Foto da Internet
RESTAURANTE BARRAVENTO (SALVADOR - BA)
Muita alegria, colorido do mar do Farol da Barra, do Morro do Cristo, dos aviões cruzando o céu, à noite, vindos da direção da Ilha de itaparica para o Aeroporto Dois de Julho (com o novo nome de Luiz Eduardo Magalhães); jogo de luzes verde, branca, vermelha, do lindo Farol, que hipnotizam.
Barravento, ponto de encontro indispensável de baianos e turistas encantados com tanta beleza. Sua localização parece debruçada sobre a praia, com o frescor vindo do mar, trazido pelo vento generoso.
Um cardápio variado que atende aos gostos mais diversos...
Lagostas à Thermidor (prato considerado saudosista) em lindas apresentações, sempre servidas em mesas de jantar ou de turistas estrangeiros "enchiam os olhos" pela beleza. Uma delícia a Casquinha de Siri gratinada, acompanhada de coquetel com champagne!
Muitos encontros de amigos e familiares; aniversários festejados com alegria; reunião de grupos de estudantes universitários; um cenário perfeito, um "point" de casais enamorados, de pessoas em busca de uma primeira flechada do Cupido, ou arquitetando novas conquistas.
Já era famoso e disputado o espaço reservado para o Réveillon, em frente ao mar, onde profissionais, nas barcas, faziam a queima de fogos (patrocinada pela Prefeitura Municipal), até pouquíssimos anos atrás.
Este Restaurante é, sobretudo, um patrimônio sentimental.
Sofridos ficaram nossos corações quando ele foi derrubado para a implantação das inovações, projetadas pela Prefeitura, na orla do Porto da Barra, Farol, até o Morro do Cristo e Clube Espanhol.
Para nossa imensa alegria, foi reconstruído o Restaurante Barravento, no mesmo local, e volta a reunir seus frequentadores assíduos, assim como a conquistar novos admiradores.
Quase não contive a minha euforia quando, dirigindo em frente à nova construção, um dia, percebi que sob uma faixa de tecido que se desprendia um pouco das letras na parede, eu li BARRAVENTO... Hoje esta feliz realidade.
Obrigada, Senhor do Bonfim!
Saravá, Yemanjá!
Dalva da Trindade S. Oliveira
(Dalva Trindade)
26.01.2017
|