[Este roteiro recebeu 20.000 reais e foi modificado contra a vontade do autor, por Jesivan Ribeiro, e posteriormente foi filmado em 35mm.]
Seq. 01 : Os cantadores repentistas : ext/dia
Perto de uma casinha pequena no meio do Parque Nacional das Águas Emendadas, dois cantadores cantam um repente contando a estória de Robert Johnson, um buesman do Mississipi, e do Cego Aderaldo, um violeiro do nordeste. Logo irá acontecer o inesperado, um encontro das raízes da música norte-americana com a música brasileira.
Seq. 02 : Robert Johnson : ext/dia
No meio do cerrado da fazenda JK, um homem sentado embaixo de um piquizeiro, e no fundo, Robert Johnson andando e tocando seu violão.
Robert Johnson caminha cabisbaixo olhando e tocando seu violão.
Seq. 03 : Cego Aderaldo : ext/dia
Cego Aderaldo permanece sentado ao tronco da árvore no meio do cerrado, fumando um cigarro de palha. Ao seu redor, uma viola, uma bengala e um cachorro.
Robert Johnson caminha em direção da árvore no meio do cerrado.
Os dois parecem ignorar, um a presença do outro.
Seq. 04 : Robert Johnson & seu violão : ext/dia
Robert Johnson continua tocando seu violão. Seus dedos parecem deslizar sobre as cordas do instrumento. O próprio músico se emociona com o som de seu instrumento.
Seq. 05 : O cego que se emociona : ext/dia
Aderaldo se emociona com o som do violão de Robert Johnson, no fundo da cena, já chegando na árvore sem avistar Aderaldo, que está sentado do lado oposto da árvore. Robert Johnson interrompe sua música.
Seq. 06 : Cego Aderaldo & sua viola : ext/dia
Aderaldo começa a tocar sua viola, e logo se emociona com o som que ela faz. Robert Johnson, do outro lado da árvore, ascende um cigarro, e logo se emociona com o maravilhoso som que escuta, porém não sabe de onde vem. Cego Aderaldo continua tocando sua viola, enquanto Robert Johnson se emociona cada vez mais com o som que escuta.
Seq. 07 : O duelo : ext/dia
Robert Johnson pega seu violão para tocar junto com aquele som maravilhoso que acabou de escutar. Robert Johnson & cego Aderaldo tocam seus instrumentos com muita emoção. Ambos parecem estarem possuidos por sua música. Um cachorro atravessa o caminho dos dois. Até mesmo a árvore do cerrado se agita, ao sentir a vibração da música. Ao longe, no meio do cerrado, se avista uma confusão se aproximando dos dois.
Seq. 08 : O Bumba meu boi : ext/dia
O que se vê ao longe, é o Bumba meu boi de Seu Teodoro. O duelo de Robert Johnson com o cego Aderaldo vai chegando ao seu fim. Aderaldo larga sua viola, e ascende um cigarro, Robert Johnson se levanta e olha para o cerrado, em direção ao Bumba meu boi. O Bumba meu boi se aproxima da árvore, com Robert Johnson em pé esperando, enquanto Aderaldo permanece sentado fumando seu cigarro. O Bumba meu boi passa pela árvore, e sem parar leva Robert Johnson, que desaparecem no meio do cerrado, enquanto se ouve em OFF os dizeres de Aderaldo:
CEGO ADERALDO
Quem a paca cara compra paca cara pagará !