Usina de Letras
Usina de Letras
39 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62748 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Tuberculose Cap.1 - Sensações Fáceis de Descrever -- 05/02/2003 - 00:27 (João Rosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para você que sempre respirou normalmente, eu imagino que deve ser praticamente impossível imaginar como se sente um condenado. Com certeza. Você não é capaz de imaginar o que é fazer um esforço sobre-humano para arrancar oxigênio do ar que nos rodeia; minuto após minuto, hora após hora, dia após dia.
Lufar lenta e profundamente, escutando o chiado forte, úmido e borbulhante que vem lá do fundo do peito, das profundezas de minhas fossas abssais pulmonares — sempre cansadas e doloridas demais para que eu lhes dê atenção. Ou então, simplesmente interromper a respiração: deliberadamente esvaziar os pulmões — por trinta segundos ou mais — apenas para deixar o diafragma descansar. Este pobre músculo castigado pelo esforço. Dureza...
O pior são as tosses. Violentos e intermináveis acessos de tosse, que por mais absurdo que possa parecer, têm hora marcada para me atacar. Sempre no fim da tarde, mais ou menos no horário da Ave-Maria. Geralmente começam com uma chiadeira borbulhante, evoluindo para uma coceirinha sem-vergonha lá no fundo dos pulmões, passando depois a um comichão enfebrado que sobe pela traquéia até arrebentar diante das amígdalas sob a forma de um estrondo causticante — cof! — e de um leque de gotinhas cor de vinho-do-porto, como que lançadas por um borrifador de plantas.
Os sangramentos têm sido cada vez mais freqüentes. No começo eram apenas pequenos filetes de sangue em meio à secreção, quando eu escarrava mais forte, numa tentativa forçada de limpar os brônquios. Com o passar do tempo, foram se intensificando, como se alguma biela tivesse afrouxado lá dentro. Hoje atingiram um nível insuportável. Eu nem uso roupas brancas mais, pois é certo que irei manchá-las às seis horas da tarde, quando a tosse — sempre usando um motor mais veloz do que o meu — me alcançar novamente, para gotejar-me de pontos cor-de-vinho. Dinheiro mal gasto com lavanderia — eu ligo os pontos com esferográfica para formar belos desenhos.
Ultimamente não tenho escrito muito. Descobri que é difícil ter boas idéias sem uma boa oxigenação nos miolos. É como se tudo ficasse meio distante e opaco, meio embaçado. Os sons do mundo também ficam meio irreais, encobertos eternamente pelo som forçado e ofegante da minha respiração sofrida. É como se eu estivesse no fundo do mar...
Socorro!
Estou me afogando em meio ao mundo!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui