Cena 1 - Rua do Centro de São Paulo - Inicio da Noite
Plano Americano (Diagonal a esquerda) - Câmera lenta - Travelling
Um homem aparentando 35 anos, vestindo calça jeans surrada e camisa xadrez de flanela, com parte dela para fora da calça, caminha cabisbaixo e com as mão no bolso por uma rua do centro velho de São Paulo. Olhar vazio e aparentando estar doente.
Os transeuntes ao passarem insistem em observa-lo com curiosidade e um certo espanto. O homem percebe e passa a retribuir os olhares com um semblante de dúvida (CAMERA SE APROXIMA - PLANO MÉDIO). CORTA para uma mulher que vem do lado oposto, segurando pela mão um garoto de aproximadamente 10 anos de idade, que ignora a bronca que a mulher tenta lhe dar (PLANO GERAL DOS DOIS SE APROXIMANDO). Ao cruzarem com o homem (CAMERA ACOMPANHA) o garoto para repentinamente na frente dele, soltando-se da mulher (CAMERA FOCALIZA O GAROTO DE COSTAS PARA O HOMEM - PLANO GERAL DOS DOIS). CORTA para o garoto (CAMERA POSICIONADA ATRÁS DA CABEÇA DO HOMEM DANDO O CONTRASTE DE TAMANHO ENTRE OS DOIS) que olha curioso.
CORTA para o homem (PLANO AMERICANO) que continua a caminhar (e olha-se sem entender), visivelmente consternado (as perssoas continuam a observa-lo curiosas), em direção a estação do metrô.
CENA 2 - SAGUÃO Nº 1 DO METRÔ - INTERIOR - INICIO DA NOITE.
Pelo horário, a estação do metrô está apinhada de pessoas, que apressadas passam pelas catracas, sobem e descem escadas rolantes (PLANO GERAL).
CORTA para a entrada da estação (PLANO AMERICANO) quando o homem aparece e esbarra com uma senhora, quase caindo. A senhora se afasta rapidamente, assustada. Olha para cima (CAMERA SUBJETIVA) e avista o final do primeniro lance de escadas rolantes. Neste momento todas as pessoas param. Silêncio total (PLANO GERAL - CAMERA ACIMA DA CABEÇA DO HOMEM QUE APARECE DESFOCADA ENQUANTO É POSSÍVEL OBSERVAR AS MAIS VARIADAS REAÇÕES À PRESENÇA DAQUELE HOMEM).
CORTA para o homem (PLANO AMERICANO - DIAGONAL A DIREITA) que caminha para a escada rolante (subindo). Todos abrem caminho. Ele estende a mão como que pedindo ajuda. Todos se afastam.
CORTA para o final da escada rolante (PLANO GERAL DO HOMEM - DE FRENTE - É POSSÍVEL PERCEBER QUE NINGUÉM O ACOMPANHA PELA ESCADA ROLANTE). o homem se olha aterrorizado como que não acreditando no que vê.
CORTA para o homem (CAMERA SUBJETIVA) que olha para a escada rolante que desce. Todos em silêncio observando-o curiosas e assustadas.
(CHICOTE)olha para o final da escada rolante. Uma mulher olhando-o com ternura e extrema delicadeza, chama-o fazendo men cão de abraça-lo.
CORTA para o homem (PLANO MÉDIO) que se assusta e quase cai, se segura no corrimão, suspira e depois fixa o olhar na mulher e esboça um sorriso, um sorriso nervoso, olha para os lados (como que querendo participar a todos a presença daquela mulher). Olha novamente para o final da escada rolante. Ela não está mais lá....desespero.
CORTA para o homem (PLANO GERAL DO HOMEM - DIAGONAL A ESQUERDA) que corre desordenadamente em direção ao final da escada rolante.
CORTA para o saguão nº 2 (CLOSE DO HOMEM EM PÉ A FRENTE DA ESCADA ROLANTE OFEGANTE, OLHANDO RAPIDAMENTE PARA O AMBIENTE - PLANO GERAL DO DO 2º SAGUÃO - CHICOTE - CAMERA SUBJETIVA) a procura da mulher. Fixa o olhar num jardim abaixo do 2º saguão com bancos de praça e em volta, plantas sujas pela poluição da cidade, ao fundo um escada que é a saída lateral da estação.
CORTA para o homem, do final da escada que dá acesso ao jardim (PLANO GERAL DEBAIXO PARA CIMA). Está desolado (CLOSE DO HOMEM) que respira com dificuldade. O suor escorrendo pelo rosto. Abaixa a cabeça, fechando os olhos. Decepção.
CORTA para o homem do final da escada que dá acesso ao jardim (PLANO GERAL DEBAIXO PARA CIMA). Ele desce lentamente. Senta-se. Encosta a cabeça no parapeito do jardim. Olha para si mesmo estendendo as mãos. Não entende. GRITO.
NÃO!!!!!!!! (ECO)
FADE-OUT (RÁPIDO) FIM DA CAMERA LENTA.
Vemos um garoto de aproximadamente 10 anos de idade assustado, deitado na cama, amparado por sua mãe (que é aquela mesma da escada rolante) - (COSE DOS DOIS).
O garoto vai se acalmando, olha para sua mãe e volta-se rapidamente para si mesmo (CLOSE DAS MÃOS PEQUENAS), ele sorri, olha novamente para sua mãe e a abraca avidamente.
FIM
Arua que serviu como base foi a rua Formosa e a estação do metrô a do Anhangabaú.