Boas ou más línguas, vez outra, tecem comentários de luz ou sombra. É inerente de cada ser inteligente,vez que estamos caminhando para uma perfeição relativa e havemos de combater, sem trégua, todos os obstáculos que nos impedem de atingirmos patamares de um eterno e melhor existir.
Temos dois parâmetros gerais a seguir: o eterno, nosso ego, nosso incomparável mundo interior, e , a Doação externa, o plano onde tudo está longe do nosso alcance imediato e de compreensão de difícil assimilação.
Na visão de uma, ainda infinitamente pequenez diante do Criador, tendo com autoanálise as lembradas causas de algumas de minhas alegrias e tristezas, creio e aceito, que tudo que encontramos de Bem no nosso caminhar, provém do Perfeito, no eterno Bem, nosso Deus, vez que O consideramos Eternamente Justo, Todo Bondade e Causa Primária de todas as causas, bem como, tudo que catalogamos com sendo um mal, o causador primeiro é o próprio ser que captou esse dissabor em um determinado instante existencial.
A máxima: “ a todo efeito há uma causa ” e “ se o Criador é eternamente justo”, Ele não iria Criar o mal paralelamente à Sua Criação! Assim, Criados que fomos com a Ferramenta da Livre Escolha, arbitramos com liberdade e na falta de vigilância, escolhemos a semente que melhor entendemos ser para a nossa estada, plantamos e mais dia, menos dia, iremos colher os respectivos frutos, doces ou amargos, aqui se complementa a Justiça Maior, a livre escolha e a obrigatória e individual colheita.
Na constância de melhorar-se, não só materialmente, mas na claridade de uma única e eterna Verdade, a espiritual, o Homem sóbrio encontra respostas com nexo, não longe, mas muito perto de seu ser, ali mesmo, na introspecção, constantemente descobrindo os multiplicadores de luzes ou sombras, os quais estão a evoluir em rumos opostos e quando deparamos no seu desequilíbrio com o Bem Eterno, o chamamos de mal e colocamos culpas no plano exterior, aquele que não foi Criado por nós!
Urge humildade a nascer das experiências, que retornemos às nossas impensadas causas, encontraremos soluções, para que causas não nobres, sejam aninhadas em nosso plano interior, assimilarmos pensares semelhantes, nos fortalecemos na vontade própria para uma existência de qualidade, já Agradecendo pelas infinitas Ferramentas ao nosso dispor, e ordenamos, sem perca de tempo, “mãos à obra” !!!