brancos, e sim transparentes. Talvez não uma curiosidade de Svalbard, mas uma curiosidade de uma porcentagem da sua população!

Mas isso também acontece com humanos. Cabelo branco significa, em grande parte, cabelo transparente!

5. SVALBARD É UM DESERTO (CURIOSIDADE DE SVALBARD NERDS!)

Como assim? Mas não é coberto de neve? Assim como a Antartida é o maior deserto do mundo, Svalbard também é um deserto. A região terrestre acima da latitude de 75 graus dentro do Círculo Polar Ártico se chama Deserto Ártico. Svalbard faz parte dessa região.

Perto de Tunabreen Glacier com os Trenós em Svalbard

Um deserto não significa lugar seco e sem chuva. O primeiro está correto, mas o segundo não está. O que acontece é o seguinte, a classificação meteorológica de um deserto é qualquer lugar onde evaporação/congelamento humidade do ar supera a precipitação. Devido ao frio extremo, partícular de água no ar acabam congelando sobre a superfície já congelada. Partícular no ar acabam se juntando com outras próximas, crescendo e caindo. Isso deixa a humidade do ar extremamente baixa, causando pouca evapotranspiração (água não evapora) e chances de precipitação.

6. VOCÊ PODE VER A AURORA BOREAL DURANTE A MANHÃ

“A-HA! Você disse que Aurora não pode ser vista quando está claro no seu outro post sobre Svalbard”! Mas quem disse que manhã significa claro? Horas da manhã significa das 6am ao 12pm, tarde 12pm às 6pm e horas da noite significa das 6pm às 6am, com certas variações, dependendo de quem você pergunta (madrugada blah blah blah). Dia é o tempo que demora para a Terra dar uma volta em torno do seu próprio eixo, o que também não significa claro (Curiosidade de Svalbard ou do mundo????).

Aurora Boreal em Svalbard

Durante o inverno, Svalbard fica no escuro por quase 4 meses, então é possível ver a Aurora a qualquer hora do dia! Inclusive de manhã. O que não é possível é ver a Aurora depois que o Sol nasce. Quem sabia dessa curiosidade de Svalbard (ou do mundo no geral? hehe)

7. NÃO PODE USAR SAPATOS DENTRO DE CASA (CURIOSIDADE MEIO COMUM!)

Meu, lógico! Olha o tanto de neve! Imagina levar aquele monte de água sólida para um lugar quentinho… a bagunça que ia fazer!

Mas eu moro na Ásia, então isso nem é muito curioso! (Temos outro post sobre curiosidades do Butão, o País da Felicidade!)

8. NORUEGUESES PRECISAM DE PASSAPORTE PARA ENTRAR

Svalbard faz parte da Noruega. Mesmo sendo apenas um voo doméstico para Noruegueses, eles ainda precisam mostrar seus passaportes para entrar em Spitsbergen. Mas por que isso? 

Curiosidades de Svalbard

A Noruega faz parte do Espaço Schengen, mas Svalbard não. Isso significa que um voo saindo de Oslo ou Tromsø estão indo do Espaço Schengen para uma área que não pertence ao Espaço. Então, melhor pegar o passaporte e mostrar! Quer saber mais sobre isso? Fiquem ligados na próxima das curiosidades de Svalbard!

9. QUALQUER PESSOA PODE MORAR EM SVALBARD (MINHA CURIOSIDADE DE SVALBARD FAVORITA!)

Bem, nem todas! Mas a grande maioria (exceto Brasileiros… Argentinos, Chilenos, Venezuelanos podem… Brasileiros não)! 

Svalbard meio que sempre foi Terra de ninguém. Alguns países tinham portos para caça de baleia, mineração etc. Depois da Primeira Guerra, a discussão sobre soberania de Svalbard foi discutida e, finalmente, foi entregue à Noruega. 

Não existe algo como almoço gratuito. Tudo tem o preço! Todos os países que assinaram o Tratado de Svalbard em 1920 receberam alguns direitos (menos o Brasil), como direito de ir e vir, cidadões desses países de se estabelecerem lá (menos o Brasil), direitos dos signatários a usufruirem dos recursos naturais do arquipélago (menos o Brasil), mas tudo com autorização da Noruega. A Noruega também teve que conceder certas coisas, como demilitarização total das ilhas do arquipélago. Então…

10. EXISTEM MAIS URSOS POLARES DO QUE HUMANOS EM SVALBARD

MENTIRA! Na verdade, muitas pessoas que ouviram falar de Svalbard falarão esse mesmo “fato”, que já foi verdade há muitos anos, mas não é verdade hoje. Essa é uma das curiosidades de Svalbard mais sem fundamento do mundo!

A população “nativa” de ursos polares em Svalbard é de entre 250 e 300. A população humana do arquipélago é de 2500. O mar ao leste de Svalbard se chama Mar de Barents. Nessa região, existe muito gelo marítimo que, durante o inverno, ligam Svalbard ao arquipélago Terra de Franz Josef, da Rússia. A população de ursos polares dessa região inteira, incluindo os que vivem sobre o gelo, é de por volta de 3500 (dados de 2017). Aí sim a população é maior do que a de Svalbard! 

11. SOMENTE 10% É COBERTO POR VEGETAÇÃO – A ÚLTIMA DAS CURIOSIDADES DE SVALBARD

Por isso tudo é caro lá! Tudo o que é consumido lá vem de fora. A tundra, vegetação predominante do Deserto Ártico, cobre apenas 10% do arquipélago. Isso consegue manter uma população de um animal herbívoro, como a Rena de Svalbard.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 67 vezesFale com o autor