Sabe-se que tudo na vida é uma relação de dependência e baseado nisso que se vem a construir uma vida. As pessoas que estão acostumadas a ler minhas teses de vida devem se perguntar porque eu foco tanto a questão humana, daí vem à própria resposta.
Quando eu resolvi me dedicar à literatura, comecei a perceber que tudo na vida é regido por duas grandes forças, as naturais e as humanas.
Dá-se a perceber uma certa dependência entre estas forças, hoje o homem cuida na natureza, mas ao mesmo tempo ele tem a obrigação tirar da natureza o seu sustento.
Porque obrigação, pois as relações de dependências são feitas de direitos e deveres, eu tenho direito de exigir e em compensação eu tenho o dever de fazer.
Veja por exemplo nas industrias, o empregador cria uma certa relação de dependência com o empregado. O patrão precisa do trabalho e o trabalho por fim é remunerado. Um escambo, uma troca entre trabalho e dinheiro.
Mas vamos aos meus pensamentos. Sabemos todos nós hoje que o que nos faz ter uma boa relação no trabalho como empregador e empregado é o que o empregado Pode oferecer para o seu trabalho. Dentro deste fator será regida a vida profissional dentro da empresa e obviamente o quanto ele vai ganhar, isso sem citar o seu respeito dentro da firma, o cargo e etc...
Daí para melhorar a sua situação é importante que se tenha conhecimento.
Ter conhecimento é ter hoje o ouro entre as mãos, pois será ele que vai garantir o seu emprego, o seu namoro e uma vida melhor.
Um exemplo que eu posso dar é de um simples engenheiro que buscava emprego na firma onde meu pai trabalhou. Esse engenheiro civil era um homem que tinha cursos de Carpintaria e conhecia programas de computador que poderiam ser utilizados para seu trabalho, facilitando o processo de acabamento da obra. Isso era o seu diferencial que o empregador já não ia contratar um simples engenheiro civil e sim também um técnico em carpintaria e um operador de programas de engenharia. Criou-se na situação deste homem uma dependência entre a empresa e ele, diferente dos outros que tinham menos conhecimento e se prendiam menos a empresa.
Namoramos porque a nossa parceira (o) tem uma relação de dependência conosco, ela (o) precisa do nosso carinho, da nossa atenção e quanto mais se pode oferecer, mas se dá o tempo de namoro e como esse namoro é aproveitado.
A vida é feita de relações interpessoais que é entre as pessoas, quanto mais se sabe da vida, mas você é o centro das atenções e mais se é requisitado para um trabalho e ou uma roda de amigos.
Temos que mostrar que somos importantes para nossos semelhantes e correr atrás de conhecimento que ele garantirá com certeza o seu sucesso independente do que você irá buscar.
Mas lembre que devemos criar relações saudáveis. Alguns dados mostram que o crescimento profissional ou pessoal através da simpatia e do conhecimento é dado por 95% das vezes e apenas 5% pelo diploma ou uma simples qualificação profissional.
Quero dizer que é tão importante mostrar o conhecimento do que ser simpático. Acredito que se unir simpatia e conhecimento o homem nunca ficará sozinho e menos ainda desempregado.
Vencer na vida
Quando eu percebi que ninguém
mais me queria sai a perguntar.
Talvez faltou inteligência
e carisma.
Mas vivi e por passar
este conhecimento eu
adquiri tudo de volta.
Vi que é importante
ter uma mente saudável
e um belo sorriso no rosto.
Leonardo Koury Martins
Poeta, Professor de Informática
Vice Presidente da UMES-BH
Cord. da Sec de Juv do PT
Estudante e Membro da UNIAC