O prêmio poético «Fernando Rielo», dedicado a poemas místicos, chega à sua 28ª edição e oferece 7 mil euros à obra ganhadora.
Segundo as regras, podem participar textos inéditos, apresentados pelo seu autor, escritos em espanhol ou inglês ou traduzidos a um desses idiomas, e cuja extensão não seja inferior a 600 versos nem superior a 1.300.
Nas regras enviadas à Zenit pela Fundação Rielo, lê-se que o júri poderá propor à Fundação, entre todas as obras apresentadas, uma seleção de poemas «de neto valor místico», para que ela, se julgarem oportuno, a publique. Os direitos de autor da primeira edição da obra ganhadora consistirão no abono do prêmio e na entrega de 100 exemplares.
O tema das composições versará sobre poesia mística, isto é, «aquela que expressa os valores espirituais do homem em sua profunda significação religiosa».
O fundador dos Missionários Identes Fernando Rielo – a cujo nome e memória se dedica o prêmio – definiu a poesia na sede da UNESCO como «forma de uma cultura que passa por uma espiritualidade insubornável».
Além do dinheiro, o ganhador verá a publicação da obra. Os poemas apresentados deverão apresentar uma capa com o título da obra, o nome do autor, seu endereço, e-mail e telefone. Conseqüentemente, é proibido o uso de pseudônimos.
O envio deve ser feito, preferentemente, através do correio eletrônico, em formato PDF (não se admitirá outro formato), apremiomundial@rielo.com. Não obstante, os autores que não puderem cumprir este requisito poderão entregar sua obra no escritório da fundação em Madri ou por correio normal. Neste caso, o poema deverá ser apresentado em um único exemplar, impresso ou datilografado, devidamente grampeado ou encadernado e acompanhado, se possível, de uma versão em disquete, CD, etc.
O prazo se estende até o dia 15 de outubro. As regras completas se encontram em http://www.rielo.com.