EM 1998, TIVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR,COMO BOLSISTA, DO XXV CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL, PROMOVIDO PELA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, EM JULHO, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, ACONTECIDO NA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS.
DENTRE INÚMEROS TEMAS ALI ABORDADOS, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE OUVIR ,DEBATER E DISCUTIR COM GRANDES E IMPORTANTES JURISTAS E ESPECIALISTAS NA ÁREA DO DIREITO INTERNACIONAL.
ÉRAMOS REPRESENTANTES DE TODOS OS PAÍSES FILIADOS A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, E MESMO DENTRO DO CURTO ESPAÇO DE UM MÊS, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE FAZER AMIZADE COM EXCELENTES FIGURAS DE DIVERSAS NACIONALIDADES.
"TROPAS DE PAZ NA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS", FOI O MEU TRABALHO DE ENCERRAMENTO DO CURSO E ESTARÁ DISPONIBILIZADO EM BREVE, OU EM LIVRO OU NA NET.
FALO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, OBJETIVOS E PRINCÍPIOS - E O PODER DA ORGANIZAÇÃO.
TRATO DA ONU NO ATUAL ORDENAMENTO MUNDIAL.(ATUALIZANDO O TRABALHO AGORA PELOS ÚLTIMOS MOMENTOS OCORRIDOS NO MUNDO). O PAPEL DA ONU E OS REFLEXOS PARA O BRASIL.
O CAPÍTULO III VEM COM O PAPEL ORIGINAL DAS FORÇAS DE PAZ DA ONU E SUAS DIFICULDADES OPERACIONAIS.
FORÇAS DE PAZ-EVOLUÇÃO CONCEITUAL- ABRANGÊNCIAS ESTÃO NO CAPÍTULO QUARTO. E NO QUINTO FALO DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA.
FOI UMA EXPERIÊNCIA GRATIFICANTE PARTICIPAR DO VIGÉSIMO QUINTO CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL QUE A MIM ME PARECEU MAIS UM PRÊMIO MUITO VALIOSO.
ESCREVER ESTE TRABALHO, ME ENCANTOU PORQUE É O MOMENTO ATUAL, O MUNDO AÍ EXISTENTE QUE DEPENDE DE ORGANISMOS BEM ESTRUTURADOS PARA A GARANTIA DA "PAZ", ESTA PALAVRA TÃO IMPORTANTE, MAS TÃO MALTRATADA PELOS DONOS DO PODER.