A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba e a ong Memória Viva dando prosseguindo com o projeto Domingo Cultural, neste próximo dia 27 de fevereiro, às 14,30 horas, na sede da AEAS, rua Piaui, 81, apresentará o documentário Além do Cidadão Kane.
O documentário chama a atenção para a concentração dos meios de comunicação no Brasil e lembra os quase 12 anos da proibição do documentário de Simon Hartog que denunciou a história de corrupção e manipulação da Rede Globo de televisão. Quando foi lançado, em 1993, a Globo conseguiu a proibição de sua exibição pública na justiça e uma exibição no Museu da Imagem e do Som levou à demissão de seu diretor pelo então secretário de Cultura do Estado.
Um estudo feito ano passado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação sobre os meios de comunicação no Brasil mostra que apenas seis redes nacionais de televisão, Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV! e CNT, controlam 667 veículos do país: 309 canais de televisão, 308 canais de rádio e 50 jornais diários. Às redes de televisão, somam-se outros quatro grandes grupos de mídia, os grupos Abril, Folha, RBS e Estado.
Essas dez empresas juntas controlam virtualmente tudo o que se vê, se escuta e se lê no país. A rede Globo é provavelmente a empresa que mais concentra mídia no país, controlando redes de TV por assinatura (Globosat, Sky e Net), rádios (CBN, rádio Globo), jornais (O Globo, Valor Econômico, Extra, Diário de São Paulo), revista (Época), Internet (Globo.com), editora de livros (Editora Globo), gravadora (Som Livre).
Venha ssistir ao documentário e após discutir conosco o tema concentração dos meios de comunicação no Brasil .
Entrada livre.
Jair Sanches Molina - presidente da AEAS
Sergio ARanha - presidente Memória Viva