Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63159 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10656)
Erótico (13589)
Frases (51648)
Humor (20171)
Infantil (5588)
Infanto Juvenil (4932)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6349)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->O Corpo de Cristo -- 02/06/2003 - 22:23 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O Corpo de Cristo
(por Domingos Oliveira Medeiros)


O Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo tem tido muitos nomes. “Pão dos Anjos, Ceia do Senhor, Sacramento do altar e outros que não são bem conhecidos”. Mas o nome que permaneceu como oficial para a Igreja Católica é Sagrada Eucaristia, nos termos do Novo Testamento.

Os quatro escritores sagrados – Mateus, Marcos, Lucas e Paulo – que nos narram a última Ceia, dizem-nos que “Jesus tomou o pão e o vinho em suas mãos e “deu graças”. E assim, da palavra de origem grega “eucharistia”, que significa “ação de graças”, resultou o nome desse sacramento: A Sagrada Eucaristia.

Nos dias de hoje, os católicos estão tornando pública a sua fé e sua crença na presença do Corpo de Cristo. Como sacrifício, a Eucaristia é a Missa. A ação divina em que se transforma o pão e o vinho no seu próprio corpo e sangue; e continua no tempo o oferecimento que fez a Deus no Calvário. O oferecimento de Si próprio em favor dos homens”.

Disse Jesus: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. (...) Quem comer deste pão viverá eternamente; e o pão que eu darei é a minha carne para a salvação do mundo.(...) O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu ressuscitarei no último dia”.

“Na sinagoga de Cafarnaum , quase um ano antes de sua morte, Jesus prometeu dar o seu próprio corpo e o seu próprio sangue como alimento para a salvação dos homens. Na última Ceia, na véspera de sua crucifixão, cumpriu a sua promessa”.

Segundo nos conta São Paulo: “O Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: Tomai e comei isto; o meu corpo, que será entregue por vós. Fazei isto em memória de mim”. Igualmente, também, depois de ter ceado, tomou o cálice e disse: “Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto em memória de mim todas as vezes que o beberdes”.

O mundo precisa dedicar um pouquinho, que seja, de tempo, à reflexão de si mesmo, de seus atos, de seu objetivo aqui nesta vida, do amor que nos foi dado por Cristo, dos seus ensinamentos, praticando, sempre quje possível, a fraternidade.

O mundo ainda não se deu conta de que o fato mais importante, destes últimos dois mil anos, acontecido neste planeta, foi a presença de Cristo. Com a Sua palavra. Com os Seus ensinamentos. Com os Seus exemplos.

Resumos tirado do livro de Leo J. Trese, A Fé Explicada – Ed. Quadrante- Para a Quinta Feira da Paixão de Cristo.

Domingos Oliveira Medeiros


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui