Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Golan -- 11/06/2000 - 10:57 (Teresinha de Jesus Nacli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A verdadeira historia de Golã
1993
Tudo começou depois daquele encontro em 1993 na Casa Branca entre Rabin e Arafat, quando assinaram a Declaração de Princípios para alcançar a Paz no Oriente Médio cumprindo o Acordo de Oslo*

Desde que nasci esperava por este momento.... que me fez voltar a minha infância, e os momentos vividos em casa de meus avós, que aportaram no Brasil em 1926, fugindo da perseguição contra os Cristãos em Golã.

“Meu pai Fuad ainda era um bebê e estava no colo de sua mãe Adla, quando Druzos em Magdal Shames, tentaram entrar em sua casa em busca de armas...e na tentativa de exterminar nossa família, quando um Druzo repentinamente....cruzou a porta da casa com sua arma e pediu a seus companheiros que se retirassem, com firmeza disse que ali era casa de seu irmão e ninguém iria fazer nada, depois de choro de meu pai e gritos de minha avó que pedia para saírem, pois não havia armas em sua casa e que seu marido estava viajando......dormiu o druzo na varanda da casa, como guardião esperando a volta de meu avo....”.

Estas e outras histórias narradas por minha avó e tias, nunca me saíram da minha memória e coração e a vontade de um dia poder voltar e conhecer as terras de meus ancestrais era o meu maior desejo...
Meu bisavô Hibrahim Afandy Abu Jamra: foi o último chefe dos Natzoreans.
Nossa família herdou o título e a terra para proteger e cuidar da terra de Jesus.
Nós fomos os primeiros Cristãos naquela região e os últimos a se retirarem ....
Minha família morou e possui terras nas colinas de Golã aos pés do Monte Hermon por vários séculos. Entretanto teve de deixar a região em 1925 devido a situação política.....
Esta terra hoje está anexada a Israel como resultado da guerra de 1967.
1994
Em 1994 estava morando em Manhattan- New York trabalhando como voluntária nas Nações Unidas, quando Rabin, Arafat e o Primeiro Ministro Shimon Perez dividiram o Prêmio Nobel da Paz.
Israel e Jordânia assinam tratado de paz e trocam embaixadores....
Estava feliz, senti que realmente tinha chegado a hora....

E além do mais o comentário nos corredores das Nações Unidas era a Paz no Oriente Médio , era hora então de falar, mostrar nossos documentos, olhar para trás e tentar compartilhar este processo de paz para que, um dia, as pessoas daquela região possam realmente ter uma vida digna e justa.

É muita informação que recebi deste o dia que nasci, e sendo uma voluntária nas Nações Unidas entendi que estava no lugar certo para começar minha pesquisa e o resgate da nossa história, nossa terra e nossos sonhos, através de um projeto de Paz para aquela região. Tive então oportunidade de compartilhar meu “ Ideal de Paz’’ Com funcionários, militares de todo o mundo, advogados e representantes diplomáticos da Síria e Israel nas Nações Unidas. Eu sabia que Golã estava em negociação, e que deveria retornar a Síria em pouco tempo. Já conhecia um pouco mais da situação legal (Resolução 242 UN) , tive oportunidade de conhecer o mapa detalhado de Golã pela primeira vez e encontrar a cidade que meu pai nasceu, Magdal Shames, ali estava com mais 3 cidades que tinham sobrevivido ao massacre a guerra enquanto outras tinham desaparecido do mapa, como uma simples borracha que apaga escritos de uma folha de papel....

Lagrimas de emoção rolaram minha face...quanto tempo para conseguir um mapa da situação real e poder comparar com o passado...

Comecei a sonhar em poder retornar e levar meu pai para conhecer sua terra, a montanha que nasceu Monte Hermon, este era o seu maior sonho.

1995

1995 Rabin é assassinado, não por um terrorista árabe como a principio pensaram mas por alguém de sua própria casa, por desejar a paz e concordar na devolução das colinas de Golã.

Choro junto com os jovens Israelenses a morte de Rabin, que pena que tristeza... Não é o primeiro a ser morto por que queria a Paz, outras exemplos temos em nossa história recente Gandi, John Lenon, John Kennedy, Robert Kennedy, Malcon X, Mather Luther King , etc....
Lea Rabin acusa Netanyahu e seu partido o Likud de serem os responsáveis pela morte de seu marido , por não desejarem a paz.

Shimon Peres sucede como Primeiro Ministro.
1996
1996 Benjamim Netanyahu ( Likud ) é eleito como Primeiro Ministro , é a primeira vez que o povo de Israel escolhe seu PM.
.Netanyahu declara abertamente que não deseja retornar Golã.

Meu Deus o que aconteceu, mataram Yitzhak Rabin e elegeram um homen que quer continuar com a guerra....aonde estamos, quem somos, o que estamos fazendo aqui...tudo passava pela minha cabeça.

Uma voz interna me dizia, agora mais do que nunca você tem que trabalhar para que este projeto aconteça. Entrei pela primeira vez na luta real e pratica pela paz, já não era mais um sonho e sim uma missão. Tia Wagiha a mais velha das irmãs de meu pai, me entrega os documentos confiando em minha pessoa, sua sobrinha a responsabilidade de resgatar a verdadeira história. Tio Abrão o mais novo dos irmão estava presente e aconselhou que eu ficasse com os documentos, já que minha tia tinha escondido por vários anos, esperando a paz, e tinha chegado o momento da entrega. Fiquei emocionada, chorei ao ter em minhas mãos a mesma frasqueira que um dia minha avó Adla carregou, indo para a Syria tentar constatar a situação legal das terras depois de tantos anos.

Voltou a Síria em companhia de sua filha Adib, logo depois do falecimento de meu avô Girius Nakhleh 1963, que nunca retornou a sua terra, pois logo ao chegar ao Brasil teve problemas de saúde e ficou paralítico...mas durante 38 anos recebeu cartas de seus amigos, que lá estavam esperando também pela paz.
... pela primeira vez realmente senti o peso e a responsabilidade do projeto que estava nascendo.....

Então comecei minha caminhada propondo a ambos os lados um projeto de Paz para a retorno das Colinas de Golã , com a benção da Síria e Israel. Era simplesmente uma idéia ...um símbolo de esperança para a Paz, e poderia começar em pequena proporção.

Qual minha surpresa , ambos lados acharam o projeto maravilhoso...Mas teríamos que esperar pelo próximo PM, pois Netanyahu negava a concordar em cumprir o acordo de Oslo.

Sabia que era um projeto difícil mas precisava dar oportunidade a Paz, e ao meu sonho de criança que transformou se em missão a ser cumprida.

Sou Brasileira com sangue Árabe e Judeu, irei sempre respeitar minha herança genética, tenho orgulho da história de meus ancestrais.
Aprendi a amar Árabes e Judeus em meu Brasil, é o que eu tenho dentro do meu coração, e é o que gostaria de compartilhar durante minha vida nesta terra.

1997
1997, volto ao Brasil por um tempo, e compartilho os últimos dias de meu pai. Sentamos vários dias com tia Nair e com um amigo da família, traduzindo, lendo e conferindo documentos, analisando a situação .
Chegamos a conclusão que deveríamos lutar. Meu pai então me da autoridade e o poder de representa-lo a questionar os nossos direitos legalmente.

Em 7/7/97 meu pai Fuad Nacli, filho de Abou Moussa Girius Nahkleh e Adla Abu Jamra Nahkleh vem a falecer sem realizar seu único sonho,conhecer a terra aonde nasceu.

Natal de 1997,vou a Israel pela primeira vez tentar realizar o sonho de meu pai. Conhecer as nossas terras, ou seja a Terra Santa, a terra de Jesus o Nazareno.
Fiquei em Israel de 22/12/97 a 6/01 98 - Quinze dias de passeio, pesquisa e encantamento de poder estar de volta a terra de meus ancestrais.
Numa determinada manhã, antes do sol nascer, Emanuel Cohen passou no hotel e fomos até Golan.A viagem foi um despertar para o meu espirito. Sabia que estava percorrendo caminhos antes percorridos , pêlos meus antepassados, a pé, cavalo, burro ou camelo. Sentia meus pés, meus olhos tudo admirava...parecia que a natureza sorria para min, que pena meu pai morreu sem conhecer a Montanha Sagrada – Monte Hermon*
* defendida por muitos pesquisadores como o verdadeiro lugar da Transfiguração de Jesus.Mk 8:27 –33.Passamos por Magdal Shames, e fomos a um a restaurante almoçar. O restaurante ficava a beira de uma lago ,de lá podíamos ver a cidade a uma pequena distancia...aguardamos o proprietário do restaurante, o Sr Salim Shufi, prefeito de Magdal Shames, o qual mal me olhou,
me tratando como criança, perguntou se não havia homem em minha familia para vir discutir tal assunto.....só realmente começou a me dar atenção quando viu que levava. Documentos da Municipalidade de Magdal Shames datados 1965, confirmando lotes de terras em nome de meu bisavô e avô.
Eram os documentos que minha avó Adla tinha registrado em MagdalShames. Mandou chamar um auxiliar que entendia de terras e começou a me fazer perguntas, certificando-se provavelmente que não estava com algum impostor, que veio reclamar o que lhe pertence por direito a vários séculos...
Como não sabia responder algumas perguntas, telefonei para o Brasil e o coloquei na linha com minha tia Adib, que sabia falar o árabe e conhecia a região.
Desligou o telefone dizendo identificar quem éramos e me levou até a Igreja, e muito orgulhoso disse ser ao pessoa que não deixou destruir a Igreja.
Conheci a realidade mais de perto, as terras e o sentimento de passar um triste Natal e um Ano Novo solitário, sem alegria nenhuma em festejar o nascimento de Jesus....

Estava na sua terra e ninguém celebrava...que triste , Jesus o Messias que até hoje a maioria do povo Judeu não sabe que Jesus também é um Judeu da casa de David.

1998

1998 Volto a morar no Brasil ,depois de quase cinco anos em New York. Meu irmão, Jorge insiste que volte, quer finalizar a espolio de meu pai. Foi definitivamente um ano de readaptação, mas senti que meu tempo de ONU tinha chegado ao fim. Tinha obtido o conhecimento suficiente para melhor entender o mundo dos homens da guerra e da paz, ou seja comecei a entender melhor o sistema político e econômico global. Principalmente quando se vê relatórios de despesa para a industria da guerra , destruição e morte. E quão é importante uma guerra para a economia mundial.
Nós seres humanos somos capazes de criarmos muitas formas de vida, devemos simplesmente escolher a que Deus queremos servir?
O Deus da Vida ou o da morte? Heminghway escreveu Adeus as Armas...
....a muito tempo
1999 Ehud Barak (labor) é eleito Primeiro Ministro de Israel, com uma proposta de Paz . Retirar-se do Sul do Libano, retirar-se de Golã e cumprir os acordos com a Palestina..
Barrai o General do novo Exodus, uma retirada para a paz....“ Os céus sempre sabem esperar, porém faz com que o homem não necessite da espera, na atualidade servir é alinhar-se com o governo Interno do Mundo e a Providência sempre está presente nos bons projetos do homem" Yaco Alballa

Temos que aguardar a descida da Lei novamente, pois parece que esquecemos da lei de Deus, e discutimos entre a lei local, internacional de Napoleão etc..mas o que menos se fala é na verdade.

Barak realmente voltou a dar esperança ao projeto adormecido, sinto que ele realmente quer Paz.
Escrevo a governo Brasileiro , pedindo participação...."backing moral"....
Gostaria que fosse apreciado por todos interessados na Paz. Em especial a diplomacia Brasileira que está tendo a oportunidade de exercer a verdadeira diplomacia política em defesa da justiça e da paz mundial.
Desejo trabalhar em harmonia com Síria, Líbano, Israel, Druzos, Brasil, e com o Conselho de Segurança das Nações Unidas. O projeto irá unir 3 países Líbano, Siria e Israel através da paz, arte, musica, educação, turismo e felicidade em vez de armas, minas e soldados.
Desejo a fronteira livre e o estabelecimento de projetos educacionais em conjunto das nações citadas: nas áreas dos direitos humanos, religião, cultura, cooperação econômica e a indústria do turismo.
Este é o objetivo final : mostrar ao mundo as belezas, a História das Colinas de Golã.
Por que a participação do Brasil? Os herdeiros destas terras hoje são 100% brasileiros. Herdeiros de Abou Moussa Girius Nhackle descendentes da família de “Moisés” os Levy e Hibrahim Afandy Abu Jamra: este, foi o último chefe dos Nazarenos.
Nossa família herdou o título e a terra para proteger a terra de Jesus.
Nós fomos os primeiros Cristãos daquela região.
É muita informação que recebi deste o dia que nasci e sinto que chegou a hora de falar, mostrar nossos documentos, olhar para trás e tentar compartilhar este processo de paz para que, um dia, as pessoas daquela região possam realmente ter uma vida digna e justa

Espero contar com o apoio e participação do Governo Brasileiro, da mesma maneira que o Exmo. Sr. Presidente da República apoiou e formou uma comissão especial para o resgate do dinheiro do Holocausto que veio para o Brasil.
Um ato digno e nobre do governo Brasileiro, o qual também somos merecedores .
Continuo aguardando uma resposta oficial do governo Brasileiro, mas a diplomacia Brasileira continua brincando de Ping-Pong, me mandando de um lado para outro e ninguém assume nada.
Ao contrário da UNESCO, que retornou e continua me orientando como agir, e o caminho correto a tomar.
From: Guerreiro, Rosa
To: tnacli@onda.com.br
Date: Tuesday, September 28, 1999 10:05 AMSubject: Projeto de centro Cultural da Paz Querida Teresinha, Recebo seu projeto de criar um Centro Cultural da Paz no Golã e estou encarregada de elaborar uma resposta no nome da UNESCO, consultando outros colegas, pois seu projeto, alem de ambicioso, envolve vários aspectos. Por coincidência, sou carioca e encarregada aqui dentro das questões ligadas ao dialogo interreligioso. Também por coincidência, conheço bem a área de onde vêm seus antepassados. Para adiantar um pouco o dossier, vou dizer em poucas palavras o que seria necessário do ponto de vista UNESCO. Qualquer tipo de projeto para ser levado adiante tem que obter um aval positivo do pais ou países onde se quer desenvolver o projeto/atividade/ iniciativa. E apenas um "backing" moral, o que permite a UNESCO dar um apoio oficial. Aqui abaixo os
nomes das comissões nacionais a contactar :
Brasil:
Senhor Joaquim Caetano Gentil Neto (Secretario Geral)
196, Avenida Marechal Floriano
Palácio Itamaraty
CEP 20080 - 002
Rio de Janeiro tel e fax: 21 516 24 48
e-mail: ibecc@unsys.com.br
Israel:
Mr. Daniel Bar Elli (Secretary general) Ministry of Education, Culture and Sports
Jerusalem 91911
fax: 972 2 560 37 45
Tl: 560 37 46/47
Líbano:
Madame Salwa Saniora Baassiri (Secrétaire Général)Ministère des Beaux Arts Palais de l UNESCO
Beyrouth
fax: 961 1 786 656
tel: 786 682/790 491
e-mail: cnlu@cyberia.net.lb
Siria:
Mr Lattouf Al-Abdallah (Secretary General)
Ministère de l Education
Damas
fax: 963 11 3315 526
tel: 4444 703/705

Obviamente, um apoio do nosso presidente ajudaria muito.
O programa de dialogo interreligioso da UNESCO, conhecido como as "Rotas da Fé", explora justamente todos os caminhos que levam à paz e temos vários projetos relativos à região, sobretudo no que se refere à redes
universitárias, ao ensino do dialogo interreligioso etc. seu centro de certa
forma poderia abrigar algum tipo de atividade relacionado ao nosso programa.
Tentamos ser pragmáticos e nosso papel é de colocar as pessoas que operam na mesma área em contato umas com as outras. Damos todo o apoio moral a esse tipo de iniciativa, por exemplo, apoiamos a criação de um centro similar no Sinai. Ano damos ajuda material pq a UNESCO não é um organismo financeiro,
mas funcionamos como uma agência catalisadora e intelectual. Nesse sentido, ajudaremos no que fôr possível para que a sua bela idéia se concretize,
Permanecendo a seu inteiro dispor, despeço-me atenciosamente,

Rosa Guerreiro
Especialista de Programa
Dialogo Interreligioso: "Rotas da fé"


From: Guerreiro, Rosa
To: tnacli@onda.com.br
Date: Tuesday, September 28, 1999 10:05 AM
Subject: Projeto de centro Cultural da Paz

Querida Teresinha,
obrigada pelo seu e-mail. O documento anexo é muito interessante. O seu projeto é ambicioso e também tem implicações políticas a serem levadas em conta. Por isso o respaldo das comissões nacionais é importante. A espera dessas respostas, comentei com uma sra responsável de uma ONG sediada em Bruxelas, especializada nesse tipo de projeto, ela monta um centro semelhante no Sinai. Ela concordou em que desse a você as coordenadas dela para se colocarem em contato. ela conhece Deus e o mundo, inclusive na Palestina e Israel, tem trânsito e sobretudo uma enorme boa vontade e generosidade de coração. Annelie Campion,OUVERTURES
e-mail: OUVERTURE@EURONET.be
116, avenue Franklin Roosevelt
1050 Bruxelles
Belgique
tel: 00 32 2 626 09 70
fax: 00 32 2 626 09 71
Cordialmente,
Rosa


A Unesco me colocou em contato com a Annelie e logo em seguida começamos a nos comunicar, trocamos informações sobre nossos projetos e sentimos que poderiamos ajudar uma a outra.
Annelie estava trabalhando em um projeto no Sinai similar, e prontificou-se a me ajudar com contatos em Israel e Seria, e assim começa toda história.

2000
Os próximos capítulos será meu encontro com Annelie Campion em Belém, Palestina em 18 de maio de 2000.Fui para a abertura de sua exposição e continuar a pesquisa deste livro. Meus planos eram de ficar uns quinze dias, mas acabei permanecendo 45 dias em Israel.

Dias de muita meditação, encontros, ameaças, medo, pesquisa, bombas, mentira, guerra , voltei viva e fortalecida, entendendo que quando desejamos alcançar algo sempre conseguimos, só não podemos apagar a nossa luz e nem deixar que outro apague....

“É assim que quando a atividade humana se vê ressaltada pelas hierarquias o êxito coroa a finalidade que há sabido distinguir o eurolamento do projeto pessoal. Este gesto de impersonalidade o faz confiável e a substancia da mesma permanece como a chave de um oráculo que lhe há de responder a todas suas inquietude’’

Sinto que chegou a hora da execução do plano divino na Terra, a hora do novo Êxodos, da nova Lei e da nova Terra Prometida ter o lugar que realmente merece nesta planeta....um lugar aonde Deus e os homens possam encontrar-se novamente ....
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui