1. Nas decisões que todos temos durante a caminhada, é dever de cada um, prestar atenção e opinar na prática de uma ação que tenha um efeito de maior duração, desde que seja para o bem e de curta duração quando nos deparamos com algo que nos atrai para o campo da dor.
2. Atentar minuciosamente antes de decidir este ou aquele modo de execução, pois é sabido que todas as vontades geram campo de atração dos elementos afins, assim se escolher uma semente aleatória, também será indefinida a alimentação que ela trará, seus frutos serão ou não úteis para o consumo. Não custa acostumar a utilizar o casal: razão e coração, raciocinar e sentir, unidos minoram dissabores.
3. Olhar o horizonte existencial e lá detectar a complementação da esperança, enxergando soluções para as preocupações e ocupando-se com o tempo real, este agora, na execução material que nos contenta sem prejuízo do plano exterior que nos abriga. Abasteça as necessidades materiais e cônscio de seu valor de vida curta mas necessária para aquele veículo, seu corpo físico inserido naquela egrégora que lhe reflete, do mesmo modo que você a tratou.
4. Há o ser que tece equilíbrio entre a matéria e o espírito, fornecendo as conclusões de suas vontades ao duradouro e ao que lhe serve para apresentação na sociedade que faz parte, sempre na proporção sábia que não fere nem um nem outro ser Criado. Esta é a razão que motiva a cada vez mais o autoconhecimento, a vigilância, atingindo um estado de bem estar cada vez melhor que o estado imediatamente anterior.
5. Na colheita dos frutos de qualquer plantio que livremente escolher, a Justiça, o Amor do Criador, nos faz claridade, simplesmente por ser a individualidade que primeiramente experimenta o sabor daqueles frutos e posteriormente àqueles que são pré eleitos, pelas próprias práticas anteriores, a conviverem debaixo do teto que moldou para a sua evolução rumo a patamar que lhe é necessário.
6. Nome abreviado do autor Boanerges Saes de Oliveira.
7. Data e hora do término do exercício caligráfico, o qual denominamos de mensagem, pois ninguém tem o todo conhecimento do que é a Vida, somos auxiliados por tudo e todos , Criados pelo Todo Justiça, nosso Deus!